segunda-feira, 9 de agosto de 2010

2009 03 11 - Secretário de Cultura visitará Solar dos Airizes


O secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, visitará o Solar dos Airizes, no próximo sábado, 14, para verificar as condições daquele prédio histórico. Para essa visita, Orávio irá contar com a companhia de diversas autoridades ligadas à cultura e ao turismo do município, como o diretor Luiz Eduardo Simões; o presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Alvanir Ferreira Avelino; o presidente da Fundação Zumbi dos Palmares, Jorge Luiz dos Santos; o diretor do Arquivo Público Municipal, Carlos Freitas; e o diretor do Museu Olavo Cardoso, Maurício Caldas Xexéo e o pesquisador Humberto Neto Chagas, autor de uma tese sobre o solar.
“O empresário Nelson Lamego mostrou-se disposto a doar o Solar dos Airizes, para o poder público municipal. Tendo em vista o fato de que, a prefeita Rosinha Garotinho está interessada em criar ali um espaço cultural, como o Museu do Açúcar ou o Museu de Arte Popular”, informou Orávio.
O Solar dos Airizes foi construído em fins do século XVIII em estilo colonial e tombado pelo SPHAN em 1940. Ele apresenta sérios problemas estruturais, e o empresário não dispõe de recursos financeiros para viabilizar uma reforma no prédio.
Para essa visita, Orávio conta também com a colaboração de técnicos da Secretaria Municipal de Obras, “que farão um levantamento minucioso do terreno no entorno do prédio, para uma avaliação da área que poderá ser, após avaliação da prefeita Rosinha Garotinho, adquirida pela municipalidade”.

2009 03 10 - Nelson Lamego deseja doar Solar dos Airizes para o Poder Público Municipal


O secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares recebeu na manhã de hoje diversas autoridades municipais do ramo cultural para debaterem com o empresário Nelson Lamego, a viabilidade da doação, compra e restauração do Solar dos Airizes, já que há um interesse do poder público municipal em tombar este prédio que faz parte do contexto histórico e cultural do município.
Além do secretário de cultura estiveram presentes, o secretário Municipal de Turismo, Luis Eduardo Simões; o presidente da Fundação Zumbi dos Palmares, Jorge Luiz dos Santos; a vice-presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Ademilde Maria Pacheco de Freitas; o diretor do Arquivo Público Municipal, Carlos Freitas; o diretor do Museu Olavo Cardoso, Maurício Xexéo; o professor, Humberto Chagas; o diretor da Orquestra, maestro Ethmar Filho; o diretor de Artes Plásticas, Fernando Luiz Neves, a diretora de Teatro, Neusimar da Hora; e a diretora do Corpo de Baile, Márcia Cristina Lisboa.
Na reunião com todos os presentes, o empresário se mostrou interessado em doar o prédio ao poder público municipal, tendo em vista o fato de que o prédio construído em fins do século XVIII em estilo colonial, e utilizando em sua construção esteios de madeira como o pau-brasil e a peroba, foi tombado pelo SPHAN, em 1940. Apresenta sérios problemas estruturais, e ele não dispõe de recursos para viabilizar uma reforma em todo o prédio.
O empresário também apresentou uma proposta ao secretário de cultura, para a venda do terreno no entorno do prédio, que segundo ele poderia ser orçado em R$ 167.000,00 pelos 450 metros de terreno incluindo aí algumas benfeitorias, como água e luz.
Orávio ratificou o desejo de adquirir o prédio com o terreno, salientando que há um interesse por parte do poder público em adquirir tal edifício, no entanto irá levar a proposta para a prefeita Rosinha Garotinho, para que ela avalie a proposta do empresário. Entretanto, Orávio marcou para sábado, 14 de março, às 9 horas, uma visita de todos aqueles que assistiram a reunião e estão interessados em acompanhá-lo para uma visita ao local, onde serão feitas medições do terreno e uma avaliação das condições atuais do prédio.
Diante dos presentes, Orávio informou que é desejo da prefeita Rosinha Garotinho, instalar nesse prédio o Museu do Açúcar ou um Museu de Arte Popular.

2009 03 06 - Prosseguem inscrições para cursos de teatro e dança do Trianon

  
Continuam as inscrições para os cursos livres de teatro e dança, oferecidos pela Fundação Teatro Municipal Trianon. Os interessados devem comparecer ao Teatro de Bolso Procópio Ferreira, das 9h às 18h. No início do mês de março, começarão os testes dos inscritos.

A partir do curso de dança, será formada uma turma de balé clássico com meninas de 7 a 12 anos. Para o curso de teatro, jovens a partir dos 14 anos podem se inscrever, não existindo limite máximo de idade para os interessados.

- O curso de teatro atenderá ao que determinou o secretário de Cultura, Orávio de Campos Soares, na capacitação dos futuros profissionais do setor teatral da região. É um curso intensivo, com 50 alunos, divididos em duas turmas. As aulas acontecerão no Teatro de Bolso, às segundas, quartas, sextas e sábados - anuncia a diretora de teatro da Fundação, Neusimar da Hora.

Segundo a diretora de dança da entidade, Márcia Lisboa, em seu curso as aulas deverão acontecer sempre às terças e quintas-feiras. Na segunda semana de março, as meninas farão os testes. Na terceira semana, as aulas serão iniciadas. "É uma grande oportunidade de descoberta de bailarinas com futuro promissor", ressalta Márcia.

Para se inscrever, basta levar uma cópia da identidade ou da certidão de nascimento. Crianças devem comparecer com os pais ou responsável. As vagas são limitadas. O Teatro de Bolso funciona à Avenida XV de Novembro s/n. Maiores informações pelo telefone (22) 2733-7372.

2009 03 06 - Conselho Municipal de Cultura reúne-se hoje


Passado o período de festas, os membros do Conselho Municipal de Cultura, voltam a se reunir hoje no Teatro Municipal Trianon, às 18 horas para tratar da reestruturação do conselho e do decreto que o instituiu. Eles irão deliberar também sobre a criação do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura, além de assuntos gerais e de administração.
O principal objetivo desse Fundo é fomentar a produção cultural local como as artes cênicas (teatro, circo, dança), música, literatura, memória, artes plásticas, grafite, artes visuais (cinema, fotografia, vídeo), folclore,  artesanato, acervos culturais, patrimõnio cultural, entre outros. O Conselho Municipal de Cultura foi criado pela Lei nº 7.919 de 9 de julho de 2007. 

2009 02 21 - Maquete do Sambódromo


O tão sonhado Centro de Eventos Populares - CEPOP, onde serão realizados os desfiles carnavalescos e outros eventos culturais em 2010, começa a se tornar realidade no governo Rosinha Garotinho. A maquete “do nosso sambódromo”, será lançada no próximo dia 3, terça-feira, as 19 horas, no Foyer do Teatro Trianon.
Uma festa está sendo preparada pela Associação das Escolas de Samba – AESC, União dos Blocos de Samba – UBS, e Associação Folclórica do Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro – AFONNORJ, e Associação Campista de Compositores – ACC.
Está confirmada a presença de Nelcimar Pires com sua fantasia campeoníssima dos desfiles do Hotel Glória, e Saldanha da Gama.
Por lá estarão também o Rei Momo, Talvane Angelo e sua corte, a Rainha, Fabiana Santos; o Príncipe Ubirajara Silva; a Princesa, Michele Fernandes; e a Rainha da AFONNORJ e todas as tendências de um carnaval que festeja este ano 175 anos.
A festa está sendo preparada pelo Cerimonial da Prefeitura e da Fundação Teatro Trianon. Todos estão convidados a participar com sua roupa de festa.

2009 02 21 - Boi Capeta fecha as festas pré-carnavalescas


O que foi uma brincadeira dos jogadores do Goytacaz acabou virando tradição. Há 39 anos o Boi Capeta tradicionalmente sai de sua concentração, em frente ao Estádio Ary de Oliveira e Souza embalado pelo ânimo dos seus aficcionados, em direção ao centro da cidade, mas sempre pela contra-mão das ruas dos Goytacazes, Tenente-Coronel Cardoso, 13 de Maio e Boulevard Francisco de Paula Carneiro, até chegar ao Largo da Imprensa, onde a Banda Breque Show, os aguardava para um Baile Popular.
Para tanto, os foliões contaram com a colaboração dos guardas municipais Roney de Souza Cândido e de Alexsander Nunes da Silva. Foram incançáveis na orientação do trânsito e na segurança das famílias envolvidas pelo desfile.
Para Roberto Fernandes da Silva, o Beto Baixinho, a expectativa pela saída do Boi era muito boa, principalmente porque esse ano, o Boi teve da Prefeita Rosinha Garotinho, através do Secretário de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos, o apoio e o suporte necessário para seu desfile.
Ao passar das 20 horas, havia poucos foliões na Rua dos Goytacazes, entre o Bar Mitinga´s  e o Chora na Rampa, localizado no Estádio, mesmo assim, Beto Baixinho acreditava que o número de foliões aumentaria. “Infelizmente temos de esperar a novela acabar, para esperar os últimos foliões chegarem para sair com o Boi”. Ele informou também que entre seus foliões há diversos médicos, dentistas, advogados e psicólogos.
Entre as figuras ilustres, Jaime Siqueira, empresário e um dos diretores da Drogaria Isalvo Lima, confirmou que ele também dirigiu o Boi durante algum tempo, e contou que, “inicialmente o boi era composto por jogadores do Goytacaz, e só desfilava aqui na rua do Gás. Tempos depois o boi abriu espaço para os jogadores do Americano e de outros clubes da cidade. Hoje o Boi Capeta é um boi democrático, porque ele está aberto a todas as classes sociais”.
Outro fato lembrado pelo empresário Jaime Siqueira, é o fato de que “há algum tempo o Boi Capeta vem abrindo espaços para os travestis, que tem dado ainda mais brilho ao desfile do Boi. Por isso que ele há 10 anos vem se tornando popular, e uma atração para a cidade”. 

2009 02 20 - Carnavalescos receberão primeira parcela de verba da prefeitura na próxima sexta-feira.


O Secretário de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares esteve reunido na manhã de hoje, com os representantes das entidades carnavalescas para divulgar que o valor do contingenciamento de R$ 1.005.000,00 (hum milhão e cinco mil reais) relativo ao valor a ser repassado pela Fundação Teatro Municipal Trianon às entidades carnavalescas e destas para seus filiados, já foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial, e que na próxima sexta-feira o valor do repasse já estará disponível para as instituições carnavalescas.
Orávio explicou que a demora no repasse da primeira parcela do contingenciamento deveu-se simplesmente a entraves burocráticos, e também pelo fato de que os processos não andaram de forma simultânea, “pois sempre faltava um ou outro documento e era isto que atrasava o andamento dos processos”.
“Agora as entidades vão receber os seus repasses através de NSD – Nota de Solicitação de Despesa, e se não fosse o carnaval na terça-feira o dinheiro já estaria liberado. Como estamos às vésperas do carnaval, o dinheiro será liberado na quinta ou sexta-feira”, disse Orávio.
O secretário concluiu dizendo que “dessa forma fechamos um ciclo de entendimento, desde as primeiras reuniões quando a Prefeita Rosinha Garotinho, nomeou-me para resolver essas questões”. Ele acredita que o carnaval desse ano, será um divisor de águas entre o modelo ultrapassado e doentio, e um novo modelo de carnaval que será determinado através de um seminário a ser realizado logo depois do carnaval desse ano. Onde os representantes de todas as instituições carnavalescas serão convidados a participar e debater um novo modelo de gestão administrativa para o carnaval campista.
O secretário aproveitou para chamar a atenção de todos e anunciar que a Prefeita Rosinha Garotinho, irá lançar a maquete do CEPOP – Centro de Cultura Popular, na terça-feira, 3 de março, às 20 horas no Foyer do Trianon. Informou também que a Prefeita já autorizou a desapropriação da outra área anexa ao local, já que ela deseja uma pista de 450 metros. “Nessa área que será desapropriada haverá espaço para os barracões das escolas, espaço para o samba, Museu do Carnaval, escolas, creches, oficinas de carnaval, etc. Pela primeira vez alguém está consubstanciando o espaço que era um sonho dos carnavalescos. E será nesse espaço que haverá futuramente os desfiles de 7 de Setembro, shows, desfile de Bois, etc”.
Orávio concluiu dizendo que “quanto ao piso, foi solicitado à Secretaria de Obras, que fizesse um piso um pouco mais alto do que o chão da avenida, com um bom sistema de drenagem para facilitar o escoamento da água das chuvas”.

2009 02 16 - Boi Jaguar vence Batalha de Confetes do Ouro-Azul


O Boi Jaguar foi o grande vencedor da tradicional Batalha de Confetes do Ouro-Azul que começou na noite de sábado e só terminou na manhã de domingo, na Rua 13 de Maio. Muitos foliões prestigiaram a festa e viraram a noite, sambando e acompanhando a passagem dos bois do Grupo Especial, como: Boi Arrastão, Zulu, Guloso, K-Brunco, Beira-Rio, Jaguar, da Raça e Boi com Abóbora. Além do título o Boi Jaguar também recebeu R$ 700 (setecentos reais). Em segundo lugar ficou o Boi K-Brunco e em terceiro o Boi Zulu, ambos também receberam prêmios em dinheiro, assim como os demais. Os três últimos que não conseguiram pontuar receberam apenas R$ 100 (cem reais) pela participação.

Classificação Pontos Premiação
1º BOI JAGUAR            - 77 R$ 700,00
2º BOI K-BRUNCO        - 72 R$ 600,00
3º BOI ZULÚ               - 71 R$ 500,00
4º BOI BEIRA-RIO        - 69 R$ 400,00
5º BOI DA RAÇA          - 68 R$ 300,00
6º BOI GULOSO          - 67 R$ 100,00
7º BOI ARRASTÃO       - 60 R$ 100,00
8º BOI COM ABÓBORA - 59 R$ 100,00

* Apenas os cinco primeiros receberam além do prêmio em dinheiro, um troféu. Quanto aos três últimos eles receberam apenas o prêmio em dinheiro pela participação.

2009 02 16 - Banda Carmen Miranda comemora 100 anos da “Pequena Notável” com desfile na Orla II


Uma das bandas mais tradicionais do carnaval campista, a Banda Carmen Miranda, desfilará amanhã em comemoração aos seus 17 anos de carnaval e em homenagem a “Pequena Notável”, que completa esse ano 100 anos de seu falecimento. O desfile será a partir das 20 horas na Orla II, em Guarus com a coordenação de Flávio Araújo Santos, o “Azulão”. A Banda Carmen Miranda terá o apoio da Banda Breque Show, que fará um baile popular logo depois do desfile.
Para encerrar os festejos pré-carnavalescos, na sexta-feira a partir das 21 horas, o Boi Capeta, fará seu desfile oficial saindo como de costume da frente do Estádio Ary de Oliveira e Souza, campo do Goytacaz Futebol Clube, desfilando pelas ruas centrais da cidade com destino para a Praça do Santíssimo Salvador, onde no Largo da Imprensa haverá um grandioso Baile Popular, com a Banda Breque Show.
As festas pré-carnavalescas em Campos, começaram no último dia 12 com a eleição da Rainha da AFONNORJ – Associação Folclórica do Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, Kátia Regina, na sede da Mocidade Louca, no Morrinho.
No dia 13, às 21 horas, no Automóvel Clube Fluminense a nata carnavalesca da sociedade campista, conheceu os novos monarcas que governarão os festejos carnavalescos na cidade. Foram eleitos, Talvane Angelo Pereira, como Rei Momo 2009; Fabiana Santos, Rainha do Carnaval, Ubirajara Silva, “Bira”, como Príncipe do Carnaval, e Michele Fernandes como Princesa do Carnaval.
Outro evento tradicional do carnaval campista, a Batalha de Confete do Ouro-Azul, coordenado por Lélio de Souza França, aconteceu na rua 13 de Maio, entre as ruas Formosa e Siqueira Campos, e o Boi Jaguar, foi o grande vencedor da Batalha, que fechou aquele trecho da rua, e sambou com todos os oito bois que fizeram suas apresentações, e também com o Bloco “Pega Veado”, que iniciou os desfiles. Todo o apoio logístico para a realização destes eventos tem sido dado pela Prefeitura Municipal de Campos, e pela Fundação Teatro Municipal Trianon.
Em virtude de uma série de fatores, como as chuvas que desabrigaram e desalojaram milhares de famílias em Campos, no início do ano, a Prefeita Rosinha Garotinho, achou por bem transferir o desfile das Escolas, Blocos e Bois de Samba, para os dias 30 de abril, 1º, 2 e 3 de maio desse ano, a ser realizado na Avenida Alberto Lamego. Para esse desfile, que encerra os festejos carnavalescos em Campos, a Prefeitura Municipal de Campos, e a Fundação Teatro Municipal Trianon, tem envidado todos os esforços para dotar o carnaval campista com uma estrutura semelhante ao dos grandes centros do País. O calendário dos desfiles já está definido, enquanto os Bois de Samba, desfilarão nos dias 1º, 2 e 3 de maio; os Blocos de Samba, desfilarão nos dias 30 de abril e 1º de maio; e as Escolas de Samba farão seus desfiles nos dias 2 (Grupo Especial) e 3 de maio (Grupo de Acesso).

2009 02 13 - Secretário promove reunião sobre folclore


Com o desejo de projetar as questões culturais e folclóricas no município, o Secretário de Cultura, Orávio de Campos Soares, realizou na manhã de hoje mais uma reunião de pauta que contou com a presença do presidente da Fundação Zumbi dos Palmares, Jorge Luiz de Souza; da historiadora Sylvia Paes; de Roberto Espinosa, Márcia, Neusimar da Hora, Wilson Heidenfelder, Fernando Luiz, Fabiana Pinto e Adriana Carvalho.
O secretário salientou que “o objetivo principal desse trabalho é resgatar a auto-estima da cidade e da população, até porque é necessário buscar também novos talentos na área cultural. Mas principalmente, focar todo o trabalho nas nossas raízes culturais, como a dança, as lutas, os contadores de caso, versejadores, música, além de outros aspectos culturais”. Neusimar da Hora ressaltou o fato de que “os professores das escolas, tem tratado as questões folclóricas de forma caricaturizada”.
Desse modo, o secretário pretende ter mais contato com as escolas “para que os professores trabalhem a questão folclórica durante o ano e as apresentações culminem numa grande festa a ser realizada em agosto, na Semana do Folclore”.

2009 02 13 - Carnaval campista elege Rei Momo


“Voltamos aos velhos carnavais”, a frase dita pelo presidente da Associação das Escolas de Samba de Campos, Ariel Chacar, sintetiza o que foi a festa realizada no Automóvel Clube Fluminense, na noite de sexta-feira, 13 de fevereiro. Em seguida já com voz embargada pela emoção, de ver tantas pessoas assistindo e torcendo por seus candidatos preferidos, Ariel não conseguiu mais explicar o que ele sentia, mas no sorriso via-se a satisfação de ter conseguido realizar uma das mais belas festas pré-carnvalescas dos últimos anos. “Nunca houve uma festa assim que nos desse a satisfação de ver um clube cheio, movimentado”, explicou Ariel.
Sempre acompanhado dos seus amigos e presidentes das outras entidades carnavalescas, como a UBS – União dos Blocos de Samba, Felizardo Manhães; e AFONNORJ – Associação Folclórica do Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, Rubinho da Maçã. Estes deixaram registrado, o seu contentamento e o seu agradecimento à prefeita Rosinha Garotinho, e ao secretário de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, que deram todo o apoio para que a sociedade carnavalesca pudesse eleger seus monarcas.
Após a apresentação dos candidatos a Rei e Rainha do Carnaval, e o show do grupo “Só Bamba”, Talvane Angelo Pereira foi eleito Rei Momo 2009, e Ubirajara Silva ficou com o título de Príncipe do Samba. Numa disputa acirradíssima entre as oito candidatas que se inscreveram para o Concurso de Rainha, o título coube a Fabiana Santos. Michele Fernandes foi eleita a Princesa do Carnaval.
Embalado pelo samba, e pela emoção de ter conquistado o título de Rei Momo, Talvane, declarou que estava emocionadíssimo com a vitória, e também com a beleza da festa. Ele será o primeiro Rei Momo, a ter um longo reinado já que ele estará presente na Batalha de Confete do Ouro-Azul, na noite de sábado, 14 de fevereiro, e terminará seu reinado no dia 3 de maio desse ano, quando o último Bloco de Samba desfilar. “Acho que a prefeita Rosinha tomou a medida certa, em adiar o desfile para o início de maio, já que estavamos passando por um momento muito difícil, em Campos, face as chuvas e a quantidade de pessoas que ficaram desabrigadas, e essa festa certamente surpreendeu a todos nós”, concluiu.

2009 02 06 - Secretária Estadual de Educação anuncia novos projetos para educação


Em reunião realizada no Teatro Municipal Trianon, para diretores e secretários das escolas públicas, a secretária estadual de Educação, Tereza Porto, anunciou os projetos, avanços e as novidades que pretende implementar em todas as escolas da rede pública estadual.
Entre as novidades está o projeto “Autonomia”, que através de uma parceria com a Fundação Roberto Marinho, pretende dotar as escolas de telesalas onde o aluno terá a oportunidade de assistir e compreender o conteúdo educacional através de encenação artística como é apresentado no Telecurso 2º Grau, da mesma fundação.
Mas o que chamou a atenção dos inúmeros diretores que estiveram presentes no Trianon, foi o Programa de Gestão Escolar 2009, que pretende melhorar os índices de aprovação e os índices de desempenho dos alunos da rede no IDEB. E também a notícia de que o governo do Estado pretende dotar todas as escolas da rede pública de ensino com aparelhos do tipo datashow.
Outra novidade dentro do projeto de Gestão Escolar 2009, será o fato de que a Secretaria pretende capacitar os diretores e secretários de cada escola com um treinamento sobre a legislação educacional, já que muitos diretores assumiram seus cargos no início do ano, e ainda não estão familiarizados com a legislação.
A implantação de modalidades de ensino, e ampliação da oferta de ensino médio regular e cursos profissionalizantes também está na pauta da Secretaria, que deseja atender a demanda da população fluminense, bem como integrar através de uma rede todas as coordenadorias educacionais.
De acordo com o Superintendente de Tecnologia da Informação, Sérgio Mendes, o objetivo principal dessa reunião em Campos, foi o de “informatizar as escolas estaduais dotando-as de sistema de gestão escolar moderno, simples e funcional, para que as escolas possam fazer o controle dos alunos e professores”.