quinta-feira, 2 de setembro de 2010

2009 08 13 - Secretário inicia projeto de revitalização de monumentos


Indignado com a ação de vândalos que tem destruído alguns monumentos públicos, como o do Expedicionário na Praça do Santíssimo Salvador, o secretário de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, recebeu a visita do relações públicas, Vilmar Rangel e da arquiteta Nahri Alves de Andrade, para recuperarem esse e outros monumentos.
Desde que a Praça do Santíssimo Salvador recebeu nova reformulação alguns skatistas têm tido a liberdade de fazer suas manobras e destruído o monumento em homenagem aos heróis campistas das Guerras do Paraguai, Primeira e Segunda Guerras Mundiais. Além disso, as placas de mármore e bronze com os nomes dos Expedicionários desapareceram.
Como o monumento foi construído por Modestino Kanto, e teve o apoio do Lions Clube, o relações públicas e ex-membro dessa loja de serviços foi contactado para ajudar a recuperar os nomes e as frases existentes no monumento.
O projeto de restauração dessa obra caberá a arquiteta Nahri Alves de Andrade, que já estuda meios de recuperar a imagem e a imponência que o monumento possuía, e enchia de orgulho os pracinhas, e também os taxistas e campistas de uma forma geral.
- A prefeita Rosinha Garotinho, mostrou-se preocupada com o estado desse monumento bem como de outros existentes no município. Por isso, ela incumbiu-me de criar projetos de recuperação dos monumentos nas diversas praças e logradouros públicos do município – relatou Orávio.

Notícia postada em 14/08/2009.

2009 08 13 - Exposição natalina no Trianon, tem nova data



A exposição “Para Sempre Natal”, que estava inicialmente marcada para a próxima segunda-feira, 17 de agosto, às 20 horas, no Foyer do Teatro Municipal Trianon, foi transferida para o dia 25, no mesmo horário.
Segundo o secretário municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares – essa mudança foi necessária para atender as necessidades da elaboração das maquetes por parte dos artesãos campistas, e dar tempo para que elas sejam devidamente alocadas no projeto de exposição, dentro do Foyer do Trianon.

2009 08 12 - Sucesso do Verão no Farol em 2010 depende de ações integradas de governo


Em reunião realizada no Foyer do Trianon e presidida pelo secretário de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, sobre o planejamento para o Verão no Farol o tema do encontro foi sobre o TAC – Termo de Ajustamento de Conduta do Ministério Público Federal, que determinou a demolição do campo de futebol, da área de artesanato, da academia de ginástica e dos anexos dos quiosques à beira-mar.
Diante das dificuldades em resolver esse e outros problemas existentes no Farol de São Thomé, com vistas ao verão do próximo ano, o Chefe da Divisão de Posturas, Comandante Francisco Balbi colocou-se à disposição do Secretário de Cultura para fazer a limpeza do entulho do campo de futebol e dos outros locais que foram destruídos.
Outros secretários e presidentes de autarquias municipais também participaram da reunião, que terá novo encontro no próximo dia 19 de agosto, às 10 horas, em local a ser designado, já que é de interesse do Secretário de Cultura, que os coordenadores regionais estejam presentes, até mesmo para colocar em prática uma ação mais concreta do que deverá ser feito, para que a praia dos campistas tenha toda a infra-estrutura necessária para receber bem aos turistas.
- Devemos contar com a presença da Prefeita Rosinha Garotinho para viabilizarmos o projeto que temos em mãos para a realização dos eventos populares não só no Farol de São Tomé mas, também, na Lagoa de Cima, Travessão, no centro da cidade e em outros distritos – afirmou Orávio.

Notícia postada em 12/08/2009.

2009 08 12 - Semana da Criança é tema de reunião no Trianon


Com muita pipoca, algodão doce e distribuição gratuita de leitinho, as crianças irão se divertir nos festejos da Semana da Criança, cujo evento já está sendo planejado pelo Secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares.
A reunião que aconteceu hoje no Foyer do Trianon, Orávio contou com a presença da secretária municipal de Família e Assistência Social, Joilza Rangel; da arquiteta Nahri Alves de Andrade; o presidente da Fundação Municipal de Esportes, Magno Prisco e a colaboração do presidente da Fundação Municipal de Infância e Juventude, Mário Lopes, que disponibilizou sua equipe, e equipamentos para a festa. Mário, revelou que, “nós dispomos de diversas máquinas para preparar pipocas, algodão doce, e enchimento de balões à gás, em nossa Fundação, e colocaremos tudo isso à disposição da Secretaria de Cultura, para essa festa”.
Dentro da programação da festa haverá ainda animadores culturais, contadores de histórias, shows musicais com a Banda de Fanfarra, apresentação de ginástica olímpica e capoeira, palhaços, homens com pernas de pau, e também pinturas de rosto para crianças.
Outra idéia surgida nessa reunião é a disponibilidade da pintura de um painel com 50 metros e pequenas telas de pintura feitas pelas crianças. Como também a apresentação de danças típicas da região como a Mana-Chica do Caboio e o Jongo.
- A festa será realizada no dia 11 de outubro, das 9 às 17 horas, e segundo a Prefeita Rosinha Garotinho, deverá reunir cerca de 10 mil crianças que, além do divertimento, participarão do sorteio de valiosos prêmios – declarou Orávio.

Notícia postada em 12/08/2009.

2009 08 12 - Secretário de Cultura recebe visita de representante dos hoteleiros do Farol


Tendo em vista o fato do início do planejamento dos festejos de verão na Praia do Farol de São Tomé, o secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, recebeu na tarde de hoje, a visita do jornalista e presidente da ASHCOM – Associação dos Hotéis, Pousadas, Comércio e Similares da Praia do Farol e proprietário do Hotel Farol-Mar, Amy Barbosa.
O motivo da visita foi o de apresentar um projeto a ser encaminhado à Prefeita Rosinha Garotinho para a criação de um projeto de turismo que viabilize a praia do Farol de São Tomé, e venda uma nova imagem de Campos dos Goytacazes às 7.650 empresas turísticas do Brasil.
O jornalista e empresário relatou que veio morar no Farol de São Tomé há 32 anos, quando conheceu o projeto do terminal pesqueiro criado pelo então deputado federal Alair Ferreira.
- Campos é a menina dos olhos da Petrobras, por isso podemos explorar a imagem do município e do petróleo, e isso viabilizaria uma série de empregos tanto no Farol como no município – relatou o jornalista.

Notícia postada em 12/08/2009.

2009 08 12 - FCJOL e Secretaria de Cultura avaliam Festa do Padroeiro


Ainda na manhã de hoje, no Foyer do Trianon, o presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Avelino Ferreira, acompanhado do Secretário de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares; resolveu fazer um balanço dos serviços prestados nas comemorações da 357ª Festa do Santíssimo Padroeiro.
Nessa reunião Avelino solicitou que todos os órgãos envolvidos na realização deste evento apresentem na próxima reunião, um relatório dos pontos positivos e negativos da festa, para que esse documento sirva como um manual para os próximos eventos que envolvam o trabalho das diversas secretarias municipais.
Além de Avelino e Orávio, estiveram presentes a essa reunião, o secretário Municipal de Serviços Públicos, Zacarias de Albuquerque, o sub-secretário de Cultura, Sérgio Alvarenga, o comandante da Guarda Civil Municipal, Francisco José Pereira de Melo; o Chefe da Divisão de Posturas Municipal, Francisco Balbi; a coordenadora da Coesa, Rosa Gomes Morrisson; o sub-secretário de Comunicação Social, Carlos Cunha; a diretora de Teatro, Neusimar da Hora; a superintendente Artística do Trianon, Maria Helena Gomes da Silva e a Superintendente Administrativa da Fundação Trianon, Fabiana Pinto.

Notícia postada em 12/08/2009.

2009 08 11 - Secretário de Cultura inicia planejamento para Semana da Criança e Verão Farol 2010


Os festejos pela Semana da Criança e do Verão Farol 2010 foram a tônica de uma reunião realizada há poucos instantes no Teatro Trianon, entre o Secretário Municipal de Cultura e presidente deste Teatro, Orávio de Campos Soares, e o presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Avelino Ferreira.
Nessa reunião eles traçaram algumas metas que serão aplicadas para os dois eventos, bem como a elaboração de uma relação de quais secretarias municipais irão trabalhar conjuntamente para que essas duas festas tenham pleno sucesso.
Além dos dois presidentes estiveram presentes o supervisor do Farol de São Thomé, Alexandre Soares de Souza, a superintendente administrativa do Trianon, Fabiana Pinto, e a Diretora de Teatro, Neusimar da Hora.
- A reunião foi bastante proveitosa, pois iniciamos os entendimentos para uma próxima reunião que acontecerá amanhã a partir das 9 horas no Foyer do Trianon. É desejo da Prefeita Rosinha Garotinho, que organizemos essas duas festividades, e para isso contamos com a colaboração das outras secretarias para garantir o sucesso desses dois projetos. Porque o nosso objetivo principal é dar as crianças e suas famílias, e também aos veranistas, condições para que eles possam se divertir – disse Orávio.

Notícia postada em 11/08/2009.

2009 08 10 - Artesãos campistas conhecem tema natalino


Após o feriado prolongado, dedicado ao padroeiro do município, os artesãos campistas reuniram-se com o secretário municipal de Cultura e presidente da FTMT – Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, para conhecerem o tema natalino, que foi composto por Cida Chagas e Wanderson Brum. Além disso, o secretário aos presentes quais os valores que a Prefeitura Municipal irá pagar pelo trabalho de cada um dos artesãos, tendo em vista que o Trianon irá disponibilizar a todos eles alguns serviços como de carpintaria, marcenaria, e serviço elétrico.
Nessa reunião o secretário esteve acompanhado do sub-secretário, Sérgio Alvarenga, da Secretária de Família e Assistência Social, Joilza Rangel Abreu, e dos Superintendentes Artísticos do Trianon, Fernando Luiz Neves e Paulo Jorge Freire de Melo, e da cantora Cíntia Fernandes que gravou o playback com o tema natalino, “Para Sempre Natal”.
Em seguida o secretário fez questão que todos os artesãos ouvissem e cantassem o tema natalino, para que todos cantem na próxima segunda-feira, 17, às 20 horas, quando serão mostradas as maquetes das decorações natalinas em todos os bairros e distritos do município.
- Sinto que esse tema natalino irá cair nas graças do povo, porque sua letra e composição são muito simples e fáceis de decorar. Fico satisfeito de perceber a empolgação, dos artesãos para esse projeto, que tem o apoio da Prefeita Rosinha Garotinho, e creio que, ao colocarmos nas ruas as decorações natalinas conseguiremos alcançar nossos objetivos, que é o de fazer com que o Natal esteja sempre no coração do povo – explicou Orávio.
Empolgado com a vibração dos artesãos após os dois ensaios, o secretário informou que a próxima reunião com os artesãos será na próxima sexta-feira, no mesmo horário, no Foyer do Trianon, quando os artesãos entregarão os seus trabalhos, para exposição na segunda-feira.

Notícia postada em 10/08/2009.

2009 08 07 - Tema natalino é apresentado e entregue a Secretário de Cultura


Apesar da decretação de ponto facultativo nas repartições públicas municipais, por conta do recesso dos festejos ao Santíssimo Padroeiro, ocorrido ontem. A manhã foi bastante produtiva no Teatro Municipal Trianon, tanto que o Secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, recebeu das mãos da cantora e compositora Cida Chagas e do músico Wanderson Brum, a letra e a música que serão temas do “Para Sempre Natal”.
O secretário, acompanhado do sub-secretário, Sérgio Alvarenga, ouviram e se sensibilizaram com a letra e a música criadas pelos dois artistas, e já começaram a planejar a forma como o tema será apresentado ao público no próximo dia 17 de agosto, data em que as maquetes das decorações natalinas serão apresentadas ao público, no Foyer do Trianon, a partir das 20 horas.
- Realmente a Cida conseguiu exprimir nessa letra e música, o sentimento que deverá estar implantado no coração dos campistas. Um Natal que seja diferente. Que mostre a população a importância de elevarmos nosso pensamento ao Criador, e que passemos a ser mais solidários com todas as pessoas, como é o desejo da nossa Prefeita Rosinha Garotinho – explicou Orávio.
A reunião com os artesãos carnavalescos que estão elaborando a decoração natalina foi transferida para segunda-feira, às 16 horas, no Trianon. Nessa reunião que contará com a presença da Secretária Municipal de Família e Assistência Social, Joilza Rangel Abreu, serão definidos os últimos detalhes para a exposição das maquetes e da decoração natalina.

Notícia postada em 07/08/2009. 

2009 08 07 - Secretário assiste show de Dudu Nobre


Com forte ligação junto as tradições afro, o secretário Municipal de Cultura e Presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, esteve na noite desta sexta-feira, 07 de agosto, assistindo aos shows de Dudu Nobre e do Grupo DiBobeira, acompanhado do sub-secretário de Cultura, Sérgio Alvarenga.
Os shows fazem parte da programação em homenagem a 357ª Festa do Santíssimo Padroeiro, e é uma realização das Secretarias Municipal de Cultura, Fundação Teatro Municipal Trianon, Fundação Teatro de Bolso, Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Coesa, Guarda Civil Municipal, Emut, além de outras secretarias que também se uniram para proporcionar ao povo campista uma grande festa, como é o desejo da prefeita Rosinha Garotinho.
- Não imaginei que pudesse dar tanta gente na Praça do Santíssimo Salvador, em dois grandes shows musicais como o que vi hoje – disse Orávio.

Notícia postada em 07/08/2009.

2009 08 06 - Campista rende graças ao seu padroeiro


Adorar, agradecer, pedir, implorar por graças. É assim que há 357 anos o povo campista vem homenageando seu padroeiro, o Santíssimo Salvador. Apesar da tradicional procissão ter saído com atraso da Catedral, milhares de fiéis já aguardavam ansiosamente do lado de fora, o momento em que juntos caminhariam por algumas ruas da cidade, meditando e orando em honra ao Santíssimo Salvador.
A nove anos em Campos dos Goytacazes, padre Murialdo, vê com bons olhos esse momento em que o campista de todas as raças e cores, se reúne para adorar o seu padroeiro.
- É um momento de vida e história do povo campista, pois desde 1652 essa festa vem se manifestando na alma do povo, desde a parte religiosa e cultural.

Notícia postada em 06/08/2009.

2009 08 05 - Secretaria de Cultura, inicia trabalho para grandes festas


Como acontece semanalmente as quartas-feiras, a reunião realizada pelo Secretário de Cultura, e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, com sua equipe de trabalho, iniciou os entendimentos para a elaboração do cronograma de trabalho e organização de três grandes festas que serão realizadas até o final do ano, como: a exposição “Para Sempre Natal”; as comemorações da Semana da Criança, em 12 de outubro (que será comemorado no domingo, 11); os festejos natalinos, e os shows que acontecerão no ano que vem, no Farol de São Thomé.
Orávio repassou à sua equipe a predileção da prefeita Rosinha Garotinho para os eventos organizados pela equipe da Secretaria de Cultura e Fundação Teatro Municipal Trianon. Daí o motivo desta Secretaria ter sido convocada a iniciar os trabalhos com vistas a estas festas que acontecerão daqui para frente.
Além disso, a equipe de trabalho já iniciou o seu plano de idéias e pretende mostrar aos outros órgãos da prefeitura, o que já está planejado para fazer com que a Semana da Criança, tenha o mesmo brilhantismo de outros eventos, como o do Carnaval e dos festejos pelo aniversário da cidade.
- É uma responsabilidade muito grande, mas estou satisfeito por poder contar com o trabalho de minha equipe, que vem se mostrando apta a criar idéias para as festas que temos organizado, declarou Orávio.

Notícia postada em 05/08/2009.

2009 08 05 - Decoração natalina, um projeto que integra artesãos e comunidades


Apesar de estarmos há cinco meses do Natal, as reuniões semanais no Teatro Trianon, tem acontecido frequentemente. A cada reunião organizada pelo Secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, novas perspectivas vão sendo criadas. Tanto que no próximo dia 17 de agosto às 20 horas, serão apresentados no Foyer do Trianon, a exposição “Para Sempre Natal”, com a apresentação das maquetes dos projetos criados pelos artesãos que tem o aval da Prefeita Rosinha Garotinho.
Para a decoração natalina desse ano, surgirão algumas novidades, como a presença de camelos que percorrerão as ruas da cidade, e culminarão com um Papai Noel surfista, fechando os festejos natalinos no Farol de São Thomé.
Ao todo são 20 artesãos, que irão criar diversos trabalhos com motivos natalinos e estarão divididos por diversos bairros e distritos do município, motivando a população para a renovação do sentimento de fraternidade tão comum no Natal.
Como homem ligado às artes, Orávio tem se mostrado bastante perspectivo quanto aos projetos criados por esses artesãos, e também pelo impacto que a nova decoração causará na população como um todo.
- Estamos trabalhando em um projeto ousado, mas que tem como elemento fundamental a valorização do artista local, e também porque dará a ele novas perspectivas além do seu trabalho junto as escolas, blocos e bois de samba, nos períodos de Momo.
Outro ponto destacado por Orávio é a integração da comunidade, que juntamente com esses artistas estarão trabalhando nesse projeto, e dando mais luz e respaldo a esse projeto.

Notícia postada em 05/08/2009.

2009 08 04 - Exposição sacra é aberta no Museu Olavo Cardoso


Dentro dos festejos do Santíssimo Salvador, padroeiro do município de Campos dos Goytacazes, o Museu Olavo Cardoso, abriu nesta manhã a exposição “Arte Sacra no Museu” com objetos pertencentes à Catedral do Santíssimo e ao Bispado do município.
- As peças possuem bela riqueza de detalhes e ornamentam as igrejas de nossa cidade, informou o Diretor do Museu, Maurício Xexéo.
A abertura da exposição contou com a presença do Secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, e da vice-presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Ademilde Pacheco, que mostraram-se encantados com a beleza das peças expostas.
A exposição ficará aberta até o próximo dia 23, de terça à sexta, das 9 às 18 horas e aos sábados, domingos e feriados, das 14 às 18 horas.
- Este projeto é de suma importância para o município, pois valoriza o que temos de melhor, em arte e arquitetura, já que são imagens com grande riqueza de detalhes, concluiu o secretário.

2009 08 03 - Trianon comemora aniversário com festa simples


Foi de portas abertas que o Teatro Municipal Trianon, comemorou seus onze anos de fundação. No palco, a realização de um sonho. A primeira turma de atores e atrizes de teatro amador encenavam a peça “Tribobó City”, de Maria Clara Machado, encantando o público presente.
Antes da apresentação da peça, o secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, relatou como foi a história desse teatro, desde a inauguração do primeiro prédio com o Capitão Carneirinho, no Boulevard Francisco de Paula Carneiro até a venda e sua destruição em 1975. Posteriormente, a construção desse novo edifício localizado na rua Marechal Floriano, ocupando uma área privilegiada no centro da cidade, por iniciativa do então prefeito Anthony Garotinho.
Ao final do espetáculo, os funcionários, atores, atrizes, e parte do público presente ao Teatro comemoraram o aniversário ainda no palco.
Para o presidente da fundação, Orávio, “foi apenas uma celebração simples. Esperamos que nos próximos anos, tenhamos motivos para fazer uma grande festa, como o Trianon merece”. 

2009 08 03 - Membros da Petrobras visitam Secretário de Cultura


O secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, recebeu hoje a visita do gerente de comunicação da Bacia de Campos, Lincoln Weinhardt e da coordenadora de patrocínios culturais da Petrobras, Cáthia Souto.
Na oportunidade, o secretário aproveitou para sondar o fechamento de algumas parcerias para alguns projetos que já vem sendo desenvolvidos pela Secretaria de Cultura, como o projeto “Hip-Hop” nas comunidades de Tira-Gosto, Matadouro e Portelinha, que podem ser estendidos às comunidades da Baleeira, Oriente e Ilha do Cunha, além do projeto “Pra Ver a Banda Passar”, a manutenção do Corpo de Baile do Teatro Municipal Trianon, e o agendamento de espetáculos VIPs patrocinados pela Petrobras.
Diante dos inúmeros projetos, Lincoln e Cáthia Souto, informaram que as inscrições de apoio e patrocínios de projetos culturais encerram-se em outubro desse ano.
- Será um prazer enorme viabilizar essas parcerias tendo em vista o fato de que até hoje, ainda não tem da Petrobras substancial apoio a projetos culturais em nossa cidade – disse Orávio.
Os projetos culturais “Hip-Hop” e “Pra Ver a Banda Passar” já foram aprovados pela Prefeita Rosinha Garotinho, “e esperamos tão somente o sinal verde, para colocá-los em prática”, concluiu Orávio.

Notícia postada em 03/08/2009.

2009 08 03 - Curso livre de Teatro Amador abrirá inscrições


A partir do dia 10 de agosto estarão abertas as inscrições para o Segundo Curso Livre de Teatro Amador, oferecido pela Fundação Teatro Municipal Trianon.
As aulas ainda não possuem data para começar, mas quem deseja aprender técnicas de arte deverá procurar as portarias dos teatros Trianon e de Bolso para preencherem as suas fichas de inscrição.
Ao final do curso, os alunos deverão encenar uma peça teatral, cujo tema será sobre o Natal.

2009 07 31 - Blocos de Samba entregam relatório sobre carnaval 2009


Noventa dias depois do fim dos desfiles carnavalescos, o presidente da UBS – União dos Blocos de Samba, Felizardo Manhães, conseguiu entregar seu relatório e sua avaliação final do desfile. O secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, compreendeu a sua dificuldade em entregar o relatório tendo em visto o fato de que algumas agremiações dificultaram o seu trabalho.
Ainda nessa reunião Orávio aproveitou para iniciar entendimentos com os três presidentes das entidades que dirigem o carnaval campista – AESC, AFONNORJ e UBS -, quanto ao que será realizado no próximo carnaval.
De acordo com o secretário, é de seu interesse que o município tenha bailes carnavalescos nos três dias dedicados ao feriado momesco. “Estamos elaborando um calendário que atenda a todos os carnavalescos de uma forma geral, mas que haja pelo menos um grande baile de carnaval no Largo da Imprensa, e que grupos de mascarados possam ressurgir dando um novo colorido ao carnaval popular, como é o desejo da prefeita Rosinha Garotinho”, declarou Orávio.

Notícia postada em 31/07/2009.

2009 07 30 - Artesãos campistas esperam empolgar a cidade com espírito natalino


Como acontece todas as quintas-feiras pela manhã, o Secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, reuniu-se com artesãos que irão elaborar toda a decoração natalina desse ano em Campos dos Goytacazes, conforme solicitação da Prefeita Rosinha Garotinho.
O secretário agradeceu o empenho de todos os artesãos que criaram desenhos fantásticos e informou que aguarda apenas o sinal verde da prefeita para uma nova reunião conjunta, para definir alguns pontos desse projeto, que é o de decorar o município com diversas obras feitas por artistas que normalmente trabalham apenas para o carnaval.
- Ainda não tive oportunidade de mostrar todos os trabalhos à Prefeita Rosinha Garotinho, mas quero crer que ela irá gostar muito do que vocês criaram e planejaram para deixar a cidade muito bem decorada, no período de Natal, disse o secretário.
Ao contrário do que já aconteceu em anos anteriores, dessa vez a prefeitura não firmará parceria com uma instituição de lojistas de Campos, mas sim com os artistas para que eles façam a decoração em diversos pontos do município como os distritos de Ururaí, Goitacazes, Santo Amaro, Travessão entre outros, ou seja, o turista que passar por Campos, terá a oportunidade de ver uma cidade decorada e com espírito natalino, como é o desejo da prefeita. 

2009 07 28 - Programação para festa do padroeiro é divulgada no Trianon


O Secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, acompanhado do presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Avelino Ferreira, anunciou hoje pela manhã, no Foyer do Teatro Trianon, a programação completa da 357ª Festa do Santíssimo Salvador.
Estiveram presentes os secretários municipais de Governo, Roberto Henriques; de Serviços Públicos, Zacarias Albuquerque; o sub-secretário de Comunicação, Carlos Cunha; presidente da Fundação Zumbi dos Palmares, Jorge Luiz dos Santos; o Chefe da Postura Municipal, Francisco Balbi; o presidente da Codemca, Jivago Vieira Faria; o presidente da Fundação de Esportes, Magno Prisco; o sub-secretário de Cultura, Sérgio Alvarenga; e o representante da Guarda Civil Municipal, Capitão Correia.
A programação religiosa começa hoje e se estende até o dia cinco de agosto, com as santas missas e novenários, que serão realizados sempre às 19 horas, culminando com a tradicional procissão ao Santíssimo Padroeiro.
Outro ponto importante destacado pelos secretários é o fato de que todos os shows acontecerão na Praça do Santíssimo Salvador.

Notícia postada em 28/07/2009.

2009 07 28 - Portelinha e Tira Gosto recebem visita de secretários


Acompanhados do Secretário Municipal de Cultura, e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, o subsecretário de Cultura, Sérgio Alvarenga, o secretário de Obras, Davi Loureiro, o vereador Carlos Alberto Marques Nogueira – Albertinho – (PP), e o assessor de imprensa da empresa Águas do Paraíba, Adelfran Lacerda estiveram visitando as comunidades Tira-Gosto e Portelinha, essa manhã.
Cumprindo determinação da prefeita, os secretários estiveram visitando essas duas comunidades com o objetivo de atenderem a reivindicações de seus moradores, que anseiam por melhorias e socorro do poder público municipal.
Ao final do encontro, os secretários de Cultura e de Obras, junto com representantes das duas comunidades viabilizaram um acordo para que nos próximos dias, técnicos dessa e de outras secretarias como Limpeza Pública, Meio Ambiente, Saúde e Família e Assistência Social, façam um mutirão social, juntamente com a concessionária de abastecimento de águas no município.
- Vamos fazer um grande mutirão com todas as secretarias juntas, para atendermos a esta população carente que necessita do nosso socorro, declarou o secretário de Obras, Davi Loureiro.
Para Orávio, este será um grande passo, para que posteriormente essas duas comunidades tenham ao seu dispor oficinas de Hip-Hop, Grafismo e até mesmo a construção de uma Vila Olímpica.
- É desejo da prefeita Rosinha Garotinho, que as comunidades da periferia tenham melhor qualidade de vida e que as crianças e adolescentes contem com programas sociais importantes para sua formação profissional, concluiu Orávio.

Notícia postada em 28/07/2009.

2009 07 25 - Carnavalescos dão show de democracia em Seminário


Divergências à parte, os presidentes de todas as agremiações e entidades carnavalescas de Campos, incluindo blocos, bois e escolas de samba deram um show de democracia ao exporem suas idéias, em um debate que foi encerrado na tarde deste sábado, no Teatro de Bolso Procópio Ferreira.
Nesse encontro, que contou com a presença do secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, do sub-secretário de Cultura, Sérgio Alvarenga, do presidente da Fundação Zumbi dos Palmares, Jorge Luis dos Santos. Dos presidentes das entidades carnavalescas, AESC – Associação das Escolas de Samba, Ariel Chacar, da UBS – União dos Blocos de Samba, Felizardo Manhães, e da AFONNORJ – Associação Folclórica do Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, Rubens Rangel, bem como de todos os de todos os carnavalescos, e delegados das três entidades e simpatizantes do carnaval. Foi elaborada uma Ata do Seminário bem como uma Carta de Intenções a ser entregue à Prefeita Rosinha Garotinho, onde os carnavalescos expuseram todas as suas idéias, seus anseios e desejos para que o carnaval vindouro seja muito melhor do que esse de 2009.
Entre os principais pontos votados e destacados nesse dia, estão a manutenção das três entidades como representativas do carnaval de Campos, perante os órgãos públicos, a manutenção do carnaval fora de época, dos desfiles de bois pintadinhos no carnaval. Vale ressaltar que todos os delegados tiveram a oportunidade de expor seus ideais, mas na hora da votação o grupo dissidente das escolas de samba, retirou-se da assembléia, resultando em uma esmagadora vitória sobre essas propostas votadas e aprovadas por todos, além de outras propostas que foram colocadas na Carta de Intenções.
Todos os delegados e simpatizantes do carnaval que solicitaram a palavra para expor suas idéias, foram unânimes em elogiar o Secretário de Cultura, Orávio de Campos Soares, pela criação deste Seminário e por seu desempenho junto à prefeita, no intuito de dar condições para que os carnavalescos pudessem dar o melhor de si.
- Esse seminário foi muito importante para todos que gostam do carnaval, enquanto arte e cultura popular, porque eles tiveram pela primeira vez a oportunidade de mostrar que desejam re-oxigenar o carnaval, mas também expor idéias e fazer delas o diferencial para que os carnavais vindouros sejam melhores, como também é o desejo da prefeita Rosinha Garotinho – ponderou o secretário.

Notícia postada em 25/07/2009.

2009 07 24 - Palestras iniciais de Seminário empolgam carnavalescos


Relembrando dos antigos tambores de crianças, cobertos com saquinhos de leite de uma cooperativa, Renato Arpoador, encerrou as palestras dessa manhã no Seminário “Repensando o Carnaval”, realizado no Teatro de Bolso Procópio Ferreira. Sua palestra que levou 55 minutos mostrou toda a trajetória da história da instrumentação musical, mas cujo foco foi o samba de uma forma geral.
Além de Renato Arpoador, Dione Sardinha, Coordenadora do Curso de Artes Visuais da Faculdade de Filosofia de Campos, também ministrou palestra, falando sobre a questão da estética no carnaval e no samba-enredo, mostrando aos carnavalescos a importância da pesquisa histórica no contexto do aprofundamento do enredo carnavalesco.
O secretário municipal de Cultura, Orávio de Campos Soares, que abriu o seminário, ressaltou como ponto positivo dessa abertura o fato dos carnavalescos terem compreendido que além do seu mundo, há uma gama de pesquisadores, mestres e doutores que vem acompanhando as mudanças ocorridas no carnaval.
- O início foi bastante positivo, principalmente pelo comportamento dos carnavalescos que me surpreendeu, e por outro lado a qualidade das duas primeiras apresentações até aqui. A professora Dione Sardinha, trouxe elementos históricos sobre o carnaval que tenho a certeza a maioria dos carnavalescos não sabia. Acredito que as palestras tenham agradado a todos os presentes. Não estamos dizendo que ninguém precisa mudar, mas a necessidade de mudança ela é evidente, e ela é unânime dentre as pessoas que fazem o carnaval – disse o Secretário.

Notícia postada em 24/07/2009.

2009 07 24 - Carnavalescos vislumbram um novo amanhã, em palestras de Seminário


Em um debate ocorrido entre carnavalescos e o secretário Municipal de Cultura, Orávio de Campos Soares, ao final das palestras ocorridas nesse primeiro dia do Seminário “Repensando o Carnaval”, a diretora do Boi Marajá, Jovana Oliveira de Almeida, além de agradecer ao secretário pela qualidade das palestras, ressaltou a importância delas.
- Quero registrar que enquanto “fazedor de cultura”, como disse a palestrante Nelzimar, essas palestras tiveram um papel muito importante para mim, pois me abriram os olhos para um horizonte que eu ainda não tinha visto – declarou Jovana.
Ela citou o fato de ter visto que diversos pesquisadores e mestres das universidades sediadas em Campos vem há muito tempo desenvolvendo projetos de pesquisa sobre o carnaval, tanto em sua história como na estética da moda, nas questões folclóricas, e no marketing existente nos desfiles carnavalescos.
Ao final, o Secretário Municipal de Cultura, Orávio de Campos Soares ponderou sobre o que os carnavalescos levarão consigo como aprendizado e o que será utilizado para o debate e as votações que acontecerão amanhã, sábado.
- Nós temos que assumir uma coisa regional que seja absolutamente nossa, que está nas nossas raízes – declarou o secretário.
Ele considerou positiva a idéia da criação de um Conselho Municipal do Carnaval como foi proposto, mas também questionou, qual é a parte que cabe as agremiações se algumas possuem problemas de registros e de estatutos.

Notícia postada em 24/07/2009.

2009 07 23 - Prazo de inscrições para Seminário está encerrando


Faltando pouco mais de duas horas para o encerramento das inscrições para o Seminário “Repensando o Carnaval”, apenas 56 pessoas se inscreveram. De acordo com o edital aprovado em reunião realizada na última sexta-feira, 17 de julho, amanhã (24), sexta-feira só serão permitidas inscrições até 30 minutos antes do início dos trabalhos no Teatro de Bolso Procópio Ferreira.
O seminário que é aberto ao público, amante ou não do carnaval, terá limite de 120 inscrições face ao número de assentos do Teatro de Bolso. O objetivo principal do seminário é debater, discutir e decidir sobre o futuro dessa festa momesca em Campos.
Vale lembrar que somente os presidentes das instituições carnavalescas, num total de 20 por entidade, terão direito a voz e voto no sábado, quando será elaborada uma carta de intenções a ser entregue à prefeita Rosinha Garotinho.
O secretário de Cultura, Orávio de Campos Soares, aguarda com expectativa o desenrolar desse Seminário, para então iniciar os trabalhos preparativos para o próximo carnaval.
- Quero crer que os delegados das três instituições que regem o carnaval de Campos, a AESC, a UBS, e a AFONNORJ, consigam resolver seus problemas internos, e que eles possam chegar a um acordo sobre o que é melhor para o carnaval de Campos. É preciso que as instituições se reorganizem e passem a trabalhar de forma profissional para o bem do carnaval campista, como é o desejo da prefeita Rosinha Garotinho, informou Orávio. 

2009 07 17 - Carnavalescos aprovam regulamento de seminário


Após duas horas de reunião os principais diretores das escolas, blocos e bois de samba, aprovaram o regulamento do seminário “Repensando o Carnaval”, que será realizado nos dias 24 e 25 de julho desse ano, no Teatro de Bolso Procópio Ferreira.
A reunião contou com a presença do secretário municipal de Cultura e presidente da FTMT – Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, os presidentes das três principais entidades carnavalescas, AESC – Associação das Escolas de Samba, Ariel Chacar; AFONNORJ – Associação Folclórica do Norte e Noroeste do Estado do Rio, Rubinho da Maçã; e UBSC – União dos Blocos de Samba de Campos, Felizardo Manhães; ACC – Associação Campista de Compositores, Francisco Chagas e os presidentes e representantes das escolas, blocos e bois.
Diversos pontos foram discutidos e debatidos, entre os presentes, mas todos entenderam a importância e o significado desse seminário que vem fechar com chave de ouro, o carnaval realizado esse ano, na Avenida Jorge da Paz Almeida. Já que o objetivo maior do seminário é o de entregar à Prefeita Rosinha Garotinho, uma carta de intenções, com todos os detalhes a serem modificados para o próximo carnaval.
Questionado sobre uma nota publicada em um jornal, e mostrada pelo presidente da GRES Ururau da Lapa, Jaime Nolasco Ribeiro, o secretário informou que – apenas a AESC apresentou o relatório sobre os pontos positivos e negativos do carnaval, mas que falta a AFONNORJ e a UBSC, apresentarem os seus relatórios. Pois sem a entrega desse relatório, o carnaval do próximo ano ficará automaticamente comprometido.

2009 07 10 - Dúvidas geram atraso em projeto das Sociedades Musicais


Há pouco mais de uma semana para o início do Projeto “Pra ver a Banda Passar”, as sociedades musicais ainda possuem dúvidas quanto à forma de repasse e de como irão prestar contas ao poder público municipal. Tanto que na reunião realizada hoje na sede da Operários Campista, o subsecretário de Cultura, Sérgio Alvarenga, acompanhado do Diretor de Finanças, Paulo Thomaz, mostraram aos músicos que a prefeita Rosinha Garotinho, está interessada na reativação desse projeto, e tem feito inúmeros esforços para que ele comece o mais rápido possível.
A preocupação da maioria dos músicos é pelo fato da Sociedade Musical Operários Campista (única que está regularizada), ficar como responsável pelo repasse das verbas públicas municipais, e eles temem que amanhã ela seja responsabilizada caso haja algum erro contábil.
- Tendo em vista o fato de que até o momento as sociedades musicais não assinaram o contrato, é provável que o Projeto “Pra ver a Banda Passar”, só tenha início em agosto, informou o secretário de Cultura, Orávio de Campos Soares.

Notícia postada em 10/07/2009

2009 07 08 - Seminário de hoje foi transferido “sine-die”


Em virtude de problemas de saúde com o palestrante Marcos Cavalcanti, que iria ministrar palestra hoje no Teatro Municipal Trianon, na segunda etapa do 5º Seminário de Liderança, a mesma foi adiada “sine-die”.
Wainer informa que o seminário é interessante para três importantes segmentos da sociedade, a saúde, a educação e o comércio. “Até o momento, temos 250 pessoas inscritas para o seminário, mas os interessados ainda podem se inscrever na WTC Recursos Humanos, ou pelo telefone (22) 2733-0807, neste evento que tem o apoio da Prefeitura Municipal de Campos” informou o organizador.
Segundo o organizador do evento, Wainer Teixeira, a palestra de amanhã, com Celso Antunes, “As inteligências múltiplas e seus estímulos na liderança”, está mantida, para as 19 horas. O palestrante é mestre em Ciências Humanas; membro da Associação Internacional pelos Direitos da Criança Brincar (Unesco); autor de mais de 180 livros didáticos e cerca de 60 livros sobre educação, e é vice-presidente da ABLE – Associação Brasileira de Livros Educativos.

Notícia postada em 08/07/2009.

2009 07 06 - Leandro Hassum, faz público rir do cotidiano


Quem deixou de vir ao Teatro Trianon, nesse último final de semana, perdeu um verdadeiro show de humor. A peça “Lente de Aumento”, interpretada por Leandro Hassum um dos seguranças do programa Zorra Total da Rede Globo, além de lotar o teatro nos dois dias de espetáculo, fez o público rir do início ao fim.
Satirizando o cotidiano, Leandro, despojado em palco, interagiu com o público durante o espetáculo, esquecendo até mesmo do texto da peça. Mas com muito bom humor, conseguiu fazer o público se encantar com suas histórias e piadas.
Quem o assiste no Zorra atualmente como o delegado, não imagina o que ele apronta em palco. Ri da sua condição de gordinho bem humorado, e dos entraves e problemas que enfrenta em aviões, ou na rua, quando as pessoas acreditam que ele é assim o tempo todo.

Notícia postada em 06/07/2009.

2009 07 03 - Secretário de Cultura reúne-se com carnavalescos


Com o intuito de prepara-los para o seminário “Repensando o Carnaval”, que acontecerá entre os dias 24 e 25 desse mês em local a ser definido, o Secretário Municipal de Cultura, Orávio de Campos Soares, e o subsecretário, Sergio Alvarenga, estiveram reunidos com os principais representantes das escolas de samba no Teatro Trianon.
Na pauta da reunião ficou estabelecido que os carnavalescos irão se reunir nessas duas datas para traçar planos para o carnaval vindouro e os rumos que eles devem tomar em relação a outros itens definidos nessa reunião, como a avaliação do estatuto da entidade, o regulamento para os próximos carnavais, a quem caberá a coordenação do carnaval, comissão julgadora e os quesitos de julgamento, entre outros itens.
Além do secretário e do subsecretário de Cultura, a reunião contou com a presença do presidente da AESC – Associação das Escolas de Samba, Ariel Chacar; do presidente da AFONNORJ – Associação Folclórica do Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, Rubinho da Maçã, e dos presidentes, Jaime Nolasco (Ururau da Lapa), Dalton Ribeiro Gomes (Ás de Ouro), Amaro Roberto da Hora (Onça no Samba), Luis Souza (Amigos da Farra), João Carlos Correa (Cidade Luz), Jorge França (Mocidade Louca), Marco Antonio Barbosa dos Santos (Leopoldinense), Nilson Ribeiro Francisco (Os Independentes), Sergio da Silva Carvalho (Unidos de Ururaí), Sergio Pessanha Viana (Boi Sapatão) e Marcelo da Silva Velasco (Madureira)
O secretário solicitou aos presentes a apresentação de um relatório e a prestação de contas sobre o carnaval, com os pontos positivos e negativos e as sugestões a serem providenciadas.
- Já se constatou desde reuniões pré-carnavalescas que há necessidade de estabelecermos mudanças. Consideramos que as mudanças vão acontecer a partir da discussão das bases. Todo mundo precisa discutir, debater, colocar no plano das idéias, a projeção futura de um carnaval melhor, disse Orávio.
Nesse seminário serão apresentadas mesas temáticas, grupos de trabalho, e ao final será concebido uma carta de intenções com o propósito de definir e estabelecer as regras para o próximo carnaval.

Notícia postada em 03/07/2009.

2009 07 03 - Decoração natalina é tema de reunião no Trianon


O secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, encontra-se reunido com artistas plásticos ligados ao carnaval, por determinação da prefeita Rosinha Garotinho. O tema da reunião é sobre a decoração dos festejos natalinos.
Entre os presentes está a superintendente artística da Fundação Trianon, Maria Helena Gomes da Silva; a coordenadora do curso de Artes Visuais da Faculdade de Filosofia de Campos, Dione Baptista, responsável pelo único curso dessa natureza no município; Edhuardo Rodrigues, responsável pelo trabalho da Comissão de Frente da Mocidade Louca no carnaval, ganhando a nota máxima. Além de Paulo de Tarso de Almeida, estão reunidos com o secretário, Sylvio Roberto de Carvalho, Benedito Salvador F. Fernandes, José Daniel, Carlos Alberto Germano, Antonio Carlos Alves Machado e João Carlos Correa.
Eles formarão uma comissão de trabalho e de estudos para debater como será a decoração natalina na cidade. Pela primeira vez, em muitos anos, uma comissão desse porte, com artistas plásticos será utilizada para fazer a decoração de Natal em todo o município.
Na próxima segunda-feira, às 15 horas, os artistas plásticos estarão reunidos com a prefeita Rosinha Garotinho, para que ela exprima experiências decorativas observadas na sua última viagem à capital do Estado.

2009 07 01 - Secretário de Cultura participa de Encontro em Araruama


Para existir um Plano Nacional de Cultura, o MinC entende que é necessário haver um plano estadual e um plano municipal, desde as bases de sustentação da cultura. Daí o fato do secretário de Cultura, Orávio de Campos Soares ter participado do II Encontro Regional de Cultura, realizado entre os dias 30 de junho e 1º de julho, em Araruama.
Nesse encontro os gestores e produtores culturais trocaram experiências e trataram junto com a Secretaria de Estado da Cultura e o Ministério da Cultura, das ações voltadas para a realização do Encontro Nacional de Cultura, que será realizado entre os dias 11 e 14 de março de 2010, em Brasília-DF.
O secretário mostrou a posição de Campos com o objetivo de resolver algumas questões para colocar a cidade no contexto nacional. Manteve um amplo diálogo com o representante da Secretaria de Cultura, professor Zeca Barros, e com a representante do Ministério da Cultura, Ana Lúcia Pardo.
O encontro foi realizado no Hotel Parque de Araruama, que atualmente é um espaço cultural entregue a Faetec, mas que foi inaugurado pela então governadora do Estado, Rosinha Garotinho.
- Fizemos colocações bastante precisas sobre as necessidades dos municípios, obedecendo às suas destinações culturais. Temos mostrado que Campos busca apenas dar contrapartidas na busca de parcerias, considerando que a cultura é um bem imaterial da sociedade brasileira – explicou Orávio.
Em seu discurso, o secretário mostrou que a política cultural desenvolvida no município obedece a orientação da Prefeita Rosinha Garotinho, e mostramos também, que estamos à frente de muitos municípios da nossa região – porque nós já realizamos a nossa Conferência municipal, já temos o nosso plano de cultura, e agora nós estamos aguardando a nomeação dos membros do Conselho, e também um exame, a partir da Procuradoria, da criação do Fundo Municipal de Incentivo à Produção Cultural – explicou o Secretário.
Outro ponto destacado no II Encontro foi sobre a necessidade de encontros regionais e, provavelmente, Campos sediará uma Conferência Regional do Norte Fluminense, pelo fato do município estar, junto com Macaé, muito à frente de outros municípios, na resolução de algumas questões culturais.
A participação do Secretário de Cultura, nesse II Encontro foi importante pelo fato dele ser preparatório para elaborar esse Plano Nacional de Cultura, pois a partir da Região Norte-Fluminense ele poderá levar as reivindicações culturais da região para o plano estadual e consequentemente para o Plano Nacional.
- Fiquei satisfeito de ter participado desse Encontro e pude verificar a importância que Campos tem no contexto da cultura do Estado do Rio de Janeiro, até porque o trabalho realizado aqui, inclusive com a estrutura cultural que nós montamos com vários teatros, praças temáticas, projetos voltados para a preservação histórica do município, além de trabalhos voltados para as culturas popular, e erudita, e também para a renovação de todo empenho cultural a partir dos festivais que serão realizados junto as escolas, para oxigenação da cultura no município, isso fez com que fossemos elogiados até mesmo pelos representantes do Ministério da Cultura - concluiu Orávio.

Notícia postada em 02/07/2009.

2009 06 29 - Rancheirada da Coesa termina com gostinho de quero mais


Em meio a participação do concurso de quadrilhas da roça, a Quadrilha Arrasta-Pé, conseguiu chamar a atenção do público, ao conseguir fazer o publico silenciar por um minuto, para prestar sua homenagem à Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Em seguida, junto aos fogos preparados pela equipe, a Quadrilha continuou a mostrar sua arte de representar uma festa na roça, alegrando o público presente.
Mesmo com São Pedro querendo dar o ar da graça no início da noite, o movimento de pessoas circulando e consumindo os diversos produtos vendidos nas barraquinhas de entidades assistenciais foi muito grande, até porque ao final haveria um show com Alex do Forró.
A diretora da Coesa, Rosa Gomes Morrisson, que foi homenageada por todas as entidades afiliadas da Coesa, no sábado, foi muito elogiada pela organização da festa, que deverá ter novos desdobramentos nos próximos meses como a da Festa do Santíssimo Salvador, em agosto; a Rancheirada Cultural de Goitacazes; o Festival de Quadrilhas no Ciep da Lapa, e em Lagoa de Cima, já que toda a renda arrecadada na festa é revertida para as entidades que prestam serviços assistenciais no município.

2009 06 29 - Campos brilha no encontro de orquestras


Pensar no erudito como forma de cultura e mostrar aos jovens que a música clássica também têm seu valor foi o objetivo principal do Centro de Cultura Musical e da Ong Orquestrando a Vida, ao realizar o 1º Encontro de Orquestras Jovens, entre os dias 26 e 28. O evento terminou ontem no Ginásio do ISECENSA – Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, emocionando o público, que viu pela primeira vez orquestras de diversas cidades da região Sudeste tocarem juntas.
O secretário de Cultura, Orávio de Campos Soares, que representou a prefeita Rosinha Garotinho na solenidade de encerramento, teceu elogios ao organizador do encontro, o maestro Jony Williams, pela realização de um evento de alta envergadura, de alta expressão e de alta visibilidade para o município, e pela forma como foi conduzida o encontro, que teve o apoio da Prefeitura Municipal e a parceria da Fundação Teatro Municipal Trianon.
- Os músicos principalmente de São Paulo e Minas Gerais, saíram de Campos, tecendo os maiores elogios à Prefeita Rosinha Garotinho pela fórmula encontrada de se pensar a cultura como vem ocorrendo em seu governo, considerando que não é fácil fazer eventos desse porte aqui em Campos – relatou Orávio.

2009 06 26 - Rancheirada da Coesa começa hoje


Apesar de São Pedro querer dar o ar da graça, com a leve chuva que cai na cidade, a XXXII Rancheirada da Coesa terá início hoje, a partir das 18 horas, com inúmeras barraquinhas, e o show da Banda Camisa Suada, a informação foi dada pela diretora da Coesa, Rosa Cristina Gomes Morrisson.
Ela informou que serão mais de 40 barraquinhas, cada uma representando uma entidade de Campos que é filiada a Coesa – e toda a arrecadação da festa será repassada para essas entidades que estão participando da Rancheirada. O valor arrecadado por cada uma das barracas será da própria entidade, e o que for arrecadado na bilheteria, será repassado pela prefeita Rosinha Garotinho, a cada uma das entidades que participaram da festa – disse.
Nesses três dias de festa, haverá muitas atrações, como fogueira, quadrilhas, casamento caipira, pau de sebo, concurso de rainhas, reis e princesas, sorteio de bicicletas e outros brindes. Outro atrativo será o concurso de quadrilhas da roça, além de encontro de sanfoneiros, shows com Átila e Charles e o Grupo Ébano, e para encerrar, o show com Alex do Forró, mas a abertura da festa será feita pela Banda da Guarda Civil Municipal, às 18 horas, e com a presença da prefeita Rosinha Garotinho.
A XXXII Rancheirada da Coesa funcionará hoje e amanhã (sábado), das 18 às 24 horas, e no domingo, os portões serão abertos a partir das 12 horas. Os ingressos custarão apenas um real.

Notícia postada em 26/06/2009.

2009 06 26 - Partituras musicais são doadas às Sociedades Musicais


A entrega de novas partituras cedidas pela Funarte ao secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, e ao subsecretário, Sérgio Alvarenga, foi recebida com um misto de satisfação e alegria pelos músicos das sociedades musicais, que vem se reunindo semanalmente.
Para o diretor de eventos da Sociedade Musical Operários Campista, Hermes Alves da Cunha, - essas partituras vem em boa hora, pois fará com que as sociedades musicais aumentem o seu repertório musical.
A medida em que o tempo passa, o ânimo dos músicos aumenta face à chegada da estréia no projeto “Pra Ver a Banda Passar”, que terá início no dia 18 de julho, na Praça do Santíssimo Salvador, com a Lira de Apolo.
Contando dessa vez com a presença do subsecretário municipal de Cultura, Sérgio Alvarenga, os músicos chegaram a cogitar uma outra idéia para reforçar a imagem delas perante a sociedade, que é uma apresentação conjunta no desfile cívico de 7 de setembro. Fato que agradou ao subsecretário – porque os últimos desfiles cívicos da Semana da Pátria, têm se tornado uma festa sem atrativos, e certamente as sociedades musicais darão brilho e reacenderão no campista e brasileiro o seu amor à Pátria – disse Sérgio.

Notícia postada em 26/06/2009.

2009 06 26 - Encontro de Corais agrada público


Um encontro de voz, alma e coração, assim se pode definir o que foi o Festival Vozes da Planície – Encontro de Corais, realizado ontem no Teatro Municipal Trianon. Com a apresentação de nove Corais no palco do teatro e que mostraram um pouco de sua arte, cantando canções de diversos estilos de música, como clássico, mpb, pop, gospel e afro.
O secretário de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, acompanhado do subsecretário de Cultura, Sérgio Alvarenga, além de assistir ao espetáculo ficaram emocionados com a apresentação dos Corais do Colégio Estadual Benta Pereira, regente Monalisa Toledo; Coral do Seminário Teológico Batista Fluminense, regido por Elizabeth da Silveira e Silva Souza; Coral Shekinah, regido por Miriam Abreu; Coro Medicanto e CCMC, regido por Fabiano Domingues; Coral Wagner, regido por Márcia Novarino; Coral Filhos da Luz, regido por Reginalda Cardoso; Coral Arte em Canto (Pró-Uni), regido por Jardel Maia; Coral Afro (Núcleo de Arte e Cultura de Campos), regido por Bia Reis; e o Coral da Faculdade de Direito, regido por Jardel Maia.
Em seu discurso de inauguração do Festival, o secretário lembrou que - até meados do século passado, era comum o encontro de corais em festivais, pelo país. Justamente no momento em que o Brasil passava por um processo de crescimento industrial, renascimento do amor à Pátria e a revolução cultural.
Ao final do espetáculo, outra surpresa aguardava os espectadores: todos os corais juntos entoaram o “Canto do Pajé”, de Villa-Lobos e o Hino de Campos, regidos pelo maestro e diretor de música do Teatro Municipal Trianon, Ethmar Filho.
Para o diretor de eventos da Sociedade Musical Operários Campista, Hermes Alves da Cunha – eu parabenizei o maestro Ethmar Filho pela iniciativa desse encontro e espero que a Fundação Teatro Municipal Trianon realize outros encontros como esse, mas ao invés de ser apenas um por ano, que realize dois, porque foi muito bom.

Notícia postada em 26/06/2009.

2009 06 25 - São João tem festa de arromba no Fundão


A festa de São João que ocorre tradicionalmente no Fundão, terminou na madrugada de hoje, e foi uma das mais concorridas da comunidade campista. O secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, o subsecretário de Cultura, Sérgio Alvarenga e o presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Avelino Ferreira, estiveram presentes representando a prefeita Rosinha Garotinho, que tinha outros compromissos.
Historiador e pesquisador dos folguedos tradicionais e folclóricos, o secretário lembra que a festa de São João, no Fundão teve início na primeira metade do século passado.
- Seguindo orientação da prefeita Rosinha Garotinho, dentro da sua função de prestigiar as culturas periféricas em que há um apelo popular muito grande. Ela pediu que déssemos todo apoio necessário a essa festa, que teve início na primeira metade do século passado – explicou Orávio.

2009 06 24 - Secretário de Cultura visita Tira-Gosto e Portelinha


Com o objetivo de diminuir as desigualdades sociais e criar mecanismos para que os jovens das comunidades carentes tenham esperança de dias melhores, o secretário municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, visitou esta manhã as comunidades da Tira-Gosto e Portelinha acompanhado dos secretários, de Família e Assistência Social, Joilza Rangel; da subsecretária, Tatiana Braga Pereira; de Finanças, Francisco Esquef; de Saúde, Paulo Hirano, além do vice-presidente da Associação de Moradores da Tira-Gosto, Clóvis dos Santos e de Frank Simões, que ministrará as aulas de grafismo.
Na visita ficou acertado que as duas comunidades terão aulas de grafismo e hip-hop, que, coincidentemente é o desejo da maioria das crianças e jovens dessas duas comunidades bem como um desejo da prefeita Rosinha Garotinho, de investir maciçamente em projetos culturais que permitam integrar o cidadão à comunidade.
- Nós vamos dar um apoio ao projeto de hip-hop que é uma atividade cultural e artística da própria comunidade, até porque nós consideramos essas atividades como elementos que podem propiciar a integração social dessas pessoas – explicou Orávio.

Notícia postada em 24/06/2009.

2009 06 24 - Comunidades Tira-Gosto e Portelinha pedem socorro


Os secretários de Cultura, Orávio de Campos Soares; de Família e Assistência Social, Joilza Rangel; a subsecretária, Tatiana Braga Pereira; de Finanças, Francisco Esquef; de Saúde, Paulo Hirano, tiveram na manhã de hoje ao visitar as comunidades da Tira-Gosto e Portelinha.
O objetivo da visita dos secretários a essas duas comunidades foi o de diminuir a distância entre o poder público e a comunidade de uma forma geral, como é o desejo da prefeita Rosinha Garotinho. O que os secretários viram foi a luta dessas duas comunidades contra o descaso e a situação de abandono verificada nos últimos anos.
Na comunidade da Tira-Gosto os secretários perceberam que faltou vontade política em implantar projetos de assistência social, e mecanismos que incentivassem os seus moradores a trabalhar de alguma forma, seja em cursos de corte e costura, crochê, como também dar a esses moradores um motivo a mais para vislumbrarem um futuro melhor. O ponto positivo dessa visita à Tira-Gosto foi o fato dos secretários saberem que a ambulância da prefeitura, é mantida graças ao esforço dos moradores e comerciantes locais e a única ambulância tem condições de atender à comunidade.
Entretanto, o posto de saúde vive uma situação peculiar, constatada pelos secretários, que é a da funcionária Rosângela Rosa, que trabalha diariamente, mas não recebe nenhum salário, porque não foi contratada, enquanto uma outra funcionária (fantasma) contratada não aparece em seu local de trabalho e recebe mensalmente um benefício que não faz jus.
- Há muito o que fazer, como é o que temos visto em outras comunidades, como a da Baleeira. Aqui nós pretendemos encontrar um espaço para implantar os projetos do Peti e o Pró-Jovem, para termos oportunidade de oferecer a eles tantas oportunidades quanto as suas famílias, em cursos de produção ativa, inclusão digital, danças, coral, tem muitas que poderemos fazer aqui. Estamos apenas tentando encontrar um espaço físico para estruturar esse trabalho - informou a secretária Joilza Rangel.
Na Portelinha a situação é de abandono total, já que os moradores vivem diariamente com a situação de verem o esgoto a céu aberto e conviverem com o mau-cheiro, diariamente.
Felizmente, para a comunidade da Portelinha, os secretários de Cultura, de Saúde, de Finanças, e de Família e Assistência Social conseguiram tomar um Posto Médico, que estava entregue ao abandono e tomaram as providências cabíveis para limpeza do local. Farão deste posto um ambulatório, bem como implantarão projetos de assistência social, e os cursos de grafismo e hip-hop nesta comunidade.

Notícia Postada em 24/06/2009.

2009 06 24 - Comunidades Tira-Gosto e Portelinha pedem socorro


Os secretários de Cultura, Orávio de Campos Soares; de Família e Assistência Social, Joilza Rangel; a subsecretária, Tatiana Braga Pereira; de Finanças, Francisco Esquef; de Saúde, Paulo Hirano, tiveram na manhã de hoje ao visitar as comunidades da Tira-Gosto e Portelinha.
O objetivo da visita dos secretários a essas duas comunidades foi o de diminuir a distância entre o poder público e a comunidade de uma forma geral, como é o desejo da prefeita Rosinha Garotinho. O que os secretários viram foi a luta dessas duas comunidades contra o descaso e a situação de abandono verificada nos últimos anos.
Na comunidade da Tira-Gosto os secretários perceberam que faltou vontade política em implantar projetos de assistência social, e mecanismos que incentivassem os seus moradores a trabalhar de alguma forma, seja em cursos de corte e costura, crochê, como também dar a esses moradores um motivo a mais para vislumbrarem um futuro melhor. O ponto positivo dessa visita à Tira-Gosto foi o fato dos secretários saberem que a ambulância da prefeitura, é mantida graças ao esforço dos moradores e comerciantes locais e a única ambulância tem condições de atender à comunidade.
Entretanto, o posto de saúde vive uma situação peculiar, constatada pelos secretários, que é a da funcionária Rosângela Rosa, que trabalha diariamente, mas não recebe nenhum salário, porque não foi contratada, enquanto uma outra funcionária (fantasma) contratada não aparece em seu local de trabalho e recebe mensalmente um benefício que não faz jus.
- Há muito o que fazer, como é o que temos visto em outras comunidades, como a da Baleeira. Aqui nós pretendemos encontrar um espaço para implantar os projetos do Peti e o Pró-Jovem, para termos oportunidade de oferecer a eles tantas oportunidades quanto as suas famílias, em cursos de produção ativa, inclusão digital, danças, coral, tem muitas que poderemos fazer aqui. Estamos apenas tentando encontrar um espaço físico para estruturar esse trabalho - informou a secretária Joilza Rangel.
Na Portelinha a situação é de abandono total, já que os moradores vivem diariamente com a situação de verem o esgoto a céu aberto e conviverem com o mau-cheiro, diariamente.
Felizmente, para a comunidade da Portelinha, os secretários de Cultura, de Saúde, de Finanças, e de Família e Assistência Social conseguiram tomar um Posto Médico, que estava entregue ao abandono e tomaram as providências cabíveis para limpeza do local. Farão deste posto um ambulatório, bem como implantarão projetos de assistência social, e os cursos de grafismo e hip-hop nesta comunidade.

Notícia Postada em 24/06/2009.