sexta-feira, 8 de outubro de 2010

2010 01 28 - Muito rock e pouca gente para ver a Banda Endorama


Nem mesmo a noite convidativa com a lua cheia e a leve brisa que soprava na avenida foram suficientes para atrair o público a assistir ao show da Banda Endorama, ontem à noite na Tenda Cultural. Apenas pouco mais de vinte espectadores curtiram a balada e o rock dessa banda que esta entre uma das mais promissoras da região. Vale ressaltar que no mesmo horário ocorria um Lual no Lagamar, daí o fato de tão poucas pessoas assistirem ao seu show.
Outras atrações - De acordo com a programação da Tenda Cultural as atrações desta sexta-feira, 29 de janeiro, serão Oficina de Dança de Salão, com a professora Alessandra Costa, às 10, 12, 15 e 17 horas. Nos mesmos horários haverá Oficina de Arte em Feltro, com a artista plástica e artesã Arlene Ribeiro. Às 18 horas, haverá apresentação da peça teatral “Festa na Floresta”.

2010 01 28 - Confeccionistas aguardam com expectativa vendas no Shopping Farol


Mesmo em fase de montagem muitos comerciantes de confecções já aguardam com expectativa as vendas no novo Shopping Farol, cuja inauguração estava marcada para hoje às 17 horas. Além de confecções, o Shopping terá praça de alimentação, livraria e papelaria.
Pela primeira vez em Campos dos Goytacazes, a comerciante Vera Ferreira Assunção espera com expectativa vender muitos jeans, e com isso espera abrir uma filial de sua loja Belver Modas em Campos, já que ela possui lojas em Macaé, Araruama e Cabo Frio.
- Espero um bom movimento, que as pessoas compareçam e comprem muito, já que os preços estão muito bons, e possamos começar o ano com o pé direito - concluiu a empresária.

2010 01 28 - Oficina de Lambaeróbica anima tarde no Farol


O clima tem esquentado na Tenda Circense, tudo por conta das oficinas de Lambaeróbica do professor Léo. O número de crianças e jovens que tem participado das oficinas aumentou tendo em vista a proximidade da realização de um concurso da dança, que será realizado no próximo dia 5 de fevereiro.
A Oficina de Lambaeróbica é uma das atrações da Tenda Circense, e tem recebido um número cada vez mais crescente de pessoas que vivem nesse espaço momentos de lazer e entretenimento.
Muitos pais e mães tem levado e acompanhado seus filhos para a Tenda Circense, que virou point de diversão o dia inteiro.
A Tenda Circense tem como atrativos, além das oficinas, animadores culturais que fazem pinturas corporais, tem cama elástica, jogos de mesa como ping-pong, totó, um dinossauro-escorrega, e até mesmo um touro mecânico para alegria da criançada que se diverte brincando de cowboy.

2010 01 28 - Novos Talentos vira ponto de encontro de veranistas


O programa Quarta em Cena que acontece todas as quartas-feiras na Tenda Cultural já se tornou point semanal dos veranistas, que podem apreciar músicas pop, MPB, rock e forró.
Ontem, pouco mais de 60 pessoas estiveram na Tenda Cultural vendo e curtindo os sucessos de Cris Dalana, e em seguida o forró arrasta-pé de Ninil do Brasil, pelo projeto Novos Talentos.
Nesta quinta-feira, durante haverá oficina de quilling, e à noite a Banda Endorama se apresenta na Tenda Cultural, às 22 horas.

2010 01 27 - Tendas Cultural e Circense atraem veranistas e crianças


Atrações a parte, a Tenda Cultural com sua diversidade de oficinas e atrações musicais, tem sido o ponto alto do verão no Farol. Com diversas oficinas de pintura, mosaico, sandálias, bordados, etc, a Tenda Cultural tem sido o ponto de encontro de donas-de-casa que por não terem uma atividade diurna, tem procurado a Tenda com o objetivo de fazer cursos de especialização. Hoje, tanto pela manhã como à tarde as oficinas serão de pintura em tecido, vazada, macramê e de sandálias.
- Meu objetivo é passar o tempo, mas acho que apenas uma hora de oficina é muito pouco, deveria haver mais horas e mais oficinas, para que pudéssemos aprender de tudo um pouco – foi o que disse Elizabeth Rios.
Para a professora Regina Célia Salgado de Almeida, - essa oficina é muito importante pois dará condições para que muitas jovens e senhoras aprendam técnicas de pintura em vazado e em macramê, e futuramente possam trabalhar ganhando dinheiro.
Tenda Circense – Outro espaço que tem sido muito visitado é a Tenda Circense que todos os dias recebem um número cada vez maior de crianças que tem ali a oportunidade de se divertir em jogos de ping-pong, mesa, cama elástica, escorregas, pinturas no corpo e ainda participam de oficinas circenses como pernas de pau, malabares, etc.


2010 01 26 - Organização do carnaval 2010 pôs fim a divergências entre AESC e LIESCAM


Em reunião realizada esta manhã no Teatro Trianon, na presença do Secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Trianon, Orávio de Campos Soares, os presidentes Ariel Chacar e Jaime Nolasco, puseram fim a algumas divergências que haviam entre as duas entidades que representam os destinos das principais escolas de samba do município, a AESC e a LIESCAM.
Dirimidas algumas dúvidas de ordem jurídica e administrativa, quanto ao repasse de verbas para as escolas de samba, ambos puderam negociar de que forma as escolas de samba desfilarão na avenida.
Ao serem lembrados do que estava determinado pelo Seminário “Repensando o Carnaval”, Ariel e Jaiminho se prontificaram de apresentar propostas em separado pelo que consideram como a melhor proposta para o desfile e o destino das escolas de samba de ambas instituições.
De acordo com o que ficou designado no Seminário, as escolas deverão apresentar nos desfiles um contingente mínimo de 600 componentes, terem bateria própria, porta-bandeira e mestre-sala, carros alegóricos próprios, e puxadores de sambas, entre outros itens.
- Dando fim a essa série de divergências, os carnavalescos terão condições de organizar e apresentar um grande espetáculo para o público campista na avenida, como é o desejo da Prefeita Rosinha Garotinho, que mostrou-se muito preocupada com as divergências criadas pelas duas entidades – concluiu Orávio.
Estiveram presentes a essa reunião os presidentes Alessandro Alves Ramos, do Boi Marajá e Marcelo da Silva Velasco, da GRES Madureira do Turf, que fecharam acordo com o Secretário de Cultura, para animar os Bailes de Carnaval em alguns distritos do município, como Santo Eduardo, Santa Maria, Morro do Côco, Tocos, Rio Preto e Farol.

Notícia postada em 26/01/2010.


2010 01 24 - Corrida de barcos é atração na Festa dos Navegantes


Tradicionalmente ocorrida no dia 2 de fevereiro, a Festa em homenagem à Nossa Senhora dos Navegantes, excepcionalmente ocorrerá no domingo, 31 de janeiro. O motivo alegado por Marcus Vinicius Pereira, representante dos pescadores, é que na terça-feira não haveria publico para acompanhar e assistir à procissão e a corrida dos barcos.
- Eles passam o ano todo, provocando e criando um clima de disputa sobre qual é o barco mais veloz do Farol, e esperam justamente esse dia, para participar da corrida de barcos e tirarem a prova dos nove – explicou Marcus.
O representante dos pescadores esteve reunido essa manhã com o secretário de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares e com o superintendente de Governo, José Carlos Ferrugem, que juntamente com o presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, viabilizaram toda a estrutura para a realização da festa.
A festa em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes é tão importante para os pescadores como a Festa de São Pedro realizada em junho. - O grande diferencial nessa festa é a corrida que eles realizam, cujos prêmios nada mais são do que ferramentas e objetos úteis para a pesca, como redes, tarrafas, etc. A prefeita Rosinha Garotinho, sensibilizada com esse momento, apóia esse evento que tem grande impacto social – relatou Orávio.

2010 01 23 - NX Zero empolga jovens no Farol


Atendendo a grande variedade de público no Farol, o veranista assistiu ontem à noite no Palco Oficial o show mais aguardado pelos jovens, a Banda NX Zero. Cantando alguns sucessos conhecidos do público, a Banda mostrou também músicas do seu próximo CD, cujo lançamento será realizado em março desse ano.
A noite estava agradável, e antecipando-se de problemas ocorridos em recente show no mesmo lugar, a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e a Divisão de Posturas, montaram uma nova estrutura que deu mais segurança aos veranistas que lotaram o espaço do Palco para acompanhar o entusiasmo da Banda que tocou pela primeira vez em Campos.

2010 01 23 - Foi uma Fuzueira só no Farol


Foi uma Fuzueira só na Orla do Farol de São Tomé na tarde de hoje. A Banda Fuzueira, cantou, dançou e embalou os veranistas. Com saída do Náutico, às 17 horas, o Trio Elétrico foi recebendo ao longo do caminho um número cada vez maior de jovens. Às 22 horas, será a vez do Grupo NXZero se apresentar no Palco Oficial. E amanhã, no Trio Elétrico, será a vez do Grupo Tudublu embalar e movimentar a orla do Farol.

2010 01 23 - Amy Barbosa, um jornalista visionário


Descendente de holandeses, o jornalista e radialista Amy Barbosa, presidente da ASHCOM, Associação dos Hotéis, Pousadas, Comércio e Similares do Farol de São Tomé e proprietário do Hotel Farolmar, do alto de sua idade, vislumbra no horizonte um futuro cada vez melhor para o Farol de São Tomé, balneário que adotou como morada.
Sobre os debates da camada de pré-sal que vem acompanhando, Amy conta que já recebeu técnicos brasileiros e estrangeiros em seu hotel e fez verdadeiros debates sobre o futuro do balneário e o impacto que ele causará, mostrando como exemplos “a industrialização e o impacto que o porto do Açu e a construção de uma rodovia litorânea de Macaé passando por Quissamã e chegando no Farol, fará na região”.
Ao avaliar a nova estrutura feita pela Prefeitura Municipal no Farol, o jornalista exemplifica que “há uma diferença muito grande entre turismo e lazer. Enquanto no turismo você tem captação de recursos para investir no balneário para trazer turistas e desenvolvimento, o lazer é uma necessidade da população”.
Para ele o que está faltando é investimento no turismo, para que o comércio local possa planejar-se, mas “acredito muito no potencial administrativo da Prefeita Rosinha Garotinho e tenho fé que ela conseguirá dotar o balneário de uma infra-estrutura capaz de suportar a demanda turística e populacional da região”.
Ele exemplifica o excessivo número de canais que dispomos na Baixada comparando-a com as da Flórida nos Estados Unidos, onde a região também é cortada por inúmeros canais navegáveis e com uma marina que atende a demanda. “Os nossos canais estão largados, pega e faz marina em volta dele, há um mundo na sua frente, há capital e dinheiro e o que falta é capacidade administrativa, e nós temos na prefeita essa capacidade administrativa. Temos um projeto completo para ver Campos crescer. Eu sonho com uma Campos grande, porque nós temos tudo para crescer, temos terreno, infra-estrutura, serra, lagoa, mar, monumentos históricos, temos tudo isso para explorar, e não exploramos”, conclui Amy.


2010 01 22 - André Valadão, um show de paz e reflexão


O veranista do Farol viu na noite de ontem (sexta-feira, 22), um show de paz e reflexão. O cantor e pastor protestante André Valadão cantou e abençoou a prefeita Rosinha Garotinho e ao público em geral que lotou o espaço em frente ao Palco Oficial.
Cantando diversas músicas do seu último cd “Fé”, André Valadão empolgou o público com seu estilo arrojado, e em meio ao show algumas palavras de fé foram transmitidas ao público que correspondeu prontamente ao cantor no palco.
O momento mais emocionante do show foi quando a Prefeita Rosinha Garotinho subiu ao palco e recebeu as bênçãos do pastor, juntamente com o público. Foi um momento de fé, concentração e os votos de que a prefeita conquiste vitórias em Deus.

Notícia postada em 22/01/2010.

2010 01 22 - Secretário anuncia novo calendário de festas pré-carnavalescas


O Secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, anunciou que os festejos pré-carnavalescos já estão agendados para o início do mês de fevereiro. Os festejos começarão no dia 08 com a Eleição da Rainha dos Blocos de Samba, realizada na Quadra da Mocidade Louca e serão encerrados com diversos desfiles nas localidades de Morro do Coco, Tocos, Rio Preto, Santa Maria e Farol de São Tomé.
Na semana que antecede os festejos carnavalescos, três entidades que regem o carnaval em Campos, como UBS e AFONNORJ realizarão eleições para a Rainha de suas entidades, e no dia 10, no Automóvel Clube Fluminense, a AESC – Associação das Escolas de Samba de Campos realizará a Eleição da Corte do Carnaval, Rei, Rainha, Príncipe e Princesa do Carnaval 2010, que animarão o carnaval campista de fevereiro até o final do mês de abril, quando ocorrerão os desfiles oficiais dos blocos, bois e escolas de samba.
Para o Secretário de Cultura, a novidade esse ano, é a realização de Bailes carnavalescos em alguns distritos do município, como Morro do Coco, Tocos, Rio Preto, Santa Maria e Farol de São Tomé.
- Apesar de termos realizado uma grande festa de carnaval em 2009, mesmo com todos os problemas que o município enfrentou. Creio que esse ano, o campista terá motivos para curtir um bom carnaval, porque pela primeira vez estaremos tendo bailes carnavalescos nos citados distritos – declarou o Secretário.
Ele lembrou, também, que nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro, haverá as festas da Banda Carmen Miranda, a Farra do Boi Capeta – que trafega na contramão das ruas Formosa e Treze de Maio; e a famosa Batalha de Confetes do Ouro Azul, na rua Treze de Maio, entre as ruas Siqueira Campos e Formosa, contando com o desfile do Bloco Pega Veado, que já se tornou tradicional.

Notícia postada em 22/01/2010.

2010 01 14 - Conciliação é palavra de ordem para o carnaval campista


A prefeita Rosinha Garotinho, determinou, “sem conciliação, não haverá carnaval”. Esse foi o recado que o secretário municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, passou aos presidentes da AESC – Associação das Escolas de Samba de Campos, Ariel Chacar e da LIESCAM – Liga Independente das Escolas de Samba de Campos, Jaime Nolasco Ribeiro, esta manhã no Trianon.
Orávio lembrou aos dois presidentes que tudo o que fora debatido e pontuado no Seminário “Repensando o Carnaval”, ocorrido em julho do ano passado, estava sendo cobrado.
Entre as inúmeras exigências lembradas pelo Secretário estavam a regularização jurídica de todas as entidades carnavalescas bem como de suas afiliadas, a apresentação de número legal de baianas, passistas, porta-bandeiras e mestre-sala, e bateria própria.
Ao final, o secretário concedeu o prazo até segunda-feira, para que ambos presidentes entrassem num acordo sobre os desfiles carnavalescos  e mostrassem ao secretário qual a proposta de ambos, para que o carnaval campista possa acontecer.
- A prefeita Rosinha Garotinho foi enfática ao afirmar que se não houver uma conciliação entre os representantes da LIESCAM e da AESC, não haverá carnaval – afirmou o Secretário, para quem “caberá às entidades a promoção de meios de conciliação, compatibilizando as necessidades das escolas de samba”.

Notícia postada em 14/01/2010.

2010 01 11 - Farol de São Thomé, um verão bem planejado


Há quase quinze dias do início do ano, os veranistas do Farol de São Thomé, tem vivido momentos diferentes de anos anteriores, na medida em que uma ação bem planejada dotou o Farol de uma infra-estrutura típica de cidade grande. Desde a limpeza das ruas do balneário, passando pela criação de mais um posto de saúde, o ordenamento da entrada e saída de ônibus e transportes alternativos, o aumento do efetivo de segurança, a relocação de pontos de vendas para os ambulantes, a Feira da Roça e a alimentação de todos os profissionais que estão trabalhando diariamente no Farol.
Enfim tudo foi meticulosamente estudado e planejado com meses de antecedência pelo Secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, e sua equipe, cujo trabalho bem planejado já vinha sendo alvo de elogios por parte da municipalidade pública. Daí ao ponto de receberem a incumbência de tal empreitada foi um desafio. Mas o Coordenador de Planejamento do Verão “Farol 2010 – O Sol Brilha por Você”, Orávio e sua equipe, a abraçaram e puseram mãos a obra, para que tudo transcorresse tranquilamente.
As primeiras reuniões – Mal havia acabado de organizar a festa do Santíssimo Padroeiro, o Secretário de Cultura, já marcava uma reunião com o presidente da FCJOL – Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Avelino Ferreira, para iniciar os estudos com vistas ao verão desse ano. Essa primeira reunião, tímida mas importantíssima, ocorreu no dia 11 de agosto do ano passado. No dia seguinte (12/08), ciente do desafio imposto ao Secretário de Cultura, o presidente da ASHCOM – Associação dos Hotéis, Pousadas, Comércio e Similares da Praia do Farol e proprietário do Hotel Farol-Mar, o jornalista Amy Barbosa, reunia-se com Orávio para expor a ele sugestões para serem implementadas no Farol, com vistas ao desenvolvimento turístico da praia dos campistas.
Nesse mesmo dia, Orávio reunia-se com secretários e representantes de diversos órgãos e autarquias da municipalidade, como Guarda Civil Municipal, Emut, Divisão de Posturas, Secretaria de Obras, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Limpeza Pública, Secretaria de Educação, Fundação de Esportes, e o assunto debatido nessa reunião foi sobre o TAC – Termo de Ajustamento de Conduta do Ministério Público Federal, que determinou a demolição do campo de futebol, da área de artesanato, da academia de ginástica e dos anexos dos quiosques à beira-mar.
Com tudo isso exposto todos os secretários presentes a essa reunião resolveram então de mãos dadas, trabalhar para que o veranista pudesse ter a melhor infra-estrutura e assim todos puderam caminhar de braços dados, como era o desejo da Prefeita Rosinha Garotinho.
Dificuldades à vista – É lógico que diante das flores, os secretários também encontraram muitos espinhos, e alguns entraves jurídicos e políticos. Mas mesmo assim, com paciência e muito jeito, todos conseguiram sanar as dificuldades e controlar os entraves que haviam sido impostos. Os resultados podem ser vistos atualmente, com a praia do Farol de São Thomé, completamente urbanizada, dotando de uma infra-estrutura, em transporte, saúde, segurança, limpeza pública, esportes, cultura, lazer e entretenimento como nunca se viu.
Satisfação pública – Nesses onze para doze dias, incluindo-se aí o dia 31 de dezembro, com o show de Elba Ramalho na virada do ano, o que temos visto e encontrado no rosto dos veranistas e dos comerciantes locais é a satisfação de ver um verão com sol e muito calor o dia inteiro, aumentando com isso as vendas de bebidas de todos os gêneros, bem como de produtos alimentícios e petiscos à beira-mar.
Satisfação como a das vendedoras ambulantes, Dirce Maris da Silva e Maria das Graças Barreto, que em pleno domingo de sol, curtiam a praia e as vendas de cangas, óculos e bijouterias em um espaço fronteiro ao enorme calçadão do Farol.
- Estou muito satisfeita com essa oportunidade que a Prefeita Rosinha Garotinho está nos oferecendo, pois essa é a primeira vez que temos condições de expor nossos produtos, mostrar nosso trabalho e vender muito mais - concluiu Dirce.
 - Nunca vi uma coisa igual. Pela primeira vez estamos sendo valorizadas e tendo a oportunidade de aumentar a venda dos nossos produtos – disse Maria das Graças que entre uma venda e outra assistia às crianças brincando no espaço dedicado à elas no Projeto Brincadeira de Criança, e elogiando ainda o secretário de Cultura, que havia solicitado a implantação de uma grade na calçada que dá acesso à longa avenida, com o objetivo de prevenir acidentes e não deixar que as crianças atravessassem as ruas.
Shows para todos os gostos – Mas para quem pensa que tudo pára por aí, engana-se, o planejamento e a tarefa de organizar os shows, trazer os artistas e dar-lhes uma boa estadia em Campos dos Goytacazes, e no Farol não é uma tarefa simples, mas um trabalho árduo pois engloba diversos processos, desde a vinda dos artistas e suas equipes para o Rio de Janeiro, e de lá para Campos, e da cidade para o Farol, através de veículos alternativos como vans e veículos alugados; estadia em hotéis; transporte de ida e volta para a praia; montagem de palco, luz e som; implantação de camarins; preocupação com buffets; contratação de carregadores; organização de shows em Trio Elétrico, Tenda Cultural, shows em Lagoa de Cima, Travessão e Ururaí, Tira-Gosto, Baleeira, e as festas de Santo Amaro e São Sebastião. Além da alimentação de todos os profissionais de diversos setores de órgãos municipais envolvidos nesse processo, incluindo ainda a Polícia Militar, e totalizando pouco mais de duas mil refeições por semana.
Enfim, o secretário de Cultura, presidente da Fundação Trianon e Coordenador do Verão Farol 2010, vai enfrentando e resolvendo todos os problemas estruturais e administrativos do Verão Farol 2010, como o lendário Hércules em seus doze trabalhos.

2010 01 10 - Peninha empolga e emociona público com suas canções


Nem só de “Sonhos” vive o poeta, assim podemos definir o show que o compositor e cantor Peninha fez no Lagamar, neste domingo. Cantando muitos sucessos populares, Aroldo Alves Sobrinho, conhecido nacionalmente como Peninha, revelou ao público, as músicas que ele compôs e marcaram a vida de muitas pessoas, como “Sonhos”, “Que Pena”, “Amo Voce”, “Matemática”, “Vou levando a vida”, “Ouro pra mim”, “Que dure para sempre”, e “Alma Gêmea”, esta última interpretada por Fábio Júnior.
Com tantos sucessos emplacados, incluindo “Vida de Gado”, interpretada por Zé Ramalho, o público que compareceu ao Lagamar, dominou praticamente todo o show fazendo com que o cantor e compositor em alguns momentos participasse apenas como coadjuvante. Mesmo assim com seu carisma, Peninha agradou em cheio os amantes da MPB.
Dentro da programação de shows na Aldeia do Sol e no Lagamar, na próxima semana, os veranistas poderão assistir aos shows do Paralamas do Sucesso e Elza Soares e Alex Ribeiro, no Palco Oficial e no Lagamar, respectivamente.


Notícia postada em 09/01/2009.

2010 01 10 - Gil Paixão empolga juventude no Farol


Carismático e muito popular, o cantor Gil Paixão esbanjou simpatia, garra e empolgação na passagem do Trio Elétrico pela orla do Farol de São Thomé, neste sábado. Ele cantou diversos sucessos de sua autoria e carregou uma verdadeira multidão de jovens na frente e atrás do trio Elétrico.
A passagem do Trio Elétrico com Gil Paixão faz parte da vasta programação cultural e musical coordenada pelo secretário municipal de Cultura, Orávio de Campos Soares. As fundações Trianon, Jornalista Oswaldo Lima e Zumbi dos Palmares agregadas à Secretaria de Cultura, vem trabalhando conjuntamente com a Secretaria de Cultura, dando-lhe todo o suporte necessário. Além disso, a passagem do Trio Elétrico conta também com um aparato de apoio, com ambulâncias, fiscais da Divisão de Posturas, e da Secretaria de Limpeza Pública.
Na próxima semana, Nelson Príncipe Negro e Dom Américo, serão as atrações na passagem do Trio Elétrico, pela orla do Farol.

Notícia postada em 10/01/2010.

2010 01 09 - Trio Elétrico A Massa atrai multidão no Farol.


Diferente da semana passada, quando o número de foliões era bem menor, dessa vez a Banda A Massa, atraiu milhares de jovens que acompanharam o Trio Elétrico pela Avenida Beira-Mar, no Farol. Cantando e embalando o público com diversos sucessos, a Banda A Massa, fez a festa no Farol.
Entretanto, o que chamou a atenção, foi o aparato da prefeitura que acompanhou a passagem do Trio Elétrico, com veículos da Guarda Municipal, três ambulâncias, um veículo da Divisão de Posturas e um da Secretaria de Limpeza, os garis fizeram um verdadeiro arrastão de limpeza, deixando a orla completamente limpa, com a sujeira feita pelos foliões e recolhendo o lixo dos vendedores ambulantes.
Amanhã, antes do show do cantor Peninha no Lagamar será a vez do cantor Gil Paixão, animar a orla do Farol, no Trio Elétrico.
  
Notícia postada em 09/01/2009.

2010 01 09 - Blocos carnavalescos buscam apoio da prefeitura


Os representantes dos blocos carnavalescos sediados no Farol de São Thomé reuniram-se esta manhã, com o subsecretário municipal de Cultura, Sérgio Alvarenga, com o objetivo de planejar e viabilizar os desfiles dos blocos carnavalescos.
Os blocos carnavalescos, Tatuí do Farol, Boneca do Bambu, Ladrões de Bagdá e União da Vila dos Pescadores, e o representante da LIESCAM – Liga Independente das Escolas de Samba de Campos, Dalton Freire, expuseram ao subsecretário as suas dificuldades e também idéias para serem aproveitadas pela prefeitura, tendo em vista que o carnaval em Campos será fora de época (em abril).
Uma das idéias propostas foi a de demarcar um trecho da Avenida Beira-Mar, para a colocação de arquibancadas e o desfile oficial dos blocos, e até mesmo das escolas de samba filiadas a LIESCAM. Outro ponto debatido foi a questão do apoio comercial em abadas, e a ornamentação carnavalesca, do trecho da avenida.
Para o subsecretário de Cultura, Sérgio Alvarenga, “essa reunião foi importantíssima, já que todos os blocos puderam expor suas ansiedades e desejos, em relação ao desfile carnavalesco no Farol”. Entretanto, ele lembrou que o teor de tudo o que debatido será levado ao conhecimento do Secretário Municipal de Cultura, Orávio de Campos Soares, para que este leve as propostas a prefeita Rosinha Garotinho.

Notícia postada em 09/01/2009.

2010 01 08 - Arlindo Cruz faz veranistas sambarem no Farol

Com mais de trinta anos de carreira, sendo que muitos deles como compositor, Arlindo Cruz já teve o luxo de fazer parceria com Zeca Pagodinho, e há algum tempo, vem mostrando todo o seu potencial cantando. Os amantes do samba lembram quando ele fez parte do grupo Fundo de Quintal, e posteriormente, em parceria com Sombrinha. Por outro lado, Arlindo conta que através dessas parcerias, já se considera campista nato, tal a freqüência de shows que fez em Campos. Pelas contas lembra que já são quase 10 anos em shows no centro da cidade, no Farol e no Lagamar.
Na noite de sexta-feira, depois do concurso Garota e Garoto Verão Farol 2010, Arlindo Cruz cantou para o público, músicas do seu novo DVD, “MTV”, onde ele faz um apanhado de alguns sucessos para o deleite dos amantes do samba.
Numa rápida conversa antes de entrar no palco, Arlindo enalteceu o projeto proposta pela Prefeita Rosinha Garotinho, lembrando que, “já dizia o poeta, que a praça é do povo. Acho que esse projeto de entretenimento feito pela Prefeita Rosinha Garotinho, de nos contratar para vir aqui tocar e cantar para o público, um projeto sensacional, na medida em que podemos transmitir cultura e lazer para o público”.

Notícia postada em 08/01/2010.

2010 01 08 - Tenda circense oferece oficina e brincadeiras para crianças


Outra opção de entretenimento e lazer oferecida às crianças hoje no Farol de São Thomé foi a Tenda Circense, com diversas atividades. As crianças tiveram oportunidade de se divertir em vários brinquedos como escorrega, gangorras, cama elástica, e até em um touro mecânico.
A animadora cultural Gleicyane Rosa, informou que além dessas atividades haverá na Tenda Circense, oficinas de malabares, de lira, de tecido, de massas de modelagem, pintura em papel, pintura no rosto, bolamania, e lambaeróbica com o professor Léo.
À tarde, a criançada se divertiu com as trapalhadas do palhaço Deividi, e a apresentação dos Acroloucos, em pernas de pau. As oficinas na Tenda Circense funcionam de segunda a sexta das 9 às 19 horas.
Ao lembrar que a pintura tem sido retratada em uma novela global, ela concluiu que “se até um macaco pode pintar, porque nós não podemos?”.
Por gostar muito da pintura e de estar sempre com um pincel na mão a professora Lúcia Helena Loteri, disse que – a oficina é uma oportunidade de mostrar que todos nós somos capazes de pintar, para nós é muito gratificante. Isso sem falar que a pintura é uma terapia. A Oficina de Artes Plásticas acontece semanalmente na Tenda Cultural, das 9 às 17 horas, e a cada dia, uma arte diferente.

2010 01 08 - Oficina de pintura é opção de lazer e cultura no Farol


Em uma sexta-feira de muito sol no Farol de São Thomé, quem não quis aproveitar para tomar um banho de mar, aproveitou a manhã para participar de uma oficina de pintura na Tenda Cultural.
A Oficina faz parte do projeto “Farol 2010 – O sol brilha por você”, da Secretaria Municipal de Cultura e tem como objetivo dotar o balneário com uma variedade de opções de lazer, entretenimento e oficinas culturais para os veranistas e também para os moradores do Farol.
Jacira Nascimento Barbosa participou dessa oficina e se mostrou satisfeita, com o que aprendeu - pois passei a compreender como que é essa arte, e agora só depende da gente colocar em prática o que aprendemos.
Ao lembrar que a pintura tem sido retratada em uma novela global, ela concluiu que “se até um macaco pode pintar, porque nós não podemos?”.
Por gostar muito da pintura e de estar sempre com um pincel na mão a professora Lúcia Helena Loteri, disse que – a oficina é uma oportunidade de mostrar que todos nós somos capazes de pintar, para nós é muito gratificante. Isso sem falar que a pintura é uma terapia. A Oficina de Artes Plásticas acontece semanalmente na Tenda Cultural, das 9 às 17 horas, e a cada dia, uma arte diferente.

2010 01 07 - Dalana inicia Projeto Jovens Talentos para veranistas na Tenda Cultural


O melhor intérprete do Festival Estudantil de Música Popular, realizado ano passado no Teatro Municipal Trianon, e segundo colocado no mesmo festival com a música “O Muro”, Cris Dalana iniciou ontem na Tenda Cultural, o projeto Jovens Talentos, criado pela Secretaria Municipal de Cultura, Fundação Teatro Municipal Trianon e Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. O objetivo principal desse projeto é valorizar e dar uma oportunidade aos jovens talentos da terra.
Gaúcho radicado em Campos há dois anos e meio, Dalana lançou dois cd´s, um em 2003, e outro em 2008, no Projeto “Histórias de Bar”. Misturando suas canções com sucessos nacionais, o músico apresentou-se para um público pequeno, que passeava pelo calçadão da praia campista.
Sobre a oportunidade concedida a ele com esse projeto, Dalana afirmou que – foi muito importante essa primeira participação e num projeto sensacional que é uma Tenda Cultural, onde vai rolar de tudo, desde apresentações musicais até oficina de artes. E essa integração cultural é muito importante para o veranista e também para o turista, que vem aqui e vê que Campos possui cultura e tem iniciativa cultural.
Ao final do show, o subsecretário de Cultura, Sérgio Alvarenga, parabenizou o artista, que mostrou todo o seu potencial – é uma iniciativa maravilhosa, já que os jovens talentos surpreendem positivamente. A prefeita Rosinha Garotinho com sua sensibilidade tem demonstrado interesse em valorizar os artistas locais, dos diferentes tipos e meios culturais, como a música, artes plásticas, pintura, dança e teatro – concluiu o subsecretário.

Notícia postada em 07/01/2010.

2010 01 06 - Forró Didoido anima quarta-feira de veranistas no Farol


Numa quarta-feira tranqüila no Farol de São Thomé, a única opção atrativa ficou por conta do show do Forró Didoido, na Tenda Cultural. O show foi de curta duração, com início 22 horas e término às 23 horas. O atraso na chegada do grupo foi causado pela retenção do carro de um dos cantores na estrada.
Dessa forma, a Animadora Cultural da Fundação Jornalista Oswaldo Lima, Neusimar da Hora, permitiu que houvesse uma apresentação curta, “para justificar a viagem desse grupo de Itaperuna até o Farol”.
Segundo Neusimar o forró será uma das atrações do calendário de eventos criado pela Fundação Teatro Municipal Trianon e Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, como entretenimento para os veranistas. Os forrós acontecerão todas as quartas-feiras na Tenda Cultural, sempre das 20 às 22 horas. Durante o dia, a Tenda Cultural será palco de diversas oficinas de artes e música feita pelos animadores culturais.
Para o Secretário Municipal de Cultura, Orávio de Campos Soares, “o que pretendemos com a apresentação de um show de forró no Farol, é dotar os shows musicais com uma diversidade, e também para agradar a todos os veranistas. Tanto que trouxemos atrações musicais como pagode, samba, forró, música gospel, romântica e MPB. O desejo da prefeita Rosinha Garotinho, é fazer com que este verão no Farol seja inesquecível”.

2010 01 03 - Emilio Santiago relembra antigos sucessos para público no Lagamar


Relembrando antigos sucessos da MPB, o cantor Emilio Santiago, cantou ontem ao entardecer no Lagamar, estreiando um novo horário na programação daquele balneário no Farol de São Thomé, às 20 horas.
O público era seleto, somente os amantes de música popular brasileira que tiveram a oportunidade de cantar, dançar e se emocionar.
Após cantar um antigo sucesso de Cartola, “As Rosas Não Falam”, Emilio Santiago fez o público cantar em uníssono com o seu maior sucesso “Pelo Amor de Deus”. Em seguida e quase ao final do show, o cantor dividiu o palco com a prefeita Rosinha Garotinho.
O secretário municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares acompanhado do subsecretário, Sérgio Alvarenga, mostrou-se satisfeito com a escolha do novo horário de shows para o Lagamar.
- Acredito que acertamos em cheio ao mudar o horário de shows no Lagamar para as 20 horas, já que ainda estamos no horário de verão, e somente os veranistas e os moradores locais terão a oportunidade de assistir a um show de MPB, como é o desejo da prefeita Rosinha Garotinho - concluiu.
No próximo final de semana enquanto Arlindo Cruz e Rodriguinho se apresentam no Palco Oficial, no sábado, será a vez do cantor Peninha se apresentar no Lagamar, às 20 horas.

Notícia postada em 04/01/2010.

2010 01 03 - Banda A Massa anima domingo no Farol


Num domingo de muito sol e calor na Praia do Farol de São Thomé, a única opção de entretenimento para os jovens veranistas foi mesmo acompanhar a Banda “A Massa”, no Trio Elétrico pela Avenida Beira-Mar. Como já havia ocorrido no dia anterior, a medida que o Trio Elétrico avançava muitos jovens iam para as esquinas aguardar a passagem do Trio e dançar ao ritmo frenético da Banda.
Entre os jovens que acompanhavam a Banda e o Trio Elétrico, Antonio Márcio informou que há oito anos desfila pela Avenida Beira-Mar junto com a Banda, e preocupado em não perder a caminhada com a Banda achava a programação “sensacional, o Farol é tudo, o Farol é dez”.  

2010 01 03 - Ônibus da Saúde vacina veranistas no Farol


O Ônibus da Saúde, estará instalado no Farol de São Thomé, todas as manhãs de sábado e domingo, sempre das 9 às 14 horas vacinando os veranistas contra a hepatite B, tetânica, anti-gripal e viral.
Coordenado por Carlos Pereira Rodrigues, o ônibus da saúde tem como objetivo estender os serviços de saúde aos diversos pontos do município.
Nessa manhã de domingo havia quatro pessoas aguardando o momento de serem vacinadas. Uma delas foi Cristiane Faria Siqueira que aguardava a enfermeira Rosier Barbosa da Silva, preparar a vacina antitetânica, hepatite B e antigripal.

2010 01 03 - Biblioteca Pública Nilo Peçanha, proporciona momentos de lazer e leitura diária


Instalada na Praia do Farol de São Thomé, a Biblioteca Pública Municipal Nilo Peçanha, tem proporcionado momentos de lazer e cultura aos veranistas. Muitas deles chegam cedo à Biblioteca apenas para ler as notícias publicadas nos jornais locais e nacionais que estão à disposição do público.
Freqüentador há mais de 20 anos do Farol, Luis Carlos Maciel é freqüentador assíduo da Biblioteca. Segundo ele “é uma oportunidade única, pois temos a nossa disposição diversos tipos de jornais locais e nacionais, além daqui ser um local gostoso, bem arejado e que nos proporciona comodidade. Estou muito satisfeito e espero que a Prefeita Rosinha Garotinho nos proporcione sempre a oportunidade de ver instalada a Biblioteca Pública no Farol”.
As vezes ele se faz acompanhar pelos filhos, e informou que agora tem trazido um amigo da Bahia, mas que nessa manhã, ele se atrasou.
A Biblioteca Pública Municipal Nilo Peçanha, funciona de 

2010 01 03 - Ambulantes felizes com novo espaço


Os vendedores ambulantes instalados na praia do Farol de São Tomé estão felicíssimos com o novo espaço criado pela Prefeitura. Segundo Dirce Maris da Silva, antes eles não tinham oportunidade de vislumbrar um espaço onde pudessem vender e expor seus produtos para os veranistas do Farol, entretanto desde que o Coordenador do Verão Farol 2010, o Secretário Municipal de Cultura, Orávio de Campos Soares, ouviu as solicitações da Associação de Ambulantes, estes vibraram e festejaram com a instalação do novo local.
Outro ponto elogiado e observado pelos ambulantes foi a proteção com grades instalada nas calçadas em torno do espaço, dando maior proteção às crianças, para que elas não possam atravessar as pistas da Avenida Beira-Mar.
Há cinco anos como ambulante no Farol, Dirce estava fascinada com a oportunidade de poder mostrar suas mercadorias a um público muito maior, e consequentemente tendo a oportunidade de vender muito mais. “Estou muito satisfeita com esse oportunidade que a Prefeita Rosinha Garotinho está nos oferecendo, pois essa é a primeira vez que temos condições de expor nossos produtos, mostrar nosso trabalho e vender muito mais”, concluiu Dirce.
Ambulante há 10 anos no Farol, Maria das Graças Barreto, ficou emocionada e quase não encontrou palavras para agradecer a oportunidade recebida pela Prefeita Rosinha Garotinho. “Nunca vi uma coisa igual. Pela primeira vez estamos sendo valorizados e tendo a oportunidade de aumentar a venda dos nossos produtos”, finalizou.

2010 01 03 - Projeto Brincadeira de Criança anima criançada no Farol


No primeiro domingo do ano, a manhã no Farol foi das crianças, tudo porque elas puderam se divertir, brincando, desenhando e praticando diversos tipos de esportes com os animadores culturais e esportivos do Projeto Brincadeira de Criança da Fundação de Esportes.
A pintura de diversos tipos de desenhos no rosto, braços e corpo, até brincadeiras com bolas de assoprar, desenhos com giz de cera, além de espaços dedicados a prática desportiva, como asa delta, basquete, bungee-jump, cama elástica e escalada em parede, sempre acompanhados de instrutores foram algumas das diversas atividades praticadas pelas crianças durante o dia.
Osiel Santos Machado, pai de Joana de 4 anos, falou sobre a importância do projeto, “como atividade alternativa, educativa e esportiva para as crianças. Não me lembro de ter visto um projeto como esse, e agradeço a Prefeita Rosinha Garotinho por ter proporcionado isso para nossas crianças, tirando-as de casa e apresentando brincadeiras saudáveis”.
O coordenador do projeto Brincadeira de Criança, Henrique Pinheiro informou que o projeto Brincadeira de Criança, funciona aos sábados e domingos, das 10 às 17 horas e tem como objetivo “dar maior entretenimento às crianças no verão do Farol, com a prática desportiva”.

2010 01 02 - Pique Novo anima sábado no Farol


O Grupo Pique Novo, esquentou a noite de sábado no Palco Oficial do Farol de São Thomé, na noite de sábado. Relembrando grandes sucessos o grupo conseguiu atrair inúmeros veranistas que superlotaram o espaço público em frente ao palco.
A prefeita Rosinha Garotinho e o ex-governador Anthony Garotinho acompanhado de seus filhos, alguns secretários e do deputado federal Wilson Cabral, também participaram do show, cantando a música “Faz um Milagre em Mim”, juntamente com o publico.
Em meio aos veranistas o casal gaúcho de Santa Cruz do Sul-RS, Marcelo Portirola e Sandra de Melo, que já está residindo em Campos há cinco meses compareceu ao Farol de São Thomé pela primeira vez para acompanhar a série de shows e eventos programados pela prefeita Rosinha Garotinho. “Esse réveillon está fantástico, com uma boa diversidade de shows, e estamos encantados com a organização que a prefeitura tem proporcionado aos veranistas”.
O cantor Cesinha do grupo Pique Novo declarou que “estamos satisfeitos com a receptividade do publico e com a presença da prefeita Rosinha Garotinho”.

2010 01 02 - Tudublu é arrastado por multidão no Farol


No primeiro sábado do ano, enquanto a praia do Farol de São Thomé recebia a visita de poucos banhistas, à tarde o Trio Elétrico conseguiu a façanha de levar milhares de pessoas à Avenida Beira-Mar que dançaram ao som da Banda Tudublu.
Desde as 15 horas, quando o Trio Elétrico saía do Clube Náutico uma multidão de jovens embalados pelo som alto do trio, caminhava pelas calçadas da Avenida Beira-Mar com o intuito de se juntar à enorme multidão que acompanhava os músicos.
Além deles, outra parte do público se aglomerava pelas esquinas da Avenida Beira-Mar, apenas para dançar e acompanhar o Trio Elétrico, que esse ano teve apenas itinerário de ida até o Camping Farol.
Pique Novo – A expectativa de público para apreciar o show do Grupo Pique Novo, às 23 horas no Palco Oficial é muito grande, face a quantidade de pessoas que acompanharam o Trio Elétrico no período da tarde.

Notícia postada em 02/01/2010.