segunda-feira, 13 de setembro de 2010

2009 09 15 - Monumentos campistas sofrem com ações de vândalos


            Desde que assumiu a prefeitura no início deste ano e criou a Secretaria Municipal de Cultura a prefeita Rosinha Garotinho têm demonstrado imensa preocupação com o estado de abandono por que passam alguns monumentos públicos do município, como o do Expedicionário na Praça do Santíssimo Salvador, criado pelo artista plástico Modestino Kanto, que tem sido alvo de vândalos em plena luz do dia.
            É de conhecimento público que até bem pouco tempo, por não terem espaço para a prática do esporte, os aficcionados do skate tiveram a permissão do ex-prefeito para fazerem suas manobras na Praça do Santíssimo Salvador, no entanto a ação desses jovens fez com que a história e a homenagem aos homens que um dia partiram para a guerra para defender a Pátria fosse esquecida e destruída.
            As letras e os dizeres em homenagem a esses heróis de guerra foram destruídas, e foi necessário todo um trabalho de pesquisa e de equipe para conseguir remontar o enorme quebra-cabeças do monumento ao Expedicionário.
            Somente com a colaboração do relações públicas e ex-integrante do Lions Clube de Campos, Vilmar Rangel, e do memorialista Wellington Paes, que o diretor de Artes Plásticas do Teatro Trianon, Fernando Luiz Neves, conseguiu obter os nomes de todos os heróis de guerra, bem como dos dizeres existentes nas laterais do monumento.
            - Foi um trabalho cansativo, porque não tínhamos a menor idéia de quem poderia nos informar sobre o que estava escrito nesses dizeres e principalmente o nome dos heróis que um dia tombaram pela Pátria, na Itália, em decorrência da Segunda Guerra Mundial. Felizmente tivemos uma substancial colaboração do Dr. Wellington Paes e de Vilmar Rangel que nos deram subsídios para conseguir desvendar o que estava ali escrito – informou Fernando Luiz.
            Além do Monumento ao Expedicionário, outros monumentos como o Obelisco na Avenida XV de Novembro e o chafariz belga da Praça das Quatro Jornadas também receberão a devida atenção da prefeitura que pretende restaurar esses monumentos.
            O projeto arquitetônico que visa proteger o monumento é de autoria da arquiteta da Secretaria de Obras e Urbanismo, Nahri Andrade e agora será submetida à apreciação da Prefeita Rosinha Garotinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário