terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

2009 01 29 - Orquestra e Corpo de Baile saem do sonho e entram na realização

A criação da Orquestra Sinfônica e do Corpo de Baile do Trianon, promessas da prefeita Rosinha Garotinho, começam a se tornar realidade. O secretário de Cultura, Orávio de Campos Soares, reuniu-se na manhã desta segunda-feira (19), com os membros do departamento artístico da Fundação Teatro Municipal Trianon, para traçar as primeiras iniciativas dos projetos culturais que serão realizados em 2009.

Participaram da reunião, a superintendente Artística, Maria Helena Gomes; a diretora de Teatro, Neusimar da Hora; a diretora de Dança, Márcia Cristina Lisboa e a superintendente Administrativa, Fabiana da Silva Pinto. Na pauta, projetos pedagógicos, que irão envolver estudantes das redes municipal, estadual e particular de ensino.

- Queremos descobrir talentos dentro das escolas. Também é preciso levar os espetáculos teatrais para a periferia e os distritos mais afastados da área central. Nossa meta é qualificar essas crianças, gerando uma nova geração de artistas, junto disso desviando essa juventude de caminhos errados, como infelizmente acontece na maioria dos casos – anunciou Orávio de Campos.

Entre os projetos a serem iniciados já em março, no começo do ano letivo, estão a criação de um Corpo de Dança, com 20 bailarinos; uma Escola de Dança e uma Escola de Teatro. Em todas as atividades, haverá um cronograma pedagógico, facilitando a qualificação dos alunos. “A comunidade, principalmente da periferia, anseia por essas chances”, destacou Maria Helena Gomes.

O encontro serviu para refletir o empenho da nova equipe em pensar a cultura de forma coletiva. Esta é a primeira vez que artistas cientes da difícil realidade de que vive da arte na cidade, estão tendo a chance de gerenciar rumos melhores para este universo.

“A cultura é a única linguagem que o povo entende”, disse a diretora de Dança, Márcia Cristina Lisboa, no final da reunião, considerada como produtiva na definição dos projetos culturais para o corrente ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário