quinta-feira, 2 de setembro de 2010

2009 06 23 - Pauta de compromissos do Secretário de Cultura no Rio, foi positiva


Recolocar as Sociedades Musicais campistas no contexto expositivo da Associação das Bandas do Estado do Rio de Janeiro, foi um dos motivos que levou o secretário Municipal de Cultura e Presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, e o subsecretário de Cultura, Sérgio Alvarenga a visitar a Coordenadora do Projeto de Bandas da Funarte – Fundação Nacional de Arte, Rosana Lemos, nesta segunda-feira. Para isso ele já agendou contato com Eduardo Wermelinger e Jorge Paulo, da Associação de Bandas do Rio de Janeiro, para propor parcerias e tirar Campos do isolamento.
No contato com Rosana Lemos foi ventilado a proposta do município de Campos participar no próximo ano dos Painéis Funarte de Bandas de Música, que esse ano acontecerá em Bananeiras-PB, Boa Vista-RR e Cuiabá-MT. Para isso, ele trouxe na bagagem uma coleção de partituras musicais para serem distribuídas entre as Sociedades Musicais.
Outro destaque dessa visita é em relação à reativação dos processos de doação de instrumentos musicais já que desde 1994, as Sociedades Musicais não recebem um instrumento da Funarte.
- A partir do próximo ano estaremos atentos aos editais para concessão de instrumentos musicais de sopro para renovação das bandas, entretanto é necessário que as Sociedades Musicais estejam com a documentação em dia junto à prefeitura para que elas também possam participar desses editais, disse Orávio.
Ele informou que vem trabalhando para que todas as sociedades musicais consigam regularizar sua documentação em tempo de poderem participar desses editais no próximo ano, mas também de outros projetos que pretende viabilizar.
O projeto de reativação das Sociedades Musicais é um desejo da prefeita Rosinha Garotinho e terá início no dia 20 de julho, com a apresentação das Sociedades Musicais, Lira de Apolo, Operários Campista, Lira Conspiradora, Nossa Senhora das Dores, São José, Euterpe Sebastianense, Santo Amaro, e Nossa Senhora da Penha, de Tocos, e se estenderá até dezembro, com a exibição de cantatas de Natal, em homenagem ao aniversário do Menino Jesus.

Notícia postada em 23/06/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário