segunda-feira, 9 de agosto de 2010

2009 03 10 - Nelson Lamego deseja doar Solar dos Airizes para o Poder Público Municipal


O secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares recebeu na manhã de hoje diversas autoridades municipais do ramo cultural para debaterem com o empresário Nelson Lamego, a viabilidade da doação, compra e restauração do Solar dos Airizes, já que há um interesse do poder público municipal em tombar este prédio que faz parte do contexto histórico e cultural do município.
Além do secretário de cultura estiveram presentes, o secretário Municipal de Turismo, Luis Eduardo Simões; o presidente da Fundação Zumbi dos Palmares, Jorge Luiz dos Santos; a vice-presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Ademilde Maria Pacheco de Freitas; o diretor do Arquivo Público Municipal, Carlos Freitas; o diretor do Museu Olavo Cardoso, Maurício Xexéo; o professor, Humberto Chagas; o diretor da Orquestra, maestro Ethmar Filho; o diretor de Artes Plásticas, Fernando Luiz Neves, a diretora de Teatro, Neusimar da Hora; e a diretora do Corpo de Baile, Márcia Cristina Lisboa.
Na reunião com todos os presentes, o empresário se mostrou interessado em doar o prédio ao poder público municipal, tendo em vista o fato de que o prédio construído em fins do século XVIII em estilo colonial, e utilizando em sua construção esteios de madeira como o pau-brasil e a peroba, foi tombado pelo SPHAN, em 1940. Apresenta sérios problemas estruturais, e ele não dispõe de recursos para viabilizar uma reforma em todo o prédio.
O empresário também apresentou uma proposta ao secretário de cultura, para a venda do terreno no entorno do prédio, que segundo ele poderia ser orçado em R$ 167.000,00 pelos 450 metros de terreno incluindo aí algumas benfeitorias, como água e luz.
Orávio ratificou o desejo de adquirir o prédio com o terreno, salientando que há um interesse por parte do poder público em adquirir tal edifício, no entanto irá levar a proposta para a prefeita Rosinha Garotinho, para que ela avalie a proposta do empresário. Entretanto, Orávio marcou para sábado, 14 de março, às 9 horas, uma visita de todos aqueles que assistiram a reunião e estão interessados em acompanhá-lo para uma visita ao local, onde serão feitas medições do terreno e uma avaliação das condições atuais do prédio.
Diante dos presentes, Orávio informou que é desejo da prefeita Rosinha Garotinho, instalar nesse prédio o Museu do Açúcar ou um Museu de Arte Popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário