Ao completar oito anos de existência o Arquivo Público Municipal dá um grande salto no tempo ao assinar um convênio com o Arquivo Público Estadual, para que este disponibilize documentos importantes para o município, como os escritos de Couto Reis, que foi o primeiro viajante a registrar e mapear os aspectos naturais e físicos do Brasil e de Campos dos Goytacazes.
A solenidade contou com a presença do Secretário Municipal de Cultura e Presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares; do presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Avelino Ferreira; do presidente da Fundação Zumbi dos Palmares, Jorge Luis Pereira; do Diretor do Arquivo Público Municipal, Carlos Freitas, de Alberto Fioravanti, representando a Prefeita Rosinha Garotinho, do Secretário de Desenvolvimento Humano, Edson Batista, e do diretor geral do Arquivo Público Estadual, Paulo Knauss que ressaltou a importância que o Arquivo Público Municipal possui para o Estado. Ele ficou admirado com a qualidade técnica dos funcionários do Arquivo Público, que trabalham na recuperação e preservação de documentos históricos do município. Mostrando-se interessado em aumentar a parceria entre Estado e Município no que tange a troca de informações e até mesmo a criação de um portal para o Arquivo Público Municipal na grande rede mundial de computadores.
Outro ponto destacado por Paulo é o fato de que o Arquivo Público servirá como modelo, para que o Arquivo Estadual, firme parcerias e mostre aos outros municípios fluminenses a importância da criação de um centro arquivista e de preservação da memória fluminense, como o de Campos dos Goytacazes.
Além da solenidade de assinatura do convênio firmado entre o Estado e o Município, as historiadoras Nélia Ferraz e Sylvia Paes, palestraram sobre a importância da preservação dos documentos históricos para o município.
Notícia Postada em 19/05/2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário