O secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, visitará o Solar dos Airizes, no próximo sábado, 14, para verificar as condições daquele prédio histórico. Para essa visita, Orávio irá contar com a companhia de diversas autoridades ligadas à cultura e ao turismo do município, como o diretor Luiz Eduardo Simões; o presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Alvanir Ferreira Avelino; o presidente da Fundação Zumbi dos Palmares, Jorge Luiz dos Santos; o diretor do Arquivo Público Municipal, Carlos Freitas; e o diretor do Museu Olavo Cardoso, Maurício Caldas Xexéo e o pesquisador Humberto Neto Chagas, autor de uma tese sobre o solar.
“O empresário Nelson Lamego mostrou-se disposto a doar o Solar dos Airizes, para o poder público municipal. Tendo em vista o fato de que, a prefeita Rosinha Garotinho está interessada em criar ali um espaço cultural, como o Museu do Açúcar ou o Museu de Arte Popular”, informou Orávio.
O Solar dos Airizes foi construído em fins do século XVIII em estilo colonial e tombado pelo SPHAN em 1940. Ele apresenta sérios problemas estruturais, e o empresário não dispõe de recursos financeiros para viabilizar uma reforma no prédio.
Para essa visita, Orávio conta também com a colaboração de técnicos da Secretaria Municipal de Obras, “que farão um levantamento minucioso do terreno no entorno do prédio, para uma avaliação da área que poderá ser, após avaliação da prefeita Rosinha Garotinho, adquirida pela municipalidade”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário