quarta-feira, 1 de setembro de 2010

2009 05 19 - Lira de Apolo completa 139 anos mantendo a tradição


“O que é bom, dura muito tempo”, com essas palavras o secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, parabenizou o maestro e regente da Lira de Apolo, Ricardo Azevedo e demais músicos que tradicionalmente comemoram o aniversário da Lira de Apolo, apresentando-se na porta de sua sede, no Boulevard Francisco de Paula Carneiro, 63.
Ao cair da tarde, 17 horas, como é de costume, os músicos da Sociedade Musical Lira de Apolo, posicionaram-se em frente a sua sede para tocar algumas retretas e músicas conhecidas do público amante da boa música, e para os fãs de uma das sociedades musicais mais antigas do município, e do Estado do Rio de Janeiro.
Aos 139 anos os músicos ainda mantém a esperança de que dias melhores virão, principalmente por saberem do desejo da prefeita Rosinha Garotinho, de dotar as Sociedades Musicais, de projetos de responsabilidade social, e de reviver o antigo projeto, “Pra ver a Banda passar”, criado no governo do ex-prefeito Anthony Garotinho.
“Nós temos que cultuar a cultura em nossa Campos, e não deixar morrer essa arte mesmo sob escombros. Temos que fazer de tudo e continuar com nossos instrumentos tocando, e trazer uma mensagem de paz e esperança para nossa terra”, declarou Ricardo Azevedo.
A Banda Musical Lira de Apolo foi criada em 19 de maio de 1870, é a segunda mais antiga do Brasil, sendo sempre solicitada, ao longo de sua existência, a fazer apresentações nas festas da cidade. Dentre estas, teve uma de grande importância, em 14 de junho de 1875, ocasião da visita de D. Pedro II e da Família Imperial a Campos, com o objetivo de lançar a Pedra Fundamental da Estação da Estrada de Ferro. A notoriedade e importância da Banda Lira de Apolo ultrapassava as barreiras da cidade, como por exemplo, a sua participação na Guerra do Paraguai.
O edifício sede da Lira de Apolo é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – Inepac, responsável pela preservação do patrimônio cultural do Estado do Rio de Janeiro.

Notícia postada em 19/05/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário