quarta-feira, 1 de setembro de 2010

2009 05 22 - Secretário de Cultura inicia entendimento com o IPHAN


A melhor relação entre a municipalidade e o IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional -, voltou a se consubstanciar, a partir do encontro, na sede do Ministério da Cultura, na capital do Estado, do Secretário Municipal de Cultura, professor Orávio de Campos Soares; e o Superintendente do órgão no Estado do Rio de Janeiro, Carlos Fernando de Souza Leão Andrade.
Um novo encontro para sedimentar alguns projetos no município voltados para a preservação do patrimônio, como o dos Solares dos Airizes e de Santo Antonio (onde ainda funciona o Asilo do Carmo), deverá ser marcado nos próximos dias. No de ontem, conversaram sobre a reativação do COPPAM – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Arquitetônico do Municipio.
LANÇAMENTO – A conversação do professor  Orávio com o Carlos Fernando aconteceu no lançamento do livro “Oficina de Estudos da Preservação” – Coletânea l, contendo artigos de historiadores, arquitetos, museólogos e arqueólogos participantes das oficinas promovidas pelo IPHAN. Dentre os autores, consta o arquiteto campista, Humberto Neto das Chagas, cujo trabalho é dividido com Antonio José Simas Antunes, obre o Solar dos Airizes.
O ato, ocorrido no Salão dedicado a Cândido Portinari, recebeu visitas ilustres, como a do Desembargador Juca Mota. No entendimento com o superintendente do IPHAN, o secretário de Cultura falou na política da prefeitura Rosinha Garotinho voltada, não só para o patrimônio cultural e artístico, mas, também, das diferentes instâncias culturais importantes para a recuperação da auto-estima da população.
O professor Orávio considera que o encontro com o superintendente vai gerar frutos interessantes para Campos. “No momento a nossa meta é recuperar os altares do Solar do Colégio, os quais se encontram sob a guardado Museu Histórico Nacional. Carlos Fernando deixou clara a idéia de que somente nos devolverá o patrimônio, quando a cidade estiver pronta para fazê-lo. Penso que o momento é este”, concluiu o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário