segunda-feira, 20 de setembro de 2010

2009 11 24 - Secretários se reúnem para planejar ações no Farol em 2010


Antevendo o grande movimento de final de ano no Farol de São Tomé, alguns secretários estiveram acompanhando o movimento de campistas àquela praia no último final de semana. A observação resultou em uma série de medidas que foram debatidas na manhã de hoje no Foyer do Teatro Municipal Trianon, coordenada pelo Secretário Municipal de Cultura, Orávio de Campos Soares, e acompanhada pelo presidente da FCJOL, Avelino Ferreira; pelo subsecretário de Comunicação, Carlos Cunha; pelo presidente da FMIJ, Mário Lopes; pelo Chefe da Divisão de Posturas, Francisco Balbi; pelo presidente da ASCHCOM, Amy Barbosa, e representantes da Emut, da empresa Águas do Paraíba, da ACA – Associação Campista de Ambulantes, e de animadores culturais da Secretaria de Educação.
Em meio ao debate ficou consubstanciado os problemas que poderão ocorrer no trânsito com o aumento significativo de veículos no Farol, desse modo, a Emut já traçou planos para regulamentar o trânsito de veículos pequenos, bem como de veículos coletivos e estacionamento nas ruas do balneário.
Outro ponto que chamou a atenção foi em relação a programação festiva de shows, quando se espera um grande número de veranistas ao local, principalmente pelo fato da passagem até o Farol de São Thomé estar custando R$ 1.
A reunião de hoje contou pela primeira vez com um representante da empresa Águas do Paraíba, e é preocupação da Coordenação do Verão-Farol 2010, que não haja problemas de abastecimento de água para os veranistas.
Para Orávio, “essa visão macro que estamos tendo para o verão no Farol, bem como essa série de reuniões, é para que os veranistas e turistas vejam que a Prefeitura tem feito todos os esforços para dotar o balneário com toda infra-estrutura necessária ao bem-estar da municipalidade, como é o desejo da prefeita Rosinha Garotinho”.

Notícia postada em 24/11/2009.

2009 11 21 - Em eleição democrática, COPPAM elege novos membros


Após um longo período de inatividade os membros do Coppam reuniram-se no último sábado, para eleger os quatro novos membros do Conselho que terão o papel de colaborar na fiscalização da preservação do patrimônio arquitetônico do município. Os eleitos foram o professor Leonardo Vasconcellos da Silva, Viviane Daher, Humberto Neto e Denílson Sales de Souza.
Além da votação dos quatro membros, os membros do COPPAM decidiram criar uma carta de intenções que possui 14 itens, dos quais destacamos a criação de uma Câmara técnica ligada ao Conselho; a Restauração completa do Solar do Visconde de Araruama, sede do Museu Histórico de Campos; a isenção do IPTU e outros incentivos fiscais para os proprietários dos prédios listados para restauração; a inserção da disciplina “Preservação do Patrimônio Cultural e Arquitetônico”, na matriz curricular das escolas do ensino fundamental; o inventário de bens culturais materiais e imateriais, bem como dos trabalhos já realizados por centros de pesquisa e universidades entre outros detalhes.
Para o Secretário Municipal de Cultura, “o encontro foi bastante proveitoso, na medida em que todos puderam dar o seu parecer e a sua opinião sobre a preservação do patrimônio arquitetônico municipal. Até porque a sociedade civil está desejosa de ver ações concretas por parte da municipalidade e também pelos responsáveis por este Conselho”.
O secretário informou que a carta de intenções será enviada para a prefeita Rosinha Garotinho nos próximos dias para que ela viabilize a posse dos novos membros o mais rápido possível, para que os novos membros possam se reunir ainda esse ano.


Notícia postada em 18/11/2009.

2009 11 18 - Carnavalescos não poderão meter os pés pelas mãos como em anos anteriores


A Fundação Trianon está organizando os desfiles carnavalescos fora de época, marcado em princípio para o período de 22 a 25 de abril, mantendo reuniões semanais com as representações carnavalescas das quais está sendo exigido um plano de trabalho contendo as especificações dos desfiles como: bateria própria, mestre-sala e porta-bandeiras adulto e infantil, ala de baianas, etc. Inclusive tentando apaziguar brigas entre AESC e a recém-criada Liga das Escolas de Samba.
Contudo, explica Orávio, “nenhuma sociedade poderá fazer compras contando com recursos municipais, as chamadas verbas para o carnaval. Até porque todas as sociedades carnavalescas estão com pendências pertinentes ao último desfile de carnaval”.
A decisão de subsidiar com recursos as sociedades carnavalescas é prerrogativa da prefeita Rosinha Garotinho, para quem a realização da festa só vai acontecer depois que as lideranças carnavalescas se entenderem e acertarem suas contas com a municipalidade.
Nova reunião está marcada para o dia 27 de novembro só com as representações carnavalescas como a AFONNORJ, AESC, UBS e a LIESCAM.
Está sendo exigida, ainda, dos desfilantes, que as suas entidades estejam regularizadas com nova diretoria, CNPJ e outros documentos importantes.

Notícia postada em 18/11/2009.

2009 11 17 - Programação de verão no Farol depende de pequenos ajustes


A normatização do tráfego de veículos na praia do Farol de São Thomé, seu fluxo e detalhes sobre a programação esportiva e cultural na praia campista foram alguns dos pontos debatidos em reunião realizada na manhã de hoje no Foyer do Teatro Trianon.
A reunião, presidida pelo secretário Municipal de Cultura e presidente da FTMT – Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, contou com a presença dos secretários de Meio Ambiente, Paulo Feijó; Defesa Civil, Marcos Soares; Família e Assistência Social, Henrique de Oliveira; do subsecretário de Comunicação Social, Carlos Cunha; e os presidentes das Fundações de Infância e Juventude, Mário Lopes; Zumbi dos Palmares, Jorge Luis Pereira; Jornalista Oswaldo Lima, Avelino Ferreira; de Esportes, Magno Prisco; do Chefe da Divisão de Posturas, Francisco Balbi; da arquiteta da secretaria de Obras, Dra. Nahri Alves de Andrade; representantes da Emut e da Campos-Luz, e o presidente da ASHCOM – Associação dos Hotéis, Pousadas, Comércio e Similares da Praia do Farol e proprietário do Hotel Farol-Mar, Amy Barbosa.
Após explicação dos temas a serem abordados na reunião, Orávio lembrou que todos os detalhes já estão praticamente fechados, mas que falta cada secretaria entregar sua programação à Coordenação do Verão-Farol 2010, para que ela seja enviada a apreciação da prefeita Rosinha Garotinho.
Outro ponto abordado pelo Secretário de Meio Ambiente, Paulo Feijó é o fato de que, “quando a programação estiver concluída, devemos levar uma cópia para o Ministério Público para que este dê seu parecer, pois sem o parecer do Ministério Público, não poderemos fazer nada”, concluiu o Secretário.

2009 11 13 - Carnavalescos mantém clima de rivalidade e não se entendem


- Se não houver entendimento, não haverá carnaval! – com essas palavras o Secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, deu um basta na reunião ocorrida nesta tarde no Trianon. Contando com a presença dos principais líderes das entidades carnavalescas e alguns representantes de escolas, bois e blocos, o clima voltou a esquentar, e foi necessário utilizar palavras enérgicas para acalmar os ânimos.
Orávio informou no início da reunião que estava muito animado em gestar um projeto de tombamento de duas das principais escolas de samba do município, a GRES União da Esperança e a Mocidade Louca, depois de ter participado de um seminário sobre preservação do patrimônio arquitetônico e histórico, em Santa Maria Madalena.
Entretanto ao ouvir as indagações da representante dos bois e blocos, Jovana Patrícia, que deseja ser informada sobre as subvenções, o clima esquentou entre ela e o presidente da GRES Ururau da Lapa, Jaime Nolasco Ribeiro, que mostrou-se indignado com a animosidade e a maneira como ela se referia aos membros da LIESCAM.
Finalmente, Orávio encerrou a reunião, acatando sugestão de Sérgio Sapatão, de que as reuniões sejam realizadas por entidade, pois cada uma tem seus problemas e sugestões a colocar na pauta. Orávio então declarou que, “vocês estão perdendo muito tempo, pois poderíamos estar planejando como será o carnaval de 2010”.

Notícia postada em 13/11/2009.

2009 11 11 - Secretário de Cultura participa de Encontro Regional do Patrimônio Cultural em Madalena


Atendendo solicitação da prefeita Rosinha Garotinho, o secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, participou ontem do Encontro Regional do Patrimônio Cultural, realizado no município de Santa Maria Madalena, região serrana fluminense. O encontro teve como objetivo disponibilizar projetos culturais para os municípios fluminenses, que têm tido sérios problemas de restauro e manutenção de seus bens materiais e imateriais.
- Esse encontro foi muito importante pela riqueza de informações que passamos a ter, e também pela gama enorme de projetos que poderemos viabilizar em Campos, como por exemplo, os projetos das sociedades musicais, dos prédios históricos, dos bens imateriais e até mesmo das antigas estações ferroviárias distritais, revelou Orávio.
O encontro contou com a participação do prefeito do município de Madalena, Arthur Garcia Lima, que recebeu os gestores de 19 municípios do norte e noroeste fluminense e também o superintendente do Iphan no Rio de Janeiro, Carlos Fernando de Souza Leão Andrade e sua equipe, bem como Roberto da Luz Gomes, do Inepac, e Álvaro Pessanha, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e membro do COPPAM/Campos.
Para o superintendente do Iphan, o encontro foi positivo pela quantidade de gestores de cultura que participaram e pelos assuntos que foram tratados para a preservação do patrimônio histórico e artístico dos municípios fluminenses.
- Espero trazer para o interior as políticas que nós temos desenvolvido de incentivo à cultura, principalmente no âmbito das leis de incentivo à cultura, que é um recurso bastante forte. Poder ajudar a formatar projetos culturais nas cidades do interior é fundamental se a gente quiser preservar o patrimônio daqui dessa região - concluiu Carlos Fernando.

Notícia postada em 11/11/2009.

2009 11 11 - Artesãos carnavalescos recebem nova parcela de pagamento por decoração natalina


Restando pouco menos de quinze dias para a inauguração da primeira decoração natalina no Jardim do Liceu, dentro do Projeto “Para Sempre Natal”, os artesãos carnavalescos receberam na manhã de hoje, a segunda parcela do pagamento a que fazem jus, pelo trabalho que vem desenvolvendo.
O pagamento foi feito pela presidente da ONG CPC – Centro de Preservação do Centro de Campos, Daniela Passos que novamente reiterou a importância do trabalho que está sendo realizado, e também pela prestação de contas que cada um dos artesãos será obrigado a fazer ao final da tarefa.
O secretário de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, professor Orávio de Campos esteve presente, e teceu comentários sobre o que viu em alguns barracões da cidade.
- Quero parabenizar a todos pelo excelente trabalho que vocês estão realizando. Vi obras gigantescas e majestosas e tenho certeza de que a prefeita Rosinha Garotinho acertou em cheio ao incumbi-los da tarefa de decorar o Natal da cidade.

Notícia postada em 11/11/2009.