quinta-feira, 2 de setembro de 2010

2009 07 24 - Palestras iniciais de Seminário empolgam carnavalescos


Relembrando dos antigos tambores de crianças, cobertos com saquinhos de leite de uma cooperativa, Renato Arpoador, encerrou as palestras dessa manhã no Seminário “Repensando o Carnaval”, realizado no Teatro de Bolso Procópio Ferreira. Sua palestra que levou 55 minutos mostrou toda a trajetória da história da instrumentação musical, mas cujo foco foi o samba de uma forma geral.
Além de Renato Arpoador, Dione Sardinha, Coordenadora do Curso de Artes Visuais da Faculdade de Filosofia de Campos, também ministrou palestra, falando sobre a questão da estética no carnaval e no samba-enredo, mostrando aos carnavalescos a importância da pesquisa histórica no contexto do aprofundamento do enredo carnavalesco.
O secretário municipal de Cultura, Orávio de Campos Soares, que abriu o seminário, ressaltou como ponto positivo dessa abertura o fato dos carnavalescos terem compreendido que além do seu mundo, há uma gama de pesquisadores, mestres e doutores que vem acompanhando as mudanças ocorridas no carnaval.
- O início foi bastante positivo, principalmente pelo comportamento dos carnavalescos que me surpreendeu, e por outro lado a qualidade das duas primeiras apresentações até aqui. A professora Dione Sardinha, trouxe elementos históricos sobre o carnaval que tenho a certeza a maioria dos carnavalescos não sabia. Acredito que as palestras tenham agradado a todos os presentes. Não estamos dizendo que ninguém precisa mudar, mas a necessidade de mudança ela é evidente, e ela é unânime dentre as pessoas que fazem o carnaval – disse o Secretário.

Notícia postada em 24/07/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário