quinta-feira, 2 de setembro de 2010

2009 06 24 - Comunidades Tira-Gosto e Portelinha pedem socorro


Os secretários de Cultura, Orávio de Campos Soares; de Família e Assistência Social, Joilza Rangel; a subsecretária, Tatiana Braga Pereira; de Finanças, Francisco Esquef; de Saúde, Paulo Hirano, tiveram na manhã de hoje ao visitar as comunidades da Tira-Gosto e Portelinha.
O objetivo da visita dos secretários a essas duas comunidades foi o de diminuir a distância entre o poder público e a comunidade de uma forma geral, como é o desejo da prefeita Rosinha Garotinho. O que os secretários viram foi a luta dessas duas comunidades contra o descaso e a situação de abandono verificada nos últimos anos.
Na comunidade da Tira-Gosto os secretários perceberam que faltou vontade política em implantar projetos de assistência social, e mecanismos que incentivassem os seus moradores a trabalhar de alguma forma, seja em cursos de corte e costura, crochê, como também dar a esses moradores um motivo a mais para vislumbrarem um futuro melhor. O ponto positivo dessa visita à Tira-Gosto foi o fato dos secretários saberem que a ambulância da prefeitura, é mantida graças ao esforço dos moradores e comerciantes locais e a única ambulância tem condições de atender à comunidade.
Entretanto, o posto de saúde vive uma situação peculiar, constatada pelos secretários, que é a da funcionária Rosângela Rosa, que trabalha diariamente, mas não recebe nenhum salário, porque não foi contratada, enquanto uma outra funcionária (fantasma) contratada não aparece em seu local de trabalho e recebe mensalmente um benefício que não faz jus.
- Há muito o que fazer, como é o que temos visto em outras comunidades, como a da Baleeira. Aqui nós pretendemos encontrar um espaço para implantar os projetos do Peti e o Pró-Jovem, para termos oportunidade de oferecer a eles tantas oportunidades quanto as suas famílias, em cursos de produção ativa, inclusão digital, danças, coral, tem muitas que poderemos fazer aqui. Estamos apenas tentando encontrar um espaço físico para estruturar esse trabalho - informou a secretária Joilza Rangel.
Na Portelinha a situação é de abandono total, já que os moradores vivem diariamente com a situação de verem o esgoto a céu aberto e conviverem com o mau-cheiro, diariamente.
Felizmente, para a comunidade da Portelinha, os secretários de Cultura, de Saúde, de Finanças, e de Família e Assistência Social conseguiram tomar um Posto Médico, que estava entregue ao abandono e tomaram as providências cabíveis para limpeza do local. Farão deste posto um ambulatório, bem como implantarão projetos de assistência social, e os cursos de grafismo e hip-hop nesta comunidade.

Notícia Postada em 24/06/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário