terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

2009 01 30 - Mudança no horário do carnaval

Foi decidido ontem em reunião da coordenadoria do “Carnaval da Paz e da Mudança”, que a festa da AFONNORJ – Associação Folclórica do Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, acontecerá no dia 12 de fevereiro e a escolha do Rei Momo, Rainha, Príncipe e Princesa do Carnaval acontecerá no dia 13 de fevereiro. Quanto a escolha da Musa Gay, o concurso foi cancelado em virtude de ter apenas uma inscrição até o presente momento.

2009 01 29 - Orquestra e Corpo de Baile saem do sonho e entram na realização

A criação da Orquestra Sinfônica e do Corpo de Baile do Trianon, promessas da prefeita Rosinha Garotinho, começam a se tornar realidade. O secretário de Cultura, Orávio de Campos Soares, reuniu-se na manhã desta segunda-feira (19), com os membros do departamento artístico da Fundação Teatro Municipal Trianon, para traçar as primeiras iniciativas dos projetos culturais que serão realizados em 2009.

Participaram da reunião, a superintendente Artística, Maria Helena Gomes; a diretora de Teatro, Neusimar da Hora; a diretora de Dança, Márcia Cristina Lisboa e a superintendente Administrativa, Fabiana da Silva Pinto. Na pauta, projetos pedagógicos, que irão envolver estudantes das redes municipal, estadual e particular de ensino.

- Queremos descobrir talentos dentro das escolas. Também é preciso levar os espetáculos teatrais para a periferia e os distritos mais afastados da área central. Nossa meta é qualificar essas crianças, gerando uma nova geração de artistas, junto disso desviando essa juventude de caminhos errados, como infelizmente acontece na maioria dos casos – anunciou Orávio de Campos.

Entre os projetos a serem iniciados já em março, no começo do ano letivo, estão a criação de um Corpo de Dança, com 20 bailarinos; uma Escola de Dança e uma Escola de Teatro. Em todas as atividades, haverá um cronograma pedagógico, facilitando a qualificação dos alunos. “A comunidade, principalmente da periferia, anseia por essas chances”, destacou Maria Helena Gomes.

O encontro serviu para refletir o empenho da nova equipe em pensar a cultura de forma coletiva. Esta é a primeira vez que artistas cientes da difícil realidade de que vive da arte na cidade, estão tendo a chance de gerenciar rumos melhores para este universo.

“A cultura é a única linguagem que o povo entende”, disse a diretora de Dança, Márcia Cristina Lisboa, no final da reunião, considerada como produtiva na definição dos projetos culturais para o corrente ano.

2009 01 29 - Projeto estrutural do carnaval fora de época avança

Em reunião realizada na tarde de ontem no Teatro Trianon, entre o secretário de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, os presidentes das entidades carnavalescas, representantes das instituições carnavalescas, e a empresa Delta Comunicação, muitas idéias surgiram para a realização do carnaval campista, entre elas, a instalação de telões na avenida para que o público acompanhe o desenrolar do desfile em outros pontos, bem como a divulgação de propaganda das empresas que patrocinarão o carnaval de Campos.

Outras idéias surgiram no desenrolar da reunião que contou com a presença dos presidentes da Associação das Escolas de Samba, Ariel Chacar; da União dos Blocos de Samba, Felizardo Manhães; e da Associação Folclórica do Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, Rubinho da Maçã, entre elas a associação do carnaval com as campanhas educativas de combate a Aids, e a venda de produtos das empresas patrocinadoras do carnaval campista, pelas entidades assistidas pela COESA.

Ariel Chacar destacou a importância dessa reunião pelo fato de que “agora as entidades e instituições carnavalescas estão tendo um outro olhar sob os problemas estruturais do carnaval, já que antes as entidades apenas entravam para desfilar, e agora elas estão tendo a oportunidade de ver claramente como é difícil montar toda uma estrutura”.

“Há muitos anos, que o carnaval campista não é pensado, debatido e mostrado como um evento que requer inúmeros projetos estruturais, mas também como um evento onde as entidades e instituições carnavalescas, possam ganhar e alcançar mais recursos com a iniciativa privada”, salientou Orávio.

A próxima reunião da Comissão, está marcada para esta sexta-feira, às 16 horas, no Trianon, e Orávio aguarda a presença do secretário de Comunicação, Mauro Silva, e dos responsáveis pelo setor de Posturas, e Guarda Civil Municipal, para que eles também acompanhem o desenrolar do projeto apresentado pela empresa contratada para firmar as parcerias e para colaborar na solução de outras questões relativas ao carnaval.

2009 01 26 - Orávio faz balanço da primeira semana da nova equipe do Trianon

A nova equipe da Fundação Teatro Municipal Trianon (FTMT), avalia como positivas as ações primeira semana de atividades. O presidente da entidade e secretário de Cultura Orávio de Campos Soares, classificou como positivas as mudanças internas que estão sendo feitas no sentido de adequar os espaços da FTMT aos projetos da nova gestão, com diversos projetos já em inicio de execução.

– Queremos popularizar este espaço. Por 10 anos, ele funcionou apenas como uma “casa de negócios”. Vamos transformá-lo em teatro de verdade, o mais rápido possível, já que esta é a primeira vez que a entidade tem um ator popular em sua presidência – comenta Orávio, referindo-se ao fato de que o artista de teatro local possuía pouco espaço para se apresentar no Trianon.

Segundo a nova diretoria, o teatro por eles encontrado, estava em péssimo estado de conservação, com boa parte da mobília destruída, bem como a maioria dos computadores. Mesmo sem atenção com o patrimônio por parte de gestões anteriores, os profissionais estão bastante unidos e animados com a nova proposta de gestão da entidade, iniciada há pouco mais de uma semana.

2009 01 26 - Secretário de Cultura define calendário cultural para o ano

Como acontece todas as segundas, o secretário de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares e a equipe artística já definiram alguns projetos culturais para esse ano. Entre os inúmeros projetos apresentados está a realização dos festivais estudantis de teatro, dança, música, poesia e literatura, bem como Encontro de Coros e de Cultura Popular.

Na reunião que aconteceu em uma das salas do Teatro Trianon hoje pela manhã, ficou definido que por enquanto a Fundação Trianon, está revendo e estudando um local para a realização das aulas de balé e teatro, “já que muitas mães diariamente nos procuram no Teatro de Bolso, perguntando quando é que serão abertas as aulas do curso de balé, teatro e música”, informou Fernanda Silva Campos, sub-diretora do Teatro de Bolso.

“Alguns cursos estão sendo gestados com a Escola de Música Vila-Lobos, Escola de Teatro Martins Pena, bem como a Academia Maria Oleneva, no Rio de Janeiro, já que esses cursos são de natureza profissionalizante. As inscrições serão abertas na próxima semana” informou Orávio.

Ele revelou que a Secretaria de Cultura está estudando o calendário cultural da cidade a partir do Trianon, Teatro de Bolso, Fundação Cultural Jornalista Osvaldo Lima, Zumbi dos Palmares, Arquivo Público, Museu Olavo Cardoso e as casas de cultura.

Além da presença do secretário de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, estiveram presentes: o diretor de artes plásticas, Fernando Luiz Neves; a superintendente artística, Maria Helena Gomes da Silva; a diretora de teatro, Neusimar da Hora; o diretor de eventos da FCJOL, Rodrigo Espinosa; do diretor de orquestra, maestro Ethmar Filho; da diretora do Corpo de Baile, Márcia Cristina Lisboa; da superintendente administrativa da FTMT, Fabiana S. Pinto; da sub-diretora do Teatro de Bolso, Fernanda Silva Campos e da chefe do Cerimonial da Fundação Trianon, Adriana Ribeiro.

2009 01 26 - Carnaval campista já tem calendário de eventos definidos

Apesar dos desfiles carnavalescos terem sido adiados por uma série de fatores administrativos e financeiros, conforme já anunciados. As festas pré-carnavalescas em fevereiro já foram definidas.
No dia 5, a AFONNORJ, realizará uma festa, na sede da Mocidade Louca, as 21 horas;
No dia 6, acontecerá a eleição do Rei Momo, bem como do Príncipe, Princesa e Musa Gay, às 21 horas, no Automóvel Clube Fluminense;
No dia 18, acontecerá o desfile da Banda Carmen Miranda, pela Orla I, com saída em frente Parthenon;
No dia 20, o Boi Capeta, fará seu desfile que culminará com um baile popular no Largo da Imprensa.
Além dos desfiles carnavalescos, entre os dias 30 de abril e 3 de maio, a Associação dos Compositores de Campos, irá escolher os melhores sambas-enredo das escolas, blocos e bois de samba.

2009 01 22 - Blocos e Escolas de Samba divulgam data do desfile carnavalesco

As Escolas e Blocos de samba, que desfilarão no “Carnaval, da Paz e na Mudança”, já realizaram suas assembléias e decidiram que os desfiles carnavalescos serão realizados da seguinte forma: na quinta e sexta-feira, 30 de abril e 1º de maio, respectivamente desfilarão os Blocos de Samba, dos grupos de Acesso e Especial.

Quanto ao desfile das Escolas de Samba, elas serão realizadas no sábado e domingo, 2 e 3 de maio. Sendo que as Escolas do Grupo Especial desfilarão no sábado, e as Escolas do Grupo de Acesso será no domingo.

De acordo com o presidente da AESC – Associação das Escolas de Samba, Ariel Chacar, “como o número de escolas de samba do grupo especial é maior, e o desfile terminará por volta das 4 horas da manhã, resolvi colocar seu desfile no sábado para domingo, e no domingo, os desfiles do Grupo de Acesso terminarão por volta das 2 horas da madrugada”.

2009 01 19 - Primeiras notícias


A partir do dia primeiro, com a assunção da prefeita Rosinha Garotinho, a primeira mulher a governar o Município de Campos dos Goytacazes, a Fundação Municipal Teatro Trianon, passou a ter uma nova diretoria e, também, uma nova gestão administrativa voltada para a valorização das artes cênicas e, naturalmente, dos produtores desta cidade que, historicamente, festeja mais de 300 anos de teatro, contando este tempo a partir das celebrações festivas e quermesses do Padre Guaraciaba, em prol das obras da Catedral do Santíssimo Salvador.
 
Secretaria de Cultura
 
Com o objetivo de valorizar, ainda mais, as produções culturais e artísticas do município, a prefeita Rosinha Garotinho criou a Secretaria Municipal de Cultura desmembrando-a da Educação. O professor Orávio de Campos Soares é o primeiro secretário e responde, também, pela presidência da Fundação Trianon.
 
A nova diretoria:
 
Presidente – Professor Orávio de Campos Soares

Superintendente Administrativa – Relações Públicas Fabiana da Silva Pinto

Superintendente Operacional – Elias Gonzaga da Silva

Superintendente Artístico – Professora Maria Helena Gomes da Silva

Diretora do Corpo de Baile – Professora Márcia Cristina Lisboa

Diretora de Teatro – Professora Neusimar da Hora

Diretor da Orquestra – Maestro Ethmar Filho

Diretor de Artes Plásticas – Professor Fernando Luiz Neves Soares