O Secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares ministrou a palestra “Cultura Popular e Inclusão Social”, no Museu Olavo Cardoso. A palestra faz parte da 3ª Primavera dos Museus – Museus e Direitos Humanos, que teve início no último dia 23 e termina amanhã (30).
Em sua palestra Orávio mostrou as diversas formas da cultura popular como projeto de inclusão social detalhando o que vem fazendo em termos de pesquisa junto as comunidades que vivem nas “franjas” da cidade. E de como elas interagem com as novas culturas.
Ele explicou o que houve com algumas culturas, como a Folia de Reis, que morreu em nossa cidade, e de como o Jongo persiste, já que criou uma equipe de bailarinos e artistas que tem a incumbência de manter viva as tradições jongueiras.
- Quando levo minha equipe de jongueiros para o interior para interagir com os velhos jongueiros, a impressão que tenho, é que nossos artistas conhecem mais o jongo, do que aqueles que sempre vivenciaram essa cultura - declarou Orávio.
O Seminário termina amanhã, dia 30, com a palestra “Vulnerabilidade / Cidadania em bairros periféricos”, ministrado pela Professora Denise Junca, da UFF, no Museu Olavo Cardoso, a partir das 9 horas. A entrada é franca.
Notícia postada em 29/09/2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário