quinta-feira, 2 de setembro de 2010

2009 07 01 - Secretário de Cultura participa de Encontro em Araruama


Para existir um Plano Nacional de Cultura, o MinC entende que é necessário haver um plano estadual e um plano municipal, desde as bases de sustentação da cultura. Daí o fato do secretário de Cultura, Orávio de Campos Soares ter participado do II Encontro Regional de Cultura, realizado entre os dias 30 de junho e 1º de julho, em Araruama.
Nesse encontro os gestores e produtores culturais trocaram experiências e trataram junto com a Secretaria de Estado da Cultura e o Ministério da Cultura, das ações voltadas para a realização do Encontro Nacional de Cultura, que será realizado entre os dias 11 e 14 de março de 2010, em Brasília-DF.
O secretário mostrou a posição de Campos com o objetivo de resolver algumas questões para colocar a cidade no contexto nacional. Manteve um amplo diálogo com o representante da Secretaria de Cultura, professor Zeca Barros, e com a representante do Ministério da Cultura, Ana Lúcia Pardo.
O encontro foi realizado no Hotel Parque de Araruama, que atualmente é um espaço cultural entregue a Faetec, mas que foi inaugurado pela então governadora do Estado, Rosinha Garotinho.
- Fizemos colocações bastante precisas sobre as necessidades dos municípios, obedecendo às suas destinações culturais. Temos mostrado que Campos busca apenas dar contrapartidas na busca de parcerias, considerando que a cultura é um bem imaterial da sociedade brasileira – explicou Orávio.
Em seu discurso, o secretário mostrou que a política cultural desenvolvida no município obedece a orientação da Prefeita Rosinha Garotinho, e mostramos também, que estamos à frente de muitos municípios da nossa região – porque nós já realizamos a nossa Conferência municipal, já temos o nosso plano de cultura, e agora nós estamos aguardando a nomeação dos membros do Conselho, e também um exame, a partir da Procuradoria, da criação do Fundo Municipal de Incentivo à Produção Cultural – explicou o Secretário.
Outro ponto destacado no II Encontro foi sobre a necessidade de encontros regionais e, provavelmente, Campos sediará uma Conferência Regional do Norte Fluminense, pelo fato do município estar, junto com Macaé, muito à frente de outros municípios, na resolução de algumas questões culturais.
A participação do Secretário de Cultura, nesse II Encontro foi importante pelo fato dele ser preparatório para elaborar esse Plano Nacional de Cultura, pois a partir da Região Norte-Fluminense ele poderá levar as reivindicações culturais da região para o plano estadual e consequentemente para o Plano Nacional.
- Fiquei satisfeito de ter participado desse Encontro e pude verificar a importância que Campos tem no contexto da cultura do Estado do Rio de Janeiro, até porque o trabalho realizado aqui, inclusive com a estrutura cultural que nós montamos com vários teatros, praças temáticas, projetos voltados para a preservação histórica do município, além de trabalhos voltados para as culturas popular, e erudita, e também para a renovação de todo empenho cultural a partir dos festivais que serão realizados junto as escolas, para oxigenação da cultura no município, isso fez com que fossemos elogiados até mesmo pelos representantes do Ministério da Cultura - concluiu Orávio.

Notícia postada em 02/07/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário