sexta-feira, 10 de setembro de 2010

2009 08 31 - Companhia Cisne Negro ministra oficina para alunos do curso de balé


O grupo Cisne Negro, fará hoje às 17 e 19 horas, uma oficina de dança no Teatro de Bolso Procópio Ferreira, com alunos do Curso Livre de Balé. Essa oficina faz parte do projeto da Fundação Teatro Municipal Trianon em fazer com que os alunos tenham contato com bailarinos experimentados, e adquiram conhecimento técnico que lhes será útil no futuro.
É um espetáculo de música e dança com grande qualidade artística, e caráter didático, pois mostra a história da dança através dos tempos. Possibilitando ações sociais e diferenciadas, já que abrange também um trabalho social e educacional, que tem sido a grande preocupação da Companhia.
O grupo esteve recentemente no Espírito Santo já se apresentou para mais de cinqüenta mil espectadores, e fará apresentação única amanhã às 20 horas no Teatro Municipal Trianon, com entrada franca.
Vale lembrar que os ingressos para o show deverão ser retirados da bilheteria do Trianon, a partir das 17 horas, já que o teatro possui capacidade para 800 pessoas.

Notícia postada em 31/08/2009.

2009 08 26 - Operacionalidade é tema de debate em reunião


À medida em que o tempo passa e o verão vem se aproximando as reuniões de planejamento para o Verão Farol 2010 tomam rumos cada vez mais decisivos. Tudo isso face ao cuidado que os secretários e presidentes de autarquias têm tido para que as contas públicas estejam rigorosamente dentro da lei e das exigências do Tribunal de Contas do Estado.
Hoje o secretário municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, recebeu a visita do superintendente da secretaria municipal de Finanças, Luis Carlos da Silva Cunha, e da assessora de imprensa da Procuradoria do Município, Silvia Ribeiro que teceram considerações sobre a forma de trabalho desses dois órgãos públicos.
O Farol de São Thomé vai contar até o final de ano, com um sofisticado projeto de sinalização de trânsito de veículos, providência a ser desenvolvida pelo diretor da Emut, Luciano Peixoto, atendendo solicitação da prefeita Rosinha Garotinho.
A reunião de hoje contou com a presença do secretário de Limpeza Pública, Zacarias de Albuquerque; do subsecretário de Comunicação Social, Carlos Cunha; do presidente da Fundação Zumbi dos Palmares, Jorge Luiz Pereira; do presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Avelino Ferreira; do Diretor da Divisão de Posturas, Francisco Balbi; do diretor da Emut, Luciano Peixoto; do subsecretário de Desenvolvimento e Petróleo, Marcelo Mérida, e de representantes de outras secretarias municipais que também são co-gestoras do projeto Verão Farol 2010, como da Secretaria Municipal de Família e Assistência Social e Saúde.

Notícia postada em 26/08/2009.

2009 08 26 - Exposição “Para Sempre Natal”, surpreende público


- A ausência do espírito natalino já foi uma constante no município, quando as decorações eram expostas apenas nas vésperas do Natal. Dessa forma ao valorizar a mão-de-obra dos artesãos carnavalescos. Campos terá a oportunidade de viver esse espírito, em diversas praças do município, e pelo mesmo valor que era pago anteriormente. – Dessa forma a prefeita Rosinha Garotinho revelou aos diversos secretários municipais, vereadores, presidentes de autarquias e ao público em geral que estiveram no Foyer do Trianon, o seu desejo de fazer com que o campista volte a ter o espírito natalino, com mais amor e fraternidade no coração.
A inauguração da exposição de maquetes de Natal que aconteceu ontem no Foyer do Trianon, contou com diversas atrações, como shows musicais das cantoras Cida Chagas e Sandra Gomes; Coral Filhos da Luz, regido pela maestrina Reginalda Cardoso; e o tema natalino “Para Sempre Natal”, criado por Cida Santos e Wanderson Brum e cantado em coro pelos artesãos. O espírito de preservação da natureza, e também da reciclagem de materiais como garrafas pet, cd´s, e até mesmo uma maquete feita com o bagaço de cana foi o que mais chamou a atenção do público.
O Secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, em seu discurso ressaltou - o espírito político e público da prefeita Rosinha Garotinho ao agregar todos os artistas da cidade para esse projeto, que é de todo o município. Porque ele abrange as praças centrais do município, mas principalmente as praças colocadas nas franjas da cidade, e sobretudo em alguns distritos.
Além da Praça do Santíssimo Salvador, as praças do Flamboyant, Pecuária, Jardim do Liceu, IPS, Trianon, Praça de Nova Brasília, Praça 5 de Julho, Santo Antonio, Custodópolis, Orla II, Praça da República, Pelinca, Praça Esperanto, Parque São José, Santo Amaro, Travessão, Poço Gordo, Alvorada, Lagoa de Cima, Farol de São Tomé, Esplanada, Penha, Goitacazes, Conselheiro Josino, Matadouro, Ururaí, Jardim Carioca, Baleeira, Chatuba, Sapucaia, Codin, serão beneficiadas pelos artesãos carnavalescos, mas também pelos artistas vinculados ao CRAS. No final a prefeita solicitou que a exposição permaneça aberta para visitação pública até o dia 25 de novembro, quando a decoração deverá ser instalada, podendo ser visita diariamente de 2ª a 6ª feira, das 9 às 16 horas.

2009 08 24 - “Vem Dançar”, no Trianon em setembro


Com o objetivo de cantar, dançar e mostrar a história da dança através dos tempos, a Companhia Cisne Negro de Dança, apresentará ao público campista no dia primeiro de setembro, às 20 horas, no Teatro Municipal Trianon, o espetáculo “Vem Dançar”. O show que está em cartaz já foi visto por mais de 50.000 (cinqüenta mil) pessoas de outras cidades brasileiras, pelos quais a companhia se apresentou. É um espetáculo de música e dança com grande qualidade artística, e que certamente irá agradar as crianças de 8 a 80 anos.
O espetáculo tem caráter didático, pois mostra a história da dança através dos tempos, que se funde à história da humanidade, possibilita ações sociais e diferenciadas, e abrange também um trabalho social e educacional, que tem sido a grande preocupação da Companhia, que tem desenvolvido várias ações nesse sentido. O show será aberto ao público, e a distribuição dos ingressos será realizada 3 horas antes do espetáculo.

Notícia postada em 24/08/2009.

2009 08 24 - Secretário de Cultura visita obras do Museu de Campos


O secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares visitou as obras de restauração do Museu de Campos, localizado na Praça do Santíssimo Salvador. O objetivo foi o de avaliar o estado em que se encontra o edifício, já que é desejo da Prefeita Rosinha Garotinho, e também da municipalidade, ver o edifício pronto para uso com a instalação do Museu de Campos.
Nessa visita o secretário contou com a presença do sub-secretário, Sergio Alvarenga; do Diretor do Museu Olavo Cardoso, Mauricio Xexéo; do diretor do Arquivo Público Municipal, Carlos Freitas; do historiador, Leonardo Vasconcellos; e representantes da empresa Conenge Engenharia que estão concluindo a primeira parte das obras de restauração do edifício.
- A nossa visita se deve ao desejo da prefeita Rosinha Garotinho de ver esse edifício pronto e restaurado até 2010. Sendo uma primeira parte até as festividades do padroeiro do próximo ano, e o térreo pronto em 2010 – disse Orávio.
Sobre as condições do edifício, o secretário informou que brevemente será feito um novo edital de licitação ou uma outra forma legal para a conclusão das obras de restauração desse prédio através da Procuradoria do Município.
O Museu de Campos foi outrora a residência oficial do Visconde de Araruama. Ele foi vendido pela Viscondessa de Araruama para a Câmara Municipal, em 1870, em seguida ele foi sede da Prefeitura Municipal e abrigou também o Fórum Municipal, a secretaria de Fazenda e a Biblioteca Pública Municipal até 1997, quando por motivo de força maior, o prédio precisou ser evacuado, pois já causava riscos de acidentes.

Notícia postada em 24/08/2009.

2009 08 24 - Programação infantil é tema de reunião no Trianon


As festividades da Semana da Criança tem sido motivo de constantes reuniões no Teatro Trianon, hoje por exemplo os representantes de todas as secretarias envolvidas no evento estiveram apresentando a sua programação cultural para a Superintendente Administrativa do Teatro Municipal Trianon, Fabiana Pinto.
Além de Fabiana, estiveram presentes, a arquiteta, Dra. Nahri Alves de Andrade, a diretor do Teatro Trianon, Ivana Terra; os animadores culturais, Neusimar da Hora e Wilson Heidenfelder, e a diretora da Coesa, Rosa Morrison.
A animadora cultural Nelsimar da Hora, informou que “a novidade para esse ano, é que uma empresa de eventos para crianças tambem participará das festividades que estamos programando para a Semana da Criança, pois a maioria dos animadores culturais da prefeitura estarão envolvidos com outros tipos de atividades culturais e artísticas nesse dia”.
A festa em homenagem ao Dia da Criança acontecerá no dia 11 de outubro, domingo, no Jardim São Benedito, das 8 às 17 horas, com diversas atrações culturais, artísticas e esportivas, além do sorteio de inúmeros brinquedos para a garotada.

Notícia postada em 24/08/2009.

2009 08 24 - “Para Sempre Natal” é amanhã no Trianon


Será aberto amanhã às 20 horas, no Foyer do Teatro Municipal Trianon a exposição de maquetes da decoração natalina “Para Sempre Natal”. Serão 31 maquetes criadas por 20 artesãos campistas, e que deverão ser instaladas no município a partir do dia 25 de novembro.
As obras foram criadas de acordo com a estética de cada praça, rua e logradouro do município, e abrange diversos lugares, como Lagoa de Cima, Ururaí, Centro, Jardim do Liceu, Orla I e II, Parque Nova Brasília, Pecuária, Goitacazes, Santo Amaro, e outras localidades. As maquetes já foram instaladas no Foyer pelos artistas Fernando Luiz Neves e Paulo Jorge Cabral de Mello.
Além dessas peças de decoração, a prefeita Rosinha Garotinho já anunciou que irá fazer uma surpresa à municipalidade quando as decorações forem instaladas.
- O que se pretende é fazer com que o campista volte a ter aquele espírito natalino de outrora. Sendo mais fraterno e cordial, não apenas no período natalino, mas também nos outros dias do ano, por isso criamos o projeto “Para Sempre Natal” – relatou Orávio.
Os artesãos estão ansiosos pela inauguração e exposição de suas maquetes no Foyer, já que foram notificados que uma empresa de Campos e a vice-prefeita de Cabo Frio estão interessadíssimos em ver a exposição e se possível contratar o trabalho desses artistas que anteriormente só eram lembrados em vésperas de carnaval.

Notícia postada em 24/08/2009.

2009 08 24 - Curso de Balé retorna no início de setembro


Em virtude do adiamento do retorno as aulas nas escolas públicas do município face a gripe H1N1, o diretor do Teatro de Bolso Procópio Ferreira, Adeilson Trindade, e a diretora do Corpo de Baile do Teatro Municipal Trianon, Márcia Cristina Lisboa, acharam por bem reiniciar as aulas do Curso Livre de Balé no dia 1º de setembro.

Notícia postada em 24/08/2009.

2009 08 21 - Aumenta expectativa por exposição de decoração natalina


A cada dia que passa, aumenta a expectativa dos artesãos campistas que estão criando a decoração natalina. Na reunião de hoje com o Secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, este foi informado que até autoridades municipais de Cabo Frio estão interessadíssimos em conhecer o projeto “Para Sempre Natal”, criado pelos artesãos campistas e viabilizado pela prefeita Rosinha Garotinho.
Além disso, os artesãos foram informados também das exigências legais para levarem adiante o projeto, já que toda a decoração natalina deverá estar pronta antes do dia 25 de novembro, quando elas serão instaladas nas diversas praças e distritos do município.
- É com um misto de surpresa e satisfação que recebo essa notícia de que autoridades de Cabo Frio estão interessadas em conhecer esse projeto. Isso demonstra que estamos no caminho certo ao viabilizar o trabalho desses artistas que estavam completamente esquecidos – comentou Orávio.
A exposição das maquetes natalinas será aberta na próxima terça-feira, 25, a partir das 20 horas, no Foyer do Trianon, e a entrada é franca.

Notícia postada em 21/08/2009.

2009 08 20 - Secretário de Cultura firma parceria com Fundação Cultural


Atendendo solicitação da prefeita Rosinha Garotinho, o secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, recebeu hoje o presidente da Fundação Cultural de Campos, Paulo Sanguedo; o Assessor Jurídico, Homero Padilha e o reitor do Uniflu – Centro Universitário Fluminense, Levi de Azevedo Quaresma.
A pauta do encontro girou sobre a parceria que deverá ser criada entre esses dois órgãos com o objetivo de viabilizar o projeto “Para Sempre Natal”. No qual cerca de 20 artesãos carnavalescos, estão criando a decoração natalina que será instalada em 30 praças do município, tanto na cidade, como no interior.
- É desejo da prefeita Rosinha Garotinho, criar na cidade um clima de cristandade e fraternidade entre os munícipes, mas também valorizar o trabalho desses profissionais, bem como dar a população que vive nas franjas da cidade o carinho e o respeito que eles merecem, já que nos últimos anos, a decoração natalina se restringia apenas ao centro da cidade – disse Orávio.
O secretário informou ainda que além das peças natalinas criadas por esses artesãos, os campistas terão outra surpresa no Natal desse ano cujo clímax será no dia 23 de dezembro com o projeto “Cantatas de Natal”, na Praça do Santíssimo Salvador.

Notícia postada em 20/08/2009.

2009 08 19 - Programação cultural para Semana da Criança já está elaborada


À medida que as reuniões se sucedem novas idéias surgem o que fortalece a união e o desejo de diversas secretarias em dar as crianças um dia de lazer como nunca se viu. Serão diversas atrações, desde trabalho em argila, como pintura em rosto, em quadros e painéis, bem como diversos tipos de brincadeiras e animações realizados pelos animadores culturais da prefeitura e também do município.
Na reunião realizada hoje pela manhã, a arquiteta Nahri Alves de Andrade, e o animador cultural, Wilson Heidenfelder Jr. apresentaram ao secretário municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, a maquete do que deverá ser estruturado para dar à criançada a oportunidade dela se divertir por toda a área de lazer.
- Neste cenário cada secretaria ficou responsabilizada por uma atividade, como a Fundação de Esportes, que terá todo o lado das quadras para montar sua programação esportiva. Em outros pontos do Jardim haverá stands montados por outras secretarias que apresentarão atividades artísticas e culturais – relatou Orávio.
Um dos grandes atrativos dessa festa será o sorteio de diversos brinquedos oferecidos pelas entidades que congregam os comerciantes locais como a CARJOPA – Comerciantes e Amigos da Rua João Pessoa e Adjacências; CDL – Clube dos Dirigentes Lojistas; e ACIC – Associação Comercial e Industrial de Campos, que se mostraram sensíveis a esse empreendimento.

Notícia postada em 19/08/2009.

2009 08 19 - Aumenta demanda por professores de balé e dança


Tendo em vista o fato de que é crescente o número de inscrições para os cursos livres de dança, o secretário municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, reuniu-se com o sub-secretário de Cultura, Sérgio Alvarenga, com os representantes das secretarias de Família e Assistência Social, Elísia Fernandes e Evanilson Fidélis, com o presidente da Fundação Zumbi dos Palmares, Jorge Luiz dos Santos; com o animador Cultural, Wilson Heidenfelder Júnior, e com a diretora da Coesa, Rosa Morrisson, para solicitar de ambos, informações sobre profissionais dentro do corpo de servidores da prefeitura que tenham habilidades de dança, para sapateado e outros gêneros musicais.
Segundo Orávio, o número de inscrições superou as expectativas e ele espera conseguir um número maior desses profissionais para que eles possam ministrar aulas de dança para as meninas e meninos inscritos no curso.
- O número de inscrições para os cursos livres de dança superou as nossas expectativas e agora necessitamos urgentemente encontrar profissionais gabaritados e que conheçam outros tipos de dança para ministrar essas aulas para os nossos alunos, e eu espero alcançar esse objetivo já que a prefeita Rosinha Garotinho vê com bons olhos esse projeto que tem um amplo apelo social, pois oportuniza diversas crianças que não teriam condições de ter aulas práticas e teóricas em outros locais – informou o secretário.

Notícia postada em 19/08/2009.

2009 08 18 - Projeto do Arquivo Público será mostrado em Congresso Sul-Americano


Participante de congressos de arquivologia, o diretor do Arquivo Público Municipal, Carlos de Freitas, recebeu essa semana a notícia de que um dos seus textos foi aprovado para ser apresentado no Congresso Sul-Americano de Arquivologia a ser realizado em novembro desse ano no Uruguai. Freitas espera emplacar dois projetos, um sobre o funcionamento do arquivo e o outro sobre “As escrituras que compõem os processos de testamentos dos escravos libertos – dos negros foros”.
Segundo ele, “esse projeto é interessante porque mostra que alguns escravos deixaram bens, inclusive outros escravos. É um projeto que mostra que uma escrava foi libertada pela morte de um antigo patrão, e ela recebeu a liberdade e a casa, e mais alguma coisa. Continuou trabalhando, não se casava, normalmente elas não se casavam e não tinham filhos, aí deixava bens para serem distribuídos para os afilhados, deixou bens para as irmãs da irmandade a qual fazia parte, e para a escrava que ela possuía ela deixou a liberdade e as roupas que ela possuía” – explicou Freitas.
Ele informou que já está fechando o texto para ser enviado, e espera que um destes textos represente o Arquivo Público Municipal nesse congresso, que congrega inclusive pesquisadores e arquivologistas do mundo inteiro.
- Esse tipo de congresso é importante para nós, porque com ele trocamos experiências e unificamos o modo como devemos operar e arquivar os diversos documentos existentes em nosso Arquivo – disse Freitas.

Notícia postada em 18/08/2009.

2009 08 17 - Secretário traça planos para Semana da Criança e Verão Farol 2010


Com o objetivo de acelerar os projetos e as festividades para a Semana da Criança e o Verão Farol 2010, o secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares irá se reunir nesta quarta-feira, às 9 horas, no Foyer do Trianon, com diversas autoridades para tratar da programação da Semana da Criança, como a secretária de Família e Assistência Social, Joilza Rangel; o presidente da Fundação Jornalista Oswaldo Lima, Avelino Ferreira; o presidente da Fundação Municipal de Infância e Juventude, Mário Lopes, o presidente da Fundação de Esportes, Magno Prisco; com representantes da secretária de governo; com os animadores culturais, Neusimar da Hora e Wilson Heindelfelder, com a Diretora do Corpo de Baile do Trianon, Márcia Cristina Lisboa, e com a arquiteta, Nahri Alves de Andrade.
Ás 10h30, no Foyer do Trianon, o secretário de Cultura, fará outra reunião, dessa vez para debaterem sobre as alternativas de programação do Verão Farol 2010. O secretário espera contar com a presença dos seguintes secretários: de Obras, Davi Loureiro; de Família e Assistência Social, Joilza Rangel; de Limpeza Pública, Zacarias de Albuquerque; de Meio Ambiente, Paulo Feijó, e dos presidentes da Fundação Municipal de Esportes, Magno Prisco; da Fundação Jornalista Oswaldo Lima, Avelino Ferreira; do Departamento de Turismo, Luiz Eduardo; da Guarda Civil Municipal, Francisco Melo; e dos coordenadores do Projeto Verão Farol 2010, Marcos Soares; da Saúde, Otávio Cabral; do animador cultural, Wilson Heidenfelder e de um representante da Emut.
- Ambos projetos tem o apoio da Prefeita Rosinha Garotinho e temos certeza que o apoio de todo o secretariado para que esses dois projetos alcancem o objetivo esperado, informou Orávio.

Notícia postada em 17/08/2009.