sexta-feira, 8 de outubro de 2010

2010 01 11 - Farol de São Thomé, um verão bem planejado


Há quase quinze dias do início do ano, os veranistas do Farol de São Thomé, tem vivido momentos diferentes de anos anteriores, na medida em que uma ação bem planejada dotou o Farol de uma infra-estrutura típica de cidade grande. Desde a limpeza das ruas do balneário, passando pela criação de mais um posto de saúde, o ordenamento da entrada e saída de ônibus e transportes alternativos, o aumento do efetivo de segurança, a relocação de pontos de vendas para os ambulantes, a Feira da Roça e a alimentação de todos os profissionais que estão trabalhando diariamente no Farol.
Enfim tudo foi meticulosamente estudado e planejado com meses de antecedência pelo Secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, e sua equipe, cujo trabalho bem planejado já vinha sendo alvo de elogios por parte da municipalidade pública. Daí ao ponto de receberem a incumbência de tal empreitada foi um desafio. Mas o Coordenador de Planejamento do Verão “Farol 2010 – O Sol Brilha por Você”, Orávio e sua equipe, a abraçaram e puseram mãos a obra, para que tudo transcorresse tranquilamente.
As primeiras reuniões – Mal havia acabado de organizar a festa do Santíssimo Padroeiro, o Secretário de Cultura, já marcava uma reunião com o presidente da FCJOL – Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Avelino Ferreira, para iniciar os estudos com vistas ao verão desse ano. Essa primeira reunião, tímida mas importantíssima, ocorreu no dia 11 de agosto do ano passado. No dia seguinte (12/08), ciente do desafio imposto ao Secretário de Cultura, o presidente da ASHCOM – Associação dos Hotéis, Pousadas, Comércio e Similares da Praia do Farol e proprietário do Hotel Farol-Mar, o jornalista Amy Barbosa, reunia-se com Orávio para expor a ele sugestões para serem implementadas no Farol, com vistas ao desenvolvimento turístico da praia dos campistas.
Nesse mesmo dia, Orávio reunia-se com secretários e representantes de diversos órgãos e autarquias da municipalidade, como Guarda Civil Municipal, Emut, Divisão de Posturas, Secretaria de Obras, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Limpeza Pública, Secretaria de Educação, Fundação de Esportes, e o assunto debatido nessa reunião foi sobre o TAC – Termo de Ajustamento de Conduta do Ministério Público Federal, que determinou a demolição do campo de futebol, da área de artesanato, da academia de ginástica e dos anexos dos quiosques à beira-mar.
Com tudo isso exposto todos os secretários presentes a essa reunião resolveram então de mãos dadas, trabalhar para que o veranista pudesse ter a melhor infra-estrutura e assim todos puderam caminhar de braços dados, como era o desejo da Prefeita Rosinha Garotinho.
Dificuldades à vista – É lógico que diante das flores, os secretários também encontraram muitos espinhos, e alguns entraves jurídicos e políticos. Mas mesmo assim, com paciência e muito jeito, todos conseguiram sanar as dificuldades e controlar os entraves que haviam sido impostos. Os resultados podem ser vistos atualmente, com a praia do Farol de São Thomé, completamente urbanizada, dotando de uma infra-estrutura, em transporte, saúde, segurança, limpeza pública, esportes, cultura, lazer e entretenimento como nunca se viu.
Satisfação pública – Nesses onze para doze dias, incluindo-se aí o dia 31 de dezembro, com o show de Elba Ramalho na virada do ano, o que temos visto e encontrado no rosto dos veranistas e dos comerciantes locais é a satisfação de ver um verão com sol e muito calor o dia inteiro, aumentando com isso as vendas de bebidas de todos os gêneros, bem como de produtos alimentícios e petiscos à beira-mar.
Satisfação como a das vendedoras ambulantes, Dirce Maris da Silva e Maria das Graças Barreto, que em pleno domingo de sol, curtiam a praia e as vendas de cangas, óculos e bijouterias em um espaço fronteiro ao enorme calçadão do Farol.
- Estou muito satisfeita com essa oportunidade que a Prefeita Rosinha Garotinho está nos oferecendo, pois essa é a primeira vez que temos condições de expor nossos produtos, mostrar nosso trabalho e vender muito mais - concluiu Dirce.
 - Nunca vi uma coisa igual. Pela primeira vez estamos sendo valorizadas e tendo a oportunidade de aumentar a venda dos nossos produtos – disse Maria das Graças que entre uma venda e outra assistia às crianças brincando no espaço dedicado à elas no Projeto Brincadeira de Criança, e elogiando ainda o secretário de Cultura, que havia solicitado a implantação de uma grade na calçada que dá acesso à longa avenida, com o objetivo de prevenir acidentes e não deixar que as crianças atravessassem as ruas.
Shows para todos os gostos – Mas para quem pensa que tudo pára por aí, engana-se, o planejamento e a tarefa de organizar os shows, trazer os artistas e dar-lhes uma boa estadia em Campos dos Goytacazes, e no Farol não é uma tarefa simples, mas um trabalho árduo pois engloba diversos processos, desde a vinda dos artistas e suas equipes para o Rio de Janeiro, e de lá para Campos, e da cidade para o Farol, através de veículos alternativos como vans e veículos alugados; estadia em hotéis; transporte de ida e volta para a praia; montagem de palco, luz e som; implantação de camarins; preocupação com buffets; contratação de carregadores; organização de shows em Trio Elétrico, Tenda Cultural, shows em Lagoa de Cima, Travessão e Ururaí, Tira-Gosto, Baleeira, e as festas de Santo Amaro e São Sebastião. Além da alimentação de todos os profissionais de diversos setores de órgãos municipais envolvidos nesse processo, incluindo ainda a Polícia Militar, e totalizando pouco mais de duas mil refeições por semana.
Enfim, o secretário de Cultura, presidente da Fundação Trianon e Coordenador do Verão Farol 2010, vai enfrentando e resolvendo todos os problemas estruturais e administrativos do Verão Farol 2010, como o lendário Hércules em seus doze trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário