segunda-feira, 11 de outubro de 2010

2010 03 15 - Pequenas capelas são encontradas em Tócos


Em uma tarde proveitosa, o Secretário de Cultura, Orávio de Campos Soares e sua equipe, tiveram a oportunidade de vasculhar a região de Tócos, na Baixada Campista, conseguindo inventariar dez capelas, uma com mais de duzentos anos, como a de Santo Ignácio de Loiola, localizada no Solar do Colégio; e duas centenárias, Capela Nossa Senhora da Conceição, em Ponta Grossa dos Fidalgos, e a de Santa Cruz, em Goitacazes, cuja localização foi modificada em função da abertura da rodovia.
O secretário informou que essa pesquisa faz parte de ações da Secretaria de Cultura que visam mapear e buscar informações sobre todas as capelas, paróquias e igrejas localizadas na Baixada Campista.
- Essa pesquisa tem como foco as referências culturais da Baixada Campista, pois se sabe que a cultura do município nasceu nessa região, que é riquissima pelo ponto de vista da cultura. Seja na parte religiosa, como também no linguajar e nos costumes de nossa gente – explicou Orávio.
Ele contou que a região é importantíssima no aspecto cultural e histórico já que foi por ela que os Sete Capitães entraram por essa planície criando sítios e roças e currais, mas também marcos do seu poder em relação à população indígena que vivia ali.
Ao final da pesquisa realizada nesta segunda-feira (15), a surpresa ficou por conta da quantidade de pequenas capelas encontradas na região, quatro no total, nas localidades de Tocos, Coqueiro de Tocos, Ponta do Leão e Goitacazes. As fotos e um breve histórico de cada uma delas podem ser vistas no endereço eletrônico: www.culturacamposrj.blogspot.com, mas vale lembrar que a pesquisa ainda está em andamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário