segunda-feira, 13 de setembro de 2010

2009 09 11 - Secretário de Cultura participa de Oficina em Quissamã


         Tendo como objetivo nortear e integrar as ações turísticas na região norte fluminense através das secretarias municipais de cultura, turismo, meio ambiente, patrimônio histórico e arquitetônico e desenvolvimento econômico, o secretário municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, participou de uma Oficina de Turismo ministrada pelo Instituto Sete Capitães na Casa Mato de Pipa, em Quissamã, que foi a primeira casa de alvenaria de toda a região.
         O consultor de turismo e palestrante Airton Violento mostrou aos participantes como compatibilizar a necessidade que os empresários e proprietários de residências antigas da região e membros do Instituto Sete Capitães estão tendo em querer preservar o seu patrimônio, mas também dar a ele uma funcionalidade integrando cultura e turismo.
         De Campos também estiveram presentes a turismóloga, Ana Nery Alvarenga, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico; o professor do IFF e membro do Coppam, Leonardo Vasconcelos; a jornalista e diretora administrativa da Secretaria de Cultura, Maria Lúcia Bittencourt.
         Além dos diretores do Instituto, a reunião contou com a participação de Álvaro Pessanha, da Secretaria de Desenvolvimento do Estado e por outras pessoas interessadas no assunto.
- Há hoje uma consciência de que não pode pegar esses prédios públicos e históricos e deixar que eles acabem no tempo. Eles estão tendo que preservar o espaço e dar a eles uma utilização. E essa utilização tem que ser feita pelo ponto de vista do turismo e da cultura, disse Orávio.
O secretário achou a reunião muito interessante porque ele poderá utilizar o exemplo do Instituto Sete Capitães no município de Campos dos Goytacazes, incluindo inclusive as diferentes áreas de produção cultural. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário