quarta-feira, 29 de setembro de 2010

2009 12 27 - Dores de Macabu encerra Projeto “Cantatas de Natal”


Com uma equipe de instrumentistas jovens, a Sociedade Musical Nossa Senhora das Dores, regida pelo maestro Gilmar Ferreira Gonzaga, encerrou o Projeto “Para Ver a Banda Passar”, ontem em Dores de Macabu, apresentando as “Cantatas de Natal”, cujo projeto criado pela Prefeita Rosinha Garotinho, faz parte do projeto “Pra Sempre Natal”.
O Secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, acompanhou a saída da Sociedade Musical Nossa Senhora das Dores, de sua sede até a praça onde os músicos se apresentaram.
- Ciente de que estamos há dois anos do seu centenário, e vendo essa juventude tão interessada em tocar um instrumento musical, sinto que a Sociedade Musical Nossa Senhora das Dores de Macabu, ainda viverá por mais 100 anos, declarou Orávio.
Com essa apresentação a prefeitura conclui nesse ano, três projetos criados com o objetivo de levar cultura, entretenimento e lazer a diversos distritos e bairros de Campos, que valorizou os artistas da terra.

Notícia postada em 27/12/2009.

2009 12 24 - Sociedades Musicais encerram festividades do “Pra Sempre Natal”


Nem mesmo o vento insistente e a chuva miúda tiraram o brilho do projeto “Para Ver a Banda Passar”, no início da noite de ontem, na Praça do Santíssimo Salvador e em São Sebastião. Encerrando suas atividades em 2009, a Sociedade Musical Operários Campista, regida pelo maestro Luis Reis, encerrou as festividades do projeto “Pra Sempre Natal”, com uma Cantata de Natal no centro da cidade, enquanto na Baixada, a mais centenária de todas as sociedades musicais, a Sociedade Musical Euterpe Sebastianense, regida por Delmo de Almeida Rangel, fazia sua Cantata de Natal, em frente à Igreja de São Sebastião, padroeiro da localidade de mesmo nome.
O Secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, acompanhado de seu subsecretário, Sérgio Alvarenga, acompanharam as apresentações no centro e no distrito.
Para o secretário de Cultura, a Cantata de Natal, encerra apenas a atividade das Sociedades Musicais no ano de 2009, mas ele espera muito mais para 2010.
- Espero que as Cantatas de Natal, no centro e aqui em São Sebastião, não encerrem apenas as atividades das Sociedades Musicais para o ano, mas que renovem a esperança de que em 2010, elas possam contribuir para a cultura, abrindo suas portas para o ensino da música aos jovens que tiverem interesse em tocar um instrumento musical, como é o desejo da Prefeita Rosinha Garotinho, disse Orávio.
São Sebastião – Como sempre ocorre naquele distrito, os acordes da Sociedade Musical Euterpe Sebastianense, chamaram a atenção dos moradores do local, inclusive do Padre Denílson, que preparava-se para ministrar a missa.
Dores de Macabu – Ainda dentro do Projeto “Para Ver a Banda Passar”, a Sociedade Musical Nossa Senhora das Dores, fará sua Cantata de Natal, no dia 26, às 19 horas.

Notícia postada em 25/12/2009.

2009 12 20 - Papai Noel emociona crianças no Arizão


Como presente para as crianças campistas a prefeita Rosinha Garotinho, conseguiu trazer a alegria as crianças que compareceram ontem no Estádio Ary de Oliveira e Souza para ver a chegada de Papai Noel.
Desde as 14 horas inúmeros pais e filhos estiveram no estádio para esperar o tão sonhado momento, de ver o velhinho descer de helicóptero no gramado do estádio e em seguida ser recebido por milhares de pessoas, que embalados pelos contagiantes animadores culturais, cantaram diversas músicas natalinas, e ainda desfraldaram uma bandeira gigante, nas cores azul e branco, onde surgia em seu centro a palavra “Paz”.
A prefeita Rosinha Garotinho recebeu Papai Noel e ouviu dele algumas palavras de fé e amor, renovando o espírito natalino que deve sempre existir no coração de todas as pessoas, mas lembrando sempre, que o motivo maior da festa natalina, é a comemoração do aniversário de Jesus.
Após sua chegada, milhares de crianças tiveram acesso ao gramado do Arizão para ganhar um abraço de Papai Noel, e muitas delas ainda quebraram o protocolo e abraçaram a prefeita Rosinha Garotinho, pelo grande presente.

Notícia postada em 20/12/2009.

2009 12 17 - Lagoa de Cima, um presépio digno para o nascimento de Jesus


Originalidade e simplicidade são as marcas do presépio montado em Lagoa de Cima, pelo artista plástico Marcelo Beraldi. O presépio criado por ele, feito a base de natureza morta, além de objetos típicos do conhecimento dos moradores de Lagoa de Cima, encantaram os olhos de quem esteve na noite de ontem, naquele recanto.
Coberto com palhas, tendo apoio de um barco, e ornamentado com tarrafas de pesca, Marcelo Beraldi superou as expectativas em seu presépio, cujo projeto foi batizado por “Um Natal Diferente”.
Comovido e sensibilizado com a sua própria criação, Beraldi agradeceu o apoio que recebeu do Secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, e da prefeita Rosinha Garotinho, por ter dado oportunidade a ele e a outros artesãos de mostrarem que, também, são capazes de criar outros objetos de arte, além daqueles dedicados ao carnaval.
Agradeceu também à comunidade que o recebeu com carinho e lhe deu apoio para a confecção de sua obra dizendo que “nem tudo está perdido, nós temos que acreditar nas possibilidades e só vocês podem mudar isso”, convidando os pais e moradores do local a investir na educação de seus filhos, para que elas possam crer nas mudanças que estão por vir e para que o progresso local possa acontecer.
Ao fazer um relato hidrográfico da região de Lagoa de Cima, o secretário ressaltou o fato de que “a Lagoa de Cima é um lugar mágico por natureza, não só pelas belezas naturais, mas também em relação à potencialidade turística que é muito pouco explorada, mas que será muito explorada no governo da prefeita Rosinha Garotinho”.
Sobre o trabalho do artista plástico, Orávio definiu que ela é representativa do nativismo, “porque liga a natureza a sua acepção melhor da arte, já que a arte é a transformação da natureza em alguma coisa que tem de ser um conceito devidamente aceito por todos, e quando nós aceitamos esse tipo de trabalho, nós o valorizamos enquanto obra de arte. Não é qualquer pessoa que faz isso, não. Ela representa exatamente a liberdade de expressão que a prefeita Rosinha Garotinho garante a todos os decoradores. Mas esse trabalho representa também a integração de todas as famílias de Lagoa de Cima, ela é um presente para as crianças”.

Notícia postada em 17/12/2009.

2009 12 10 - Jardim Carioca inaugura decoração natalina


Em uma cerimônia simples o secretário municipal de Cultura, Orávio de Campos Soares, e o artista plástico, Carlos Alberto Pavuna inauguraram a decoração natalina na Rotatória do Jardim Carioca, no final da Avenida Tancredo Neves, ontem à noite.
Mesmo contando com um pequeno movimento de pessoas, que paravam para ver a decoração natalina, e da garotada que apresentava mil motivos para brincar na praça, Pavuna explicou que para ele, “o Natal é todo dia” e agradeceu o apoio e o carinho da prefeita Rosinha Garotinho.
Em seu discurso Orávio lembrou que o projeto é fruto do reconhecimento da prefeita ao trabalho que esses artistas vem fazendo ao longo do ano, para o carnaval campista. Historicizou o projeto lembrando que o gasto utilizado para a confecção da decoração natalina deste ano é o mesmo do ano passado, mas diversificado por 35 praças do município, ao mesmo custo de anos anteriores, que eram limitados apenas à Praça do Santíssimo Salvador.
“Realmente os artistas de Campos são muito inspirados, porque para fazer essas peças com material reciclável é preciso que você tenha muita inspiração e que seja um artista da melhor acepção”, lembrou Orávio.
“É buscando material no comércio local que você ira fazer com que a sociedade se integre ao espírito natalino, o que é a grande finalidade. E é objetivo da Prefeita fazer alguma coisa que contemple essa satisfação, já que ela ao criar esse projeto ela não quis apenas prestigiar a família, mas sobretudo as crianças, pelo carinho todo especial que ela tem pelas crianças. E que cada praça decorada seja um momento de reflexão para todos nós” concluiu o Secretário..

Notícia postada em 11/12/2009.

2009 12 10 - Decoração natalina do Jardim do Liceu será inaugurada amanhã


Um dos pontos turísticos mais charmosos de Campos, o Jardim do Liceu, terá sua decoração natalina inaugurada amanhã, sexta-feira, às 20 horas. Os artesãos Edhuardo Rodrigues e Daniel Faes, que tiveram a colaboração de Clycia Nogueira, estão aguardando com expectativa a inauguração de seu projeto “Os Anjos celebram a vida, o maior presente de Deus, Anunciando um Universo de luz para você. Feliz Natal!”, dentro do projeto Para Sempre Natal. Já que eles abriram mão de muitas coisas para investir na satisfação do público de uma forma geral.
Enquanto aguardava a chegada da sua obra de arte, ao Jardim do Liceu, Daniel contou que “desejo mostrar à população que buscamos nas palavras e no desejo da Prefeita Rosinha Garotinho, viabilizar a nossa decoração, mas também de fazer com que o público, aspire esse espírito natalino, para que tenhamos mais paz e confraternização entre as pessoas”.
Uma das atrações que está sendo elaborada pela dupla será uma apresentação de dança com alguns bailarinos, enquanto a Secretaria de Cultura prepara uma apresentação musical de coral e canto.

2009 12 06 - Ronaldo Vasconcelos desvenda mundo dos sonhos em Dreams


Sonhos e pesadelos, desejos e delírios, foram a tônica do espetáculo de dança “Dreams”, da Escola de Dança Ronaldo Vasconcelos. Nesse espetáculo ele desvenda o mundo dos sonhos de crianças, jovens e adultos. Desde os clássicos do balé, sonho de qualquer menina ou de uma dançarina, até os pesadelos e desejos da juventude, como sonhos com aranhas e o ronco de motos rasgando a noite.
O espetáculo atraiu grande público ontem à noite no Trianon, e o que chamou a atenção foi a sequência rápida de uma cena para outra, fazendo com que o público não ficasse cansado mas sim extasiado com os diferentes momentos do espetáculo.
Ansioso e preocupado para que tudo desse certo, Ronaldo Vasconcelos se exibiu em algumas cenas arrancando aplausos, como uma aranha, e mostrando sua arte ao dançar uma música flamenca. Hoje domingo, o show começa mais cedo, às 20h30 e ele certamente espera encher o Trianon, emocionando o seu público cativo e os amantes da dança.

Notícia postada em 06/12/2009.

2009 12 05 - Calor humano foi a tônica na inauguração de praça da Igreja Santo Antônio


Apesar de São Pedro ter atrapalhado a festa da inauguração da decoração natalina na praça em frente a Igreja de Santo Antônio, ele não podia esperar que o calor humano, a alegria e o amor pudessem fazer a diferença no Salão da Igreja.
Recepcionados pelo padre Paulo Henrique, o secretário Municipal de Cultura, Orávio de Campos Soares, acompanhado do subsecretário de Cultura, Sérgio Alvarenga; do superintendente de assuntos do governo, José Carlos Costa – o Ferrugem; e o presidente da CODEMCA, Jivago Vieira Faria, enalteceram a obra do artesão Paulo de Tarso, e também a vontade da prefeita Rosinha Garotinho de fazer com que todos os campistas voltem a ter em seus corações o espírito de receptividade, de carinho e amor que o campista possui.
O superintendente, José Carlos, disse que “o Natal não é apenas uma data para os católicos comemorarem o nascimento do Senhor Jesus, mas também um momento para refletirmos e abrirmos os braços para todos os irmãos, sejam eles de seguidores de outras religiões e outros credos”.
Entre um discurso e outro, o subsecretário, Sérgio Alvarenga, puxava o coro com o grupo da Terceira Idade, Zenilta Martins, que compareceu àquela praça para entoar cânticos natalinos e outras músicas que desenvolvessem nos moradores da localidade o verdadeiro espírito de Natal.
Matadouro – Ao visitar a comunidade da Portelinha, o Secretário Municipal de Cultura, Orávio de Campos Soares, informou aos líderes da comunidade que irá providenciar a implantação de uma árvore natalina naquele local, para que a comunidade não fique sem uma ornamentação natalina.

Notícia postada em 05/12/2009.

2009 12 04 - Secretário de Cultura inaugura três Praças com decoração Natalina


Cumprindo determinação da prefeita Rosinha Garotinho de inaugurar a decoração natalina em 35 praças do município, o secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, esteve ontem no Parque São José, na Chatuba e em Goitacazes, ontem à noite, acompanhado do Superintendente de Assuntos do Governo, José Carlos do Couto (Ferrugem), que transmitiram a população de cada um desses recantos o recado da Prefeita, sobre o espírito natalino.
Em Goitacazes, tanto o secretário como o superintendente tiveram o apoio do vice-prefeito, Dr. Chicão, que elogiou o trabalho dos artistas, e ainda brindou o público presente com uma boa notícia, sobre a reforma do Hospital São José, naquele distrito.
Parque São José – Em uma cerimônia simples, contando com a apresentação do Coral Filhos da Luz, da Igreja Assembléia de Deus, do Ministério de Madureira, e regido pela Maestrina Reginalda Cardoso, os jovens cantores entoaram músicas como, “Um Anjo Muito Especial”, “Natal Todo Dia”, ambas do grupo Roupa Nova e “A Paz”, música de Michael Jackson e em versão do mesmo grupo musical. Na Rua Capitão Nazário Pereira Gomes, a decoração natalina cujo tema é “Um Natal para Todos”, foi criada pelo artista Edgard Pereira.
Para o radialista Ivan Crespo que esteve acompanhando a inauguração da decoração natalina no Parque São José, e parabenizou ao artista e a equipe de governo “por estar levando o espírito natalino a diversos bairros do município”. Já a funcionária pública, Alda Maria, desejou que a árvore traga “mais paz e alegria para todos os campistas”.

Chatuba – Cercada de crianças do bairro encantadas com a decoração natalina feita com bagaço de cana, pelas artistas Elizabeth Guimarães de Azevedo e Ivanete Fernandes, a solenidade de inauguração foi realizada com algumas palavras do Secretário de Cultura, Orávio de Campos Soares, que enalteceu o trabalho das artesãs.
Já a artista Ivanete Fernandes estava emocionada com a repercussão e o brilho de seu trabalho, “já que a primeira vez que faço um trabalho desse porte, e como instrutora e artesão sinto que é uma peça que não tem preço, já que é pegar o bagaço da cana que está jogado na usina e transformá-lo em arte, isso sem falar no fato de que dessa maneira ensinamos nossos alunos a aumentar sua produtividade e sua renda”. “Eu sou apaixonada pelo Natal, e fazer um trabalho como esse, junto com a comunidade, é emocionante”, declarou Elizabeth.
Goitacazes – Contando com a apresentação de uma retreta musical feita pela Sociedade Musical Lira de Apolo, a Praça São Gonçalo, no distrito de Goitacazes, estava tomada de populares, que vislumbravam a beleza do presépio montado no coreto e as outras peças decorativas instaladas nas árvores ao redor da praça e feitas pela artesã Rosa Maria Siqueira Alves.
Ao revelar que voltar para Goitacazes, era voltar às suas raízes, o secretário Municipal de Cultura, pontuou momentos inesquecíveis da história desse distrito, como as disputas futebolísticas da equipe do São José, das viagens de trem, das sessões cinematográficas e dos grandes bailes de carnaval. Lembrando que “a prefeita Rosinha Garotinho, tem um carinho muito especial por todas as crianças e pelas famílias, tanto que determinou que nós fizéssemos esse trabalho que enfatizasse a condição da família, fazer um Natal que nós possamos festejar o Natal do aniversariante, Jesus Cristo”, disse Orávio.
“Ao mandar ornamentar essas praças com motivos natalinos a prefeita Rosinha Garotinho nutre um carinho muito grande pela população e iluminando todas as praças deseja que todos os corações, todas as pessoas, de uma forma simbólica sejam inspiradas e que Deus possa abençoar a todos de Goitacazes, para que tenhamos um Natal cheio de luz, como será o Natal de nossa Campos dos Goytacazes”, encerrou o vice-prefeito, Dr. Chicão.

2009 12 03 - Custodópolis ganha Portal Natalino


         Os moradores de Custodópolis tem motivos para se orgulhar, é que ontem à noite foi inaugurado o Portal Natalino na Praça João Nogueira. O portal faz parte do cronograma de 35 praças que receberão decoração de natal do projeto “Para Sempre Natal”, criado pela prefeita Rosinha Garotinho.
         Este programa tem como objetivo dotar boa parte das praças do município com decoração natalina e fazer com que o povo campista volte a ter o espírito de natal em seus corações.
         Dentro dos festejos de inauguração do Portal Natalino, em Custodópolis, houve apresentação de corais das igrejas localizadas no bairro, bem como de um show da Banda de Fanfarra da Escola Municipal Lions Clube.
Para o artista Benedito Fernandes, autor do projeto de decoração do Portal Natalino, em Custodópolis, “essa foi uma oportunidade única e também de muito aprendizado, porque foi a primeira vez que realizei um trabalho dessa magnitude”. Ele agradeceu também o empenho de sua equipe, e só lamentou o fato de não poder ter participado de toda a festa já que estava preparando as decorações natalinas das praças de Nova Brasília, cujo tema é “Lembrando o Menino Jesus”, que será inaugurada no sábado, dia 05, às 21 horas.
        
Notícia postada em 03/12/2009

2009 12 02 - Dreams, um sonho de dança


         Quem é que nunca viveu a utopia de realizar o seu desejo? Um desejo que o levasse a satisfação suprema de seu ser. Assim é Dreams, a realização material do sonho de um bailarino que dança diversos estilos musicais, com muito swing, balanço e técnica, onde os diversos ritmos são levados a alegria extrema.
         Contando com 100 integrantes, entre bailarinos, dançarinos e equipe técnica, a Escola de Dança Ronaldo Vasconcelos, apresentará nos dias 05, às 21 horas, e 06, às 20 horas, no Teatro Municipal Trianon, um maravilhoso espetáculo, em duas apresentações.
         Tendo na equipe pessoas de talento como Fernando Rossi (roteiro), Vanderlei Machado (cenário) e André Peixoto (iluminação), o coreógrafo e dançarino Ronaldo Vasconcelos, assina a direção geral.
         Os ingressos já estão a venda na bilheteria do Trianon. Os ingressos custam R$ 30,00 (trinta reais), inteira. A meia-entrada custa R$ 15,00 (quinze reais), e àqueles que apresentarem o flyer promocional até o dia 04, poderão adquirir o ingresso com desconto, ao valor de R$ 20,00 (vinte reais).
         Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 2733-0281.

Notícia postada em 02/12/2009.

2009 12 01 - Detalhes adiam inauguração natalina em Custodópolis


         Apesar do calor humano que fervilhava na praça João Nogueira em Custodópolis, e uma noite muito bonita, os pequenos detalhes adiaram a inauguração da decoração natalina naquela praça. Mesmo com a presença da Banda de Fanfarra da Escola Municipal Lions I, os secretários municipais que estiveram em Custodópolis, como os secretários de Cultura, Orávio de Campos Soares; do subsecretário, Sérgio Alvarenga; Secretário de Defesa Civil, Marcos Soares; Secretária de Educação, Joilza Rangel; do presidente da Campos-Luz, Álvaro Barbosa; do subsecretário de Comunicação, Carlos Cunha; do Secretário de Controle e Orçamento, Suledil Bernardino, acharam por bem, adiar a inauguração.
A alegação do decorador Edgard Pereira, que esteve ajudando Benedito Fernandes, “é que ainda falta parte da decoração, e alguns equipamentos eletrônicos que iluminam as esculturas ainda não estavam instalados”.
Mas ele garantiu que hoje, quarta-feira, tudo estaria pronto, para alegrar e acender nos moradores de Custodópolis o espírito natalino, como é o desejo da Prefeita Rosinha Garotinho.

Notícia postada em 02/12/2009.