segunda-feira, 13 de setembro de 2010

2009 09 30 - Definidos últimos detalhes para festa do Dia das Crianças


Há pouco mais de dez dias para a realização dos festejos em homenagem ao Dia das Crianças o secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, realizou a última reunião para definir os últimos detalhes quanto a realização dessa festa.
O secretário fez-se acompanhar pelo subsecretário de Cultura, Sérgio Alvarenga, pelo presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Avelino Ferreira; pelo subsecretário de Comunicação, Carlos Cunha; pela arquiteta da Secretaria de Obras, Nahri Alves de Andrade; pela superintendente Administrativa do Trianon e coordenadora do Projeto “Jardim Encantado”, Fabiana Pinto e pelo animador cultural, Wilson Heidenfelder.
Nessa reunião ficou estabelecido que o grupo de capoeira SOS Capoeira, estará divulgando através de uma camiseta as fotos de crianças desaparecidas no município de Campos, bem como todo o aparato técnico e de saúde conforme exigência do alto comando do Grupamento de Bombeiros Militar, como a instalação de postos médicos de urgência, além de uma equipe de pediatras e clínicos de plantão, tanto no Jardim São Benedito como no PU da Rua Saldanha Marinho.
- O Projeto “Jardim Encantado”, não será apenas um dia onde as crianças terão a oportunidade de brincar à vontade, mas também de participar de atividades recreativas e educativas como as de profilaxia higiênica bucal – informou o secretário.
O evento faz parte do projeto da Prefeita Rosinha Garotinho, que tem um carinho especial por todas as crianças e adolescentes. A previsão é da presença de mais de 8 mil crianças, acompanhados por pais e/ou responsáveis.

Notícia postada em 30/09/2009.

2009 09 29 - Secretário ministra palestra sobre cultura popular


O Secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares ministrou a palestra “Cultura Popular e Inclusão Social”, no Museu Olavo Cardoso. A palestra faz parte da 3ª Primavera dos Museus – Museus e Direitos Humanos, que teve início no último dia 23 e termina amanhã (30).
Em sua palestra Orávio mostrou as diversas formas da cultura popular como projeto de inclusão social detalhando o que vem fazendo em termos de pesquisa junto as comunidades que vivem nas “franjas” da cidade. E de como elas interagem com as novas culturas.
Ele explicou o que houve com algumas culturas, como a Folia de Reis, que morreu em nossa cidade, e de como o Jongo persiste, já que criou uma equipe de bailarinos e artistas que tem a incumbência de manter viva as tradições jongueiras.
- Quando levo minha equipe de jongueiros para o interior para interagir com os velhos jongueiros, a impressão que tenho, é que nossos artistas conhecem mais o jongo, do que aqueles que sempre vivenciaram essa cultura - declarou Orávio.
O Seminário termina amanhã, dia 30, com a palestra “Vulnerabilidade / Cidadania em bairros periféricos”, ministrado pela Professora Denise Junca, da UFF, no Museu Olavo Cardoso, a partir das 9 horas. A entrada é franca.

Notícia postada em 29/09/2009.

2009 09 25 - NOTA OFICIAL


EM VIRTUDE DO FINAL DO LUTO OFICIAL DECRETADO PELA PREFEITA ROSINHA GAROTINHO, PELO PASSAMENTO DO VEREADOR RENATO BARBOSA, A PRESIDÊNCIA DA FUNDAÇÃO TEATRO MUNICIPAL TRIANON, RESOLVEU ADIAR O FESTIVAL ESTUDANTIL DE MPB, PARA ESTE SÁBADO, 26 DE SETEMBRO, A PARTIR DAS 9 HORAS.

2009 09 25 - O impasse continua entre os carnavalescos


         “Diante do impasse criado entre as principais entidades carnavalescas e algumas de suas filiadas, a Secretaria Municipal de Cultura, não autoriza e não vê a mínima possibilidade de que as agremiações carnavalescas façam compras antecipadamente”, declarou o secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares ao final de mais uma reunião ocorrida hoje no Trianon.
         Contando apenas com a presença dos presidentes da AFONNORJ – Associação Folclórica do Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, Rubinho da Maçã; da LIESCAM, Jaiminho Ribeiro; da GRES União da Esperança, Alcimar Marcos Ribeiro; do Boi Trovão, Sandra Regina Faria; do Boi Esperança, Marilza Celestino Santana, e a ausência dos presidentes da AESC – Associação das Escolas de Samba, Ariel Chacar e da UBS – União dos Blocos de Samba, Felizardo Manhães, o que se viu foi a falta de entendimento e de uma possível reaproximação entre as duas principais entidades carnavalescas de Campos.
         Nessa reunião Marquinhos Grande, voltou a questionar informações sobre a data limite para entrega dos Relatórios e da Prestação de Contas de sua agremiação a GRES União da Esperança, e pelo fato de que tem procurado o presidente da Ariel Chacar, da AESC e não tem conseguido manter contato.
         Orávio recobrou uma posição de Rubinho da Maçã quanto a sua prestação de contas, e ouviu do presidente da AFONNORJ, que “a minha prestação de contas está com um contador, para verificar se todos os documentos estão corretos, e não há nenhum documento com problemas para prestação das contas”.
         O secretário lembrou aos presentes que o tempo está passando, que desde o início do ano, tem cobrado das agremiações e entidades carnavalescas a prestação de contas, e lamentou que muitas outras coisas já deveriam estar sendo debatidas como por exemplo a questão do CEPOP, cujo espaço escolhido não atende aos requisitos para construção de um sambódromo.

2009 09 24 - Secretário aguarda carnavalescos para planejarem o próximo carnaval


         Dentro do Plano de Desenvolvimento Cultural, o Secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, aguarda para amanhã (sexta-feira) às 9 horas, uma nova reunião com os principais responsáveis pelas entidades carnavalescas que administram o carnaval campista; da Associação das Escolas de Samba – AESC, Ariel Chacar; da Associação Folclórica do Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro – AFONNORJ, Rubinho da Maçã; da União dos Blocos de Samba – UBS, Felizardo Manhães, e da Liga Independente das Escolas de Samba – LIESCAM, Jaime Nolasco.
         O objetivo dessa reunião será o de diminuir as diferenças existentes entre a AESC e a LIESCAM para que ambas possam mostrar na avenida o que de melhor podem apresentar. Além de informar aos presidentes da UBS e da AFONNORJ que o prazo para a entrega dos relatórios desse carnaval já expirou e a não entrega desse relatório poderá acarretar em sérios prejuízos para suas afiliadas.
         - Esperamos que nessa reunião, os presidentes da AFONNORJ e da UBS, possam me trazer boas notícias quanto à entrega dos Relatórios e da Prestação de Contas, já que eles sabiam de antemão que deveriam apresentar tais relatórios, muito antes de receberem as verbas para distribuição entre suas afiliadas. Por outro lado, espero também que nessa reunião tanto a AESC como a LIESCAM possam finalmente acender o cachimbo da paz, e saírem de mãos dadas, com objetivos específicos de mostrar um grande carnaval para 2010, como é o desejo da prefeita Rosinha Garotinho, declarou Orávio.

Notícia postada em 24/09/2009.

2009 09 23 - Secretário faz balanço de ações culturais


Nove meses após a criação da Secretaria Municipal de Cultura, e ocupando paralelamente o cargo de presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon e secretário Orávio de Campos Soares, reuniu-se com a equipe dos departamentos administrativo e artístico para fazer um balanço de todas as ações realizadas por esta secretaria dentro do que convencionou de Plano de Desenvolvimento Cultural, à luz da política da Prefeita Rosinha Garotinho.
Ele classificou suas ações sob o prisma das gestáveis, realizáveis e por-realizar. Entre as ações realizáveis lembrou o carnaval fora de época, curso de dança clássica com mais de 100 crianças e adolescentes; curso livre de teatro em sua segunda edição, contando com 70 alunos, curso livre de desenho, organização da Rancheirada da Coesa; Encontro de Orquestras Jovens da Região Sudeste; Projeto Vozes da Planície – Encontro de Corais.
Os projetos de manutenção e obras nos Teatros Trianon, de Bolso Procópio Ferreira, Museu Olavo Cardoso e Casa de Cultura de Goytacazes, ora sendo viabilizado pela Secretaria de Obras e Urbanismo, além das constantes visitas ao Ministério da Cutura, ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, Funarte, e ao Museu do Folclore e Cultura Popular, no Rio de Janeiro. Eles destacou a participação em seminários de cultura, em Quissamã e Araruama. Catalogação dos pontos turísticos religiosos e culturais da cidade, e das suas várias formas de cultura, como o artesanato, a religião, a culinária, etc.
Como ações gestáveis, o secretário classificou os projetos “Pra ver a Banda Passar”, “Para Sempre Natal”, instalação do “Museu de Cultura Popular”, a reativação do Coppam e o planejamento do Carnaval 2010. Isso sem contar com a revista eletrônica e impressa da Secretaria de Cultura, colocando o Teatro Trianon e o Teatro de Bolso, Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e Fundação Zumbi dos Palmares, como difusores de cultura em nossa cidade, incluindo-se também as Casas de Cultura, o Museu Olavo Cardoso e o Arquivo Público Municipal.
Finalmente, como projetos a serem realizados estão o Projeto Verão-Farol 2010, o Projeto “Jardim Encantado”, em homenagem ao Dia das Crianças, o que vai acontecer no dia 11 de outubro.
Além de todos esses projetos, o Secretário de Cultura orgulha-se de manter, semanalmente, reuniões junto a sua equipe com o objetivo de “administrar e gestar a cultura com responsabilidade e transparência, como é o desejo da prefeita Rosinha Garotinho”, explicou o secretário.

Notícia postada em 23/09/2009.

2009 09 18 - Secretário de Cultura participa de solenidade cívica na prefeitura


Com o objetivo de valorizar as comemorações que exaltam o civismo nacional, a Prefeita Rosinha Garotinho sugeriu na data de hoje uma comemoração pelo Dia dos Símbolos Nacionais, compreendidos pela Bandeira Nacional, Hino Nacional, Brasão de Armas e pelo Selo Nacional.
A solenidade foi organizada pelo Cerimonial do Gabinete da Prefeita, tendo à frente Maria Lúcia Pereira Pinto e sua equipe, e a colaboração da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Teatro Municipal Trianon, no pátio do CESEC.
Para a secretária municipal de Educação, Joilza Rangel presente ao evento, “essa é uma data muitíssimo importante para estarmos reacendendo no coração dos nossos jovens o amor pela nossa pátria”.
A cerimônia contou com o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal; execução do Hino Nacional com a cantora Ana Paula e a participação do saxofonista Carlos Alberto Seabra. Logo após apresentaram-se os alunos da escola Marlene Henriques declamando várias poesias de autores nacionais, encantando e emocionando o público presente.
A Banda de Fanfarras da Secretaria Municipal de Educação executou a música Fibra de Herói e o Hino à Campos, criado por Newton Périsse Duarte baseado no poema Amantia Verba. Discursaram ainda, Dr. Alberto Fioravanti e o Coordenador de Segurança, Coronel Alcemir Pascouto.
“Os símbolos são importantes para articular dentro de nós a idéia cívica. É preciso amar a Pátria em que nascemos”, declarou o Secretário Municipal de Cultura, Orávio de Campos Soares.
O evento foi encerrado com as palavras do secretário Municipal de Governo, Roberto Henriques, que lembrou outras leituras simbólicas da Pátria, a partir de exemplos do Governo Rosinha Garotinho, que assumiu a responsabilidade de governar de forma séria e transparente.

Notícia postada em 18/09/2009.

2009 09 16 - Monumentos públicos serão restaurados


         Um dia após a publicação de reportagem sobre o desejo da Prefeita Rosinha Garotinho de preservar os monumentos públicos de Campos, como o Monumento em homenagem ao Expedicionário Brasileiro, o Chafariz Belga e o Obelisco, o diretor de Artes Plásticas da Fundação Teatro Municipal Trianon, Fernando Luiz Neves, esteve na Praça do Santíssimo Salvador, e constatou que além dos vândalos com seus skates, pais utilizam o monumento como brinquedo para que suas crianças se distraiam.
         O artista plástico contou que teve muitas dificuldades de conseguir descobrir o que significavam todos aqueles dizeres e os nomes dos heróis que tombaram na Segunda Grande Guerra Mundial, e foram homenageados pelo artista plástico Modestino Kanto, com essa estátua.
         - Graças a colaboração de homens como o relações públicas Vilmar Rangel e do memorialista Wellington Paes, que consegui descobrir o que estava escrito nos quatro cantos desse monumento tão importante para o município e que também é um dos cartões postais do município – declarou Fernando Luiz.
         Ele contou que o trabalho de pesquisa lhe foi entregue pelo secretário municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, a pedido da prefeita Rosinha Garotinho.
         - A arquiteta da Secretaria Municipal de Obras, Nahri Alves de Andrade, que planejou um novo visual para este monumento, dando-lhe novas características, como a implantação de gramado ao seu redor, como era em meados da década de 60 do século passado, afastando de vez a possibilidade de que grupos de vândalos venham a destruí-lo – complementou Fernando Luiz.

Notícia postada em 16/09/2009.

2009 09 16 - Festa da Criança já tem calendário aprovado pela prefeita


         Com a programação da Festa da Criança, a ser realizado no dia 11 de outubro, aprovado pela Prefeita Rosinha Garotinho, o secretário municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, reuniu-se esta manhã com outras autoridades municipais para afinar o discurso e dirimir dúvidas quanto ao que caberá a cada secretaria que participará da festa, intitulada “Jardim Encantado”.
         Orávio esteve acompanhado do Subsecretário de Cultura, Sérgio Alvarenga; da Superintendente Administrativa do Trianon, Fabiana Pinto; do animador cultural, Wilson Heidenfelder; do presidente da FMIJ – Fundação Municipal de Infância e Juventude, Prof. Mário Lopes; do Coordenador de Saúde, Otávio Cabral; o chefe da Divisão de Posturas, Francisco Balbi; a vice-presidente da FCJOL – Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Ademilde Pacheco; o Subsecretário de Comunicação, Carlos Cunha e a diretora da Coesa, Rosa Morrisson.
         Em meio às explanações do animador cultural Wilson Heidenfelder, o secretário de Cultura, afirmou sentir-se lisonjeado por ser o coordenador de toda a estrutura da festa, mas que compartilhava essa coordenação com todos os representantes das secretarias, fundações e autarquias que participarão dos festejos do Dia da Criança.
         A reunião foi bastante positiva, tendo o secretário de cultura, Orávio de Campos Soares, dividido com todos a responsabilidade pela programação da festa, como é o desejo da nossa prefeita Rosinha Garotinho.

Notícia postada em 16/09/2009.

2009 09 16 - Aesc expulsa escolas que não prestaram contas


         Após longa espera pela prestação de contas de três das quatro escolas de samba rebeldes, a diretoria da AESC – Associação das Escolas de Samba de Campos decidiu através de uma Assembléia Geral, pela expulsão das quatro agremiações, GRES Ururau da Lapa, GRES União da Esperança, GRES Ás de Ouro e Boi Sapatão (com base nos Artigos nº 25 e 27).
         De acordo com o presidente da AESC, Ariel Chacar a expulsão das agremiações ocorreu porque as escolas, GRES Ás de Ouro, União da Esperança e Boi Sapatão não prestaram contas das verbas recebidas do Poder Público Municipal, e também porque o presidente da GRES Ururau da Lapa, Jaime Nolasco Ribeiro, ter utilizado os meios de comunicação para denegrir a imagem pessoal do presidente da AESC, e por infringir o Artigo 25 do Estatuto da Associação, alíneas a, b e c, por “descumprimento dos requisitos estatutários e regimentais, prestação de contas; não aceitar o resultado do desfile; e por estar denegrindo a imagem da associação junto à sociedade campista”.
         - Desde que recebemos as verbas públicas, e estas foram repassadas as escolas, eles já sabiam que teriam de prestar contas desse dinheiro. No entanto, não prestaram contas e ainda criaram outra liga. Que autoridade está lhes dando garantia de que receberão verbas públicas para o próximo carnaval, se este ano eles não prestaram contas do que receberam? – indagou Ariel.
         Segundo Ariel, das quatro agremiações apenas a GRES Ururau da Lapa, foi a única que prestou contas, entretanto, as outras escolas receberam a quantia de R$ 36 mil (GRES Ás de Ouro); R$ 26.204,79 (Boi Sapatão); R$ 15.157,27 (GRES União da Esperança).
         Um amplo relatório sobre os acontecimentos foi entregue ao Secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Trianon, Orávio de Campos Soares, que imediatamente, a enviou à Controladoria Geral do município, para as devidas apreciações.

Notícia postada em 16/09/2009

2009 09 15 - Campos poderá ter um Museu de Cultura Popular


         A idéia de criar em Campos um Museu de Cultura Popular, como acontece na maioria das cidades do norte e noroeste do país, fez com que o Secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares e a jornalista Maria Lúcia Bittencourt da Fonseca ganhassem maior receptividade por parte da diretora do Centro Nacional do Folclore e Cultura Popular, a pesquisadora Cláudia Márcia Ferreira.
         No Museu, um dos mais importantes da América Latina e situado no Catete, vizinho ao Museu da República, o secretário conseguiu a participação do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, na montagem do Museu de Cultura Popular, que poderá fazer uma homenagem à folclorista Ana Augusta Rodrigues, a ser instalado no espaço do hoje Museu Olavo Cardoso, assim que seu acervo for transferido para o Solar do Visconde de Araruama, atualmente sendo restaurado pela empresa Conenge Engenharia.
         - O melhor modelo para Campos será um museu expositivo da memória do município, incluindo um Centro de Produção à Pesquisa e Documentário, além de uma biblioteca temática – explicou Cláudia.
         Para o secretário, o assunto conta com o apoio da Prefeita Rosinha Garotinho, e quando ficar pronto no ano que vem irá fixar a história da civilização da planície, com suas instâncias antropológicas, e torná-la dinâmica, através de diferentes processos pedagógicos.
         - Campos vem merecendo há muito tempo um museu que reflita a arte e a emocionalidade de seu povo – encerrou Orávio.

2009 09 15 - Monumentos campistas sofrem com ações de vândalos


            Desde que assumiu a prefeitura no início deste ano e criou a Secretaria Municipal de Cultura a prefeita Rosinha Garotinho têm demonstrado imensa preocupação com o estado de abandono por que passam alguns monumentos públicos do município, como o do Expedicionário na Praça do Santíssimo Salvador, criado pelo artista plástico Modestino Kanto, que tem sido alvo de vândalos em plena luz do dia.
            É de conhecimento público que até bem pouco tempo, por não terem espaço para a prática do esporte, os aficcionados do skate tiveram a permissão do ex-prefeito para fazerem suas manobras na Praça do Santíssimo Salvador, no entanto a ação desses jovens fez com que a história e a homenagem aos homens que um dia partiram para a guerra para defender a Pátria fosse esquecida e destruída.
            As letras e os dizeres em homenagem a esses heróis de guerra foram destruídas, e foi necessário todo um trabalho de pesquisa e de equipe para conseguir remontar o enorme quebra-cabeças do monumento ao Expedicionário.
            Somente com a colaboração do relações públicas e ex-integrante do Lions Clube de Campos, Vilmar Rangel, e do memorialista Wellington Paes, que o diretor de Artes Plásticas do Teatro Trianon, Fernando Luiz Neves, conseguiu obter os nomes de todos os heróis de guerra, bem como dos dizeres existentes nas laterais do monumento.
            - Foi um trabalho cansativo, porque não tínhamos a menor idéia de quem poderia nos informar sobre o que estava escrito nesses dizeres e principalmente o nome dos heróis que um dia tombaram pela Pátria, na Itália, em decorrência da Segunda Guerra Mundial. Felizmente tivemos uma substancial colaboração do Dr. Wellington Paes e de Vilmar Rangel que nos deram subsídios para conseguir desvendar o que estava ali escrito – informou Fernando Luiz.
            Além do Monumento ao Expedicionário, outros monumentos como o Obelisco na Avenida XV de Novembro e o chafariz belga da Praça das Quatro Jornadas também receberão a devida atenção da prefeitura que pretende restaurar esses monumentos.
            O projeto arquitetônico que visa proteger o monumento é de autoria da arquiteta da Secretaria de Obras e Urbanismo, Nahri Andrade e agora será submetida à apreciação da Prefeita Rosinha Garotinho.

2009 09 15 - Aesc entrega prestação de contas à secretário de Cultura


         Apesar de três escolas de samba não terem feito sua prestação de contas, e o prazo dado à entidade através da Secretaria Municipal de Cultura e pela Procuradoria do Município, já ter sido esgotado, o presidente da AESC – Associação das Escolas de Samba de Campos, Ariel Chacar entregou esta manhã ao Secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, a prestação de contas das escolas a ele filiadas.
         No ato da entrega, Ariel informou ao secretário que o montante recebido e devido pelas agremiações Boi Sapatão, União da Esperança e Ás de Ouro, aos cofres públicos variam de R$ 15 a 36 mil reais.
         - Quando as escolas de samba receberam as suas verbas, eles sabiam que tinham de prestar contas do dinheiro recebido, no entanto os representantes do Boi Sapatão, União da Esperança e Ás de Ouro, não me procuraram para resolver suas pendências. Desse modo não posso sacrificar o trabalho das outras escolas que me entregaram suas prestações de contas dentro do prazo estabelecido – disse Ariel.
         De acordo com o Secretário de Cultura, a prestação de contas recebida por ele, será enviada a Controladoria do Município para que esta faça a avaliação do relatório.
         - Apesar do atraso, em que recebo esse documento, informo a Ariel que o mesmo já estará sendo enviado a Controladoria do Município para que este órgão faça uma averiguação se a prestação de contas da AESC está de acordo com o que preceitua o Tribunal de Contas do Estado – explicou Orávio.
         Agora caberá a AFONNORJ – Associação Folclórica do Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, e UBS – União dos Blocos de Samba, entregarem seus relatórios de prestação de contas do carnaval 2009. Caso não o façam, uma das entidades poderá responder ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público os motivos que não o levaram a prestar contas das verbas públicas.

2009 09 14 - Conferência Intermunicipal de Educação tem inicio no Trianon


A Conferência Intermunicipal de Educação teve início agora pela manhã no Teatro Trianon. A programação que termina amanhã terá vários colóquios tanto no Teatro Trianon como na Faculdade de Direito de Campos. Além do tema central, seis eixos temáticos, cujo objetivo principal é o de garantir aprofundamentos teóricos necessários à análise das propostas bem como para subsidiar as deliberações da Conae – Conferência Nacional de Educação serão debatidos nesta Conferência.
Diversos professores estiveram no Trianon agora pela manhã e tiveram a oportunidade de assistir do lado de fora do Foyer, uma apresentação de capoeira e outra de ginástica rítmica, com alunos da rede pública municipal de ensino, bem como um show musical apresentado por um grupo de animadores culturais vinculados a Secretaria Municipal de Educação.
- Desde maio que estamos discutindo e vendo as propostas do Conae. De positivo posso dizer que, desde maio estamos discutindo as propostas pela Conae e o que tiramos de positivo foram algumas diretrizes para o Plano municipal de educação que não existia – declarou a diretora do Uniflu-Fafic, Regina Sardinha.
A Conferência de hoje reúne outros municípios da região norte e noroeste fluminense que já fizeram suas conferências municipais como Campos, Cardoso Moreira, São Francisco do Itabapoana, Italva, São João da Barra, São Fidélis e Quissamã.
Para a secretária municipal de Educação, Joilza Rangel, o objetivo principal dessa Conferência “é escolher as propostas que serão levadas para Conferência estadual que é a preparatória para a Conferência Nacional de 2010. Além disso iremos selecionar também os delegados que irão nos representar na Conferência Nacional”.
Ela salientou que o grande objetivo dessa Conferência é - a organização do sistema Nacional de Ensino, já que as normativas vinham de cima para baixo, elaboradas pelo governo federal, mas agora cabe aos municípios terem as suas discussões, colocar as suas propostas de elaboração para a educação, e isso fará com que tenhamos um Plano Nacional de Educação feito com as propostas dos municípios – complementou a secretária.

Notícia postada em 14/09/2009.

2009 09 11 - Secretário de Cultura participa de Oficina em Quissamã


         Tendo como objetivo nortear e integrar as ações turísticas na região norte fluminense através das secretarias municipais de cultura, turismo, meio ambiente, patrimônio histórico e arquitetônico e desenvolvimento econômico, o secretário municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, participou de uma Oficina de Turismo ministrada pelo Instituto Sete Capitães na Casa Mato de Pipa, em Quissamã, que foi a primeira casa de alvenaria de toda a região.
         O consultor de turismo e palestrante Airton Violento mostrou aos participantes como compatibilizar a necessidade que os empresários e proprietários de residências antigas da região e membros do Instituto Sete Capitães estão tendo em querer preservar o seu patrimônio, mas também dar a ele uma funcionalidade integrando cultura e turismo.
         De Campos também estiveram presentes a turismóloga, Ana Nery Alvarenga, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico; o professor do IFF e membro do Coppam, Leonardo Vasconcelos; a jornalista e diretora administrativa da Secretaria de Cultura, Maria Lúcia Bittencourt.
         Além dos diretores do Instituto, a reunião contou com a participação de Álvaro Pessanha, da Secretaria de Desenvolvimento do Estado e por outras pessoas interessadas no assunto.
- Há hoje uma consciência de que não pode pegar esses prédios públicos e históricos e deixar que eles acabem no tempo. Eles estão tendo que preservar o espaço e dar a eles uma utilização. E essa utilização tem que ser feita pelo ponto de vista do turismo e da cultura, disse Orávio.
O secretário achou a reunião muito interessante porque ele poderá utilizar o exemplo do Instituto Sete Capitães no município de Campos dos Goytacazes, incluindo inclusive as diferentes áreas de produção cultural. 

2009 09 11 - Mostra Túnel do Tempo é opção para pais e filhos no Teatro de Bolso


Começa neste domingo às 10 horas, mais uma temporada da Mostra Túnel do Tempo, no Teatro de Bolso. Sempre atraindo pais e filhos, a Mostra que já está em seu quinto ano traz raridades que foram apresentadas na televisão brasileira entre as décadas de 60, 70 e 80, como Ultraseven, Os Batutinhas, Capitão América, Capitão Aza, Mio e Mao, Zé Colméia, O Esquilo Sem Grilo, Lula Léle, Rin Tin Tin, Terra de Gigantes, Viagem ao Fundo do Mar, Os Trapalhões, Os 3 Patetas, A Super Máquina, Duro na Queda, Esquadrão Classe A, O Super Herói Americano, Miami Vice, Bat Masterson, Xodó da Vovó, além de inúmeros comerciais que fizeram sucesso.
A Mostra Túnel do Tempo faz parte do acervo do colecionador Cláudio Sedano e possui mais de mil títulos, incluindo séries de tv, desenhos animados antigos, programas, novelas, comerciais, clips e outras imagens que marcaram época nas emissoras de televisão. A entrada é franca.

Notícia postada em 11/09/2009.

2009 09 10 - Entidades carnavalescas pretendem acender o cachimbo da paz


         As brigas, desentendimentos, ciumeiras, fofocas e disse-me-disse no carnaval campista já estão com os dias contados. Na reunião realizada hoje no Trianon, entre o Secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Trianon, Orávio de Campos Soares, os presidentes da AESC, UBS, AFONNORJ e o representante da LIESCAM, acenaram com a possibilidade do entendimento e do respeito mútuo entre as entidades e agremiações carnavalescas já a partir do próximo carnaval.
         A reunião bastante concorrida contou com a presença dos presidentes da AESC – Associação das Escolas de Samba, Ariel Chacar; UBS – União dos Blocos de Samba, Felizardo Manhães e AFONNORJ – Associação Folclórica do Norte e Noroeste do Estado do Rio, Rubinho da Maçã e o representante da LIESCAM – Liga Independente das Escolas de Samba, Alcir Marcos Ribeiro, o Marquinhos Grande da GRES União da Esperança, e também com o presidente do Boi Jaguar, Ezio da Silva Velasco Júnior e da Madureira do Turf, Marcelo Rangel Velasco.
         Após quase duas horas e meia de reunião, Ariel e Alcir Marcos concordaram que é necessário que todos os presidentes das escolas de samba busquem o entendimento necessário para a desfiliação das agremiações descontentes com a AESC (GRES Ururau da Lapa, GRES Ás de Ouro, GRES União da Esperança e Boi Sapatão), e a legitimação da Liga Independente, como mais uma entidade carnavalesca a participar do carnaval campista em 2010.
         Esse fato surpreendeu o Secretário de Cultura, pois o tema da reunião era sobre a prestação de contas.
         - Realmente o objetivo era o de chamar a atenção dos presidentes da UBS e da AFONNORJ, bem como de suas filiadas para a prestação de contas, já que o prazo dado pela Secretaria de Cultura e pela Procuradoria já está esgotado. Lembrando, ainda, que pela primeira vez estamos exigindo essa prestação de contas. As agremiações poderão até desfilar, já que não impediremos de tal feito, mas elas não receberão as verbas necessárias para custear suas fantasias e alegorias, explicou Orávio.

2009 09 09 - Fundações convocam empresariado a participar do Verão Farol 2010


         O Secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, e o presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Avelino Ferreira, vem trabalhando com afinco na elaboração e planejamento da programação do Verão Farol 2010, e pondo em prática a aquisição de produtos a baixo custo atendendo a uma determinação da prefeita Rosinha Garotinho, de economizar ao máximo as verbas públicas.
         Como o planejamento do Verão Farol 2010 ultrapassa os gastos com shows musicais, mas também com a montagem de uma estrutura que dê aos veranistas segurança e apoio operacional da Prefeitura para os meses de verão. As duas fundações estão convocando os empresários do setor de serviços de vendas de passagens aéreas, transporte e fretamento de vans; e alimentação através do sistema de self-service a fazerem os seus respectivos registros de preços na prefeitura.
         Para Orávio essa foi a melhor forma encontrada para custear de forma barata os shows no Farol de São Thomé, e também os custos operacionais de diversos serviços que serão oferecidos à comunidade local.
         - Desde que a política do Registro de Preços, foi implantada, os governos municipais, estaduais e federais tem à sua disposição uma boa forma de adquirir bens e produtos a baixo custo, e com 100% de transparência. Tendo em vista o fato de que qualquer cidadão poderá constatar a economia que a prefeita Rosinha Garotinho vem fazendo desde que assumiu o seu governo, em janeiro desse ano, explicou Orávio.
         A política de Registro de Preços foi criada pela Lei 8.666, de 21 de junho de 1993, que regulamenta o artigo 37, inciso XXI da Constituição Federal, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências.

2009 09 04 - Prazo para prestação de contas carnavalescas já acabou


Um dia após a visita dos representantes da Liescam – Liga Independente das Escolas de Samba de Campos, o secretário municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, recebeu a visita do presidente da AESC – Associação das Escolas de Samba de Campos, Ariel Chacar, que veio cuidar de detalhes sobre a prestação de contas, uma vez que o prazo dado pelo secretário de Cultura e a prorrogação do prazo efeuado pela Procuradoria Geral do Município, também já encerrou.
Orávio lembrou a Ariel que – a não prestação de contas pelas agremiações e entidades carnavalescas significa a suspensão da subvenção social para as escolas de samba no carnaval de 2010.
Lamentavelmente, os presidentes da UBS – União dos Blocos de Samba, Felizardo Manhães e AFONNORJ – Associação Folclórica do Norte e Noroeste do Estado do Rio, Rubinho da Maçã, não compareceram a esta reunião e também não apresentaram as suas respectivas prestações de contas.
Na ocasião Arie, falou que irá apresentar as contas o mais rápido possível, assim que as associações a ele filiadas tais como Ás de Ouro, Boi Sapatão e União da Esperança apresentarem os documentos pertinentes aos gastos feitos por ocasião do carnaval desse ano.
O Secretário reafirmou a decisão da prefeita Rosinha Garotinho de só conceder a subvenção social se as agremiações carnavalescas apresentarem suas contas.

Notícia postada em 04/09/2009.

2009 09 04 - Solenidade marca inicio da Semana da Pátria


Apesar dos desfiles cívicos da Semana da Pátria terem sido cancelados em virtude da pandemia do vírus H1N1 – gripe suína – o secretário municipal de Cultura e Presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, acompanhado do sub-secretário, Sérgio Alvarenga e uma comitiva de funcionários do Trianon, esteve presente à solenidade cívica organizada pela sub-secretária Municipal de Educação, Aline de Souza Ferreira, na manhã desta sexta-feira, 4 de setembro, no Palácio da Cultura.
Juntamente com outras autoridades tais como o vice-prefeito municipal, Dr. Francisco Arthur de Oliveira; do secretário municipal de governo, Roberto Henriques; do presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Avelino Ferreira, e demais secretários, subsecretários, e presidentes de autarquias municipais.
Após o hasteamento do pavilhão nacional, a solenidade prosseguiu com a apresentação de um jogral feito pelos animadores culturais, e em seguida os discursos do secretário municipal de Governo, Roberto Henriques; da sub-secretária de Educação, Aline de Souza Ferreira, que representou a atual secretária, Joilza Rangel e do vice-prefeito, Dr. Francisco de Oliveira, que representou a prefeita Rosinha Garotinho.
Em seguida as bandas de fanfarras e a Banda da Guarda Civil Municipal, tocaram os hinos Nacionais Brasileiro, da Independência e da Bandeira, dando por encerrado a festividade.

Notícia postada em 04/09/2009.

2009 09 03 - Secretário de Cultura esclarece dúvidas de moradores do Farol


Com o propósito de esclarecer à população do Farol de São Thomé, que a responsabilidade sobre a derrubada do campo de futebol, do espaço onde funcionava a academia de ginástica, da área onde ficava a exposição de artesanato, bem como dos “puxadinhos” localizados nos quiosques do Farol, não partiram da prefeita Rosinha Garotinho, mas sim de um TAC – Termo de Ajustamento de Conduta, firmado pelo Ministério Público Federal, através do Ministério do Planejamento e Ministério do Meio Ambiente. O Secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, concedeu uma entrevista à Rádio Biriba, juntamente com o supervisor do Farol, Alexandre Soares de Souza e o presidente da ASHCOM – Associação dos Hotéis, Pousadas, Comércio e Similares da Praia do Farol e proprietário do Hotel Farol-Mar, Amy Barbosa.
         Orávio informou também que esse TAC era do conhecimento dos governantes anteriores que nada fizeram e dessa forma não poderão utilizar o cumprimento do TAC com objetivos eleitoreiros.
- Esses dois ministérios viam que a orla do Farol de São Thomé, estava sendo utilizada de uma forma indiscriminada, e sem nenhum tipo de controle por parte da população e inclusive de governos anteriores. As autoridades entenderam que somente haverá permissão para o uso da orla para o próximo verão se a prefeita solucionasse a questão das demolições – informou Orávio.
         O secretário salientou ainda que apesar das demolições a prefeita planeja que o Farol receba uma grande reforma de obras de infra-estrutura.
- Entre as medidas tomadas está a captação do esgotamento sanitário que deverá ser feito pela empresa Águas do Paraíba, uma vez que não há tempo hábil para a consecução dessa obra. Entretanto outras melhorias deverão ser implantadas, como a sinalização dos principais pontos turísticos do Farol, e os locais para estacionamento de veículos dos veranistas – complementou Orávio.

2009 09 03 - Liga Independente mostra planos de trabalho para Secretário de Cultura


O Secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares acompanhado do sub-secretário, Sérgio Alvarenga, recebeu na tarde de hoje uma comitiva dos presidentes das escolas de samba, que tiveram o desejo de criar a LIESCAM – Liga Independente das Escolas de Samba de Campos.
Os presidentes da GRES Ururau da Lapa, Jaime Nolasco Ribeiro; da Ás de Ouro, Dalton Ribeiro Gomes; da GRES União da Esperança, Alcir Marcos Ribeiro; do Império da Baixada, Mauro César; do Acadêmicos da Pecuária, Adilson Ribeiro; e da GRAC Cidade Luz, Rubens Borges da Silva, explanaram seus motivos para a criação da Liga Independente, bem como mostraram seu Estatuto, e solicitaram do Secretário uma data para que eles pudessem mostrar o seu desfile na Passarela do Samba.
Orávio informou que – o carnaval é das sociedades carnavalescas, são elas que criam seus próprios mecanismos organizacionais. O poder público põe apenas a infra-estrutura necessária para que o público assista os desfiles, em segurança e com comodidade.
Ao final da reunião, Jaime Nolasco solicitou do secretário uma nova reunião, pois é desejo dele e dos membros da Liga Independente, estarem a par de como devem ser feitas as prestações de conta de cada uma das escolas e de como deverá ser feito o repasse pela prefeitura. Concluindo, convidou o secretário de Cultura, a participar da posse festiva da Liga Independente em data que ainda deverá ser divulgada.

2009 09 02 - Trianon dançou com Companhia Cisne Negro


Quem assistiu ao espetáculo “Vem Dançar” apresentado pela Companhia Cisne Negro ontem à noite no Trianon, ficou com o desejo de continuar a dançar e saiu satisfeita pela brilhante apresentação do grupo paulista. Ao final do espetáculo, a Companhia agradeceu ao Secretário de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, pelo carinho e pela hospitalidade, com que o grupo foi recebido.
Com 32 anos de existência, a Companhia Cisne Negro, é considerada uma das melhores companhias de dança contemporânea do país e tem como filosofia a originalidade, a tradição e a preocupação de formar novas platéias, procurando aumentar o número de pessoas que apreciam a inovação, a arte e a beleza da dança.
O grupo surgiu da junção das alunas do famoso Estúdio de Ballet Cisne Negro e de alguns atletas de Educação Física da USP. A aproximação desses dois universos tão distintos deu ao grupo uma dança mais energética, viril e de grande qualidade técnica e artística.

Notícia postada em 01/09/2009.

2009 09 02 - Secretário de Cultura constata irregularidade no Museu Olavo Cardoso


O Secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, visitou o Museu Olavo Cardoso, localizado na Avenida 7 de Setembro e esquina de Rua dos Goitacazes, com o objetivo de verificar a irregularidade que vem despertando a atenção do seu diretor, Maurício Xexéo. É que uma das laterais do casarão que dá sede ao museu está apresentando um ligeiro desnível em sua estrutura.
Por esse motivo foi necessária a presença do superintendente de Obras e Urbanismo, Marcos Tâmega para dar um parecer técnico sobre as condições do local e este deixou ambos tranqüilos.
- Realmente trata-se de um pequeno desnível e foi por isso que fizemos questão da presença do superintendente de Obras, Marcos Tamega, para que ele nos dê um parecer imediato sobre esse problema e nos mostre também se é necessário ou não uma intervenção imediata da Secretaria de Obras – disse Orávio.

2009 09 02 - Planejamento é questão de ordem para o Verão Farol 2010


Planejar e vislumbrar a eficácia dos métodos utilizados para a elaboração da programação do Verão Farol 2010, têm sido a tônica das reuniões realizadas no Teatro Municipal Trianon, entre o Secretário Municipal de Cultura e presidente desta fundação, Orávio de Campos Soares, e o presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Avelino Ferreira.
Ambos presidentes e suas equipes, estiveram reunidos hoje pela manhã com o propósito de debater e colocar na mesa algumas opções de shows e eventos de porte nacional e local para serem realizados no Farol de São Thomé, Lagoa de Cima, Portelinha, Chatuba, área central da cidade, e Morro do Côco.
Uma das preocupações das duas equipes foi sobre a quantidade, qualidade e diversidade dos shows que deverão ser contratados pela FCJOL, uma vez que é de interesse da Prefeita Rosinha Garotinho, que as outras praças também recebam uma programação de qualidade.
- Um dos cuidados que estamos tomando é quanto à superpopulação que possa ocorrer no Farol de São Thomé, caso contratemos um show de grande porte nacional. Já que essa preocupação também nos foi passada pelo Chefe da Guarda Civil Municipal, Francisco José Pereira Melo. Por esse motivo estamos viabilizando a realização de dois grandes shows para o mesmo dia, em locais distintos, para públicos também distintos – informou Orávio.
A reunião de hoje contou com a presença da Superintendente Administrativa da Fundação Teatro Municipal Trianon, Fabiana Pinto; do Departamento de Artes Plásticas, Fernando Luiz Neves e Paulo Jorge Cabral de Mello; da vice-presidente da FCJOL, Ademilde Maria Pacheco de Freitas; dos assessores técnicos, Marcelo Fernandes e Luiza Sales; do diretor artístico, Rodrigo Espinosa, e do subsecretário municipal de Meio Ambiente, Humberto Nobre.

Notícia postada em 02/09/2009.