segunda-feira, 13 de setembro de 2010

2009 09 23 - Secretário faz balanço de ações culturais


Nove meses após a criação da Secretaria Municipal de Cultura, e ocupando paralelamente o cargo de presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon e secretário Orávio de Campos Soares, reuniu-se com a equipe dos departamentos administrativo e artístico para fazer um balanço de todas as ações realizadas por esta secretaria dentro do que convencionou de Plano de Desenvolvimento Cultural, à luz da política da Prefeita Rosinha Garotinho.
Ele classificou suas ações sob o prisma das gestáveis, realizáveis e por-realizar. Entre as ações realizáveis lembrou o carnaval fora de época, curso de dança clássica com mais de 100 crianças e adolescentes; curso livre de teatro em sua segunda edição, contando com 70 alunos, curso livre de desenho, organização da Rancheirada da Coesa; Encontro de Orquestras Jovens da Região Sudeste; Projeto Vozes da Planície – Encontro de Corais.
Os projetos de manutenção e obras nos Teatros Trianon, de Bolso Procópio Ferreira, Museu Olavo Cardoso e Casa de Cultura de Goytacazes, ora sendo viabilizado pela Secretaria de Obras e Urbanismo, além das constantes visitas ao Ministério da Cutura, ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, Funarte, e ao Museu do Folclore e Cultura Popular, no Rio de Janeiro. Eles destacou a participação em seminários de cultura, em Quissamã e Araruama. Catalogação dos pontos turísticos religiosos e culturais da cidade, e das suas várias formas de cultura, como o artesanato, a religião, a culinária, etc.
Como ações gestáveis, o secretário classificou os projetos “Pra ver a Banda Passar”, “Para Sempre Natal”, instalação do “Museu de Cultura Popular”, a reativação do Coppam e o planejamento do Carnaval 2010. Isso sem contar com a revista eletrônica e impressa da Secretaria de Cultura, colocando o Teatro Trianon e o Teatro de Bolso, Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e Fundação Zumbi dos Palmares, como difusores de cultura em nossa cidade, incluindo-se também as Casas de Cultura, o Museu Olavo Cardoso e o Arquivo Público Municipal.
Finalmente, como projetos a serem realizados estão o Projeto Verão-Farol 2010, o Projeto “Jardim Encantado”, em homenagem ao Dia das Crianças, o que vai acontecer no dia 11 de outubro.
Além de todos esses projetos, o Secretário de Cultura orgulha-se de manter, semanalmente, reuniões junto a sua equipe com o objetivo de “administrar e gestar a cultura com responsabilidade e transparência, como é o desejo da prefeita Rosinha Garotinho”, explicou o secretário.

Notícia postada em 23/09/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário