quinta-feira, 16 de setembro de 2010

2009 10 16 - Gestores de Cultura se encontram no Teatro de Bolso


Com o objetivo de traçar o mapa turístico do Estado do Rio de Janeiro, a partir das identidades culturais das regiões do estado, a Secretaria Estadual de Cultura, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, realizou ontem no Teatro de Bolso Procópio Ferreira, um encontro de todos os gestores de cultura do norte-fluminense.
O encontro faz parte de uma série de visitas técnicas que a Secretaria Estadual de Cultura tem feito pelo Estado para promover o debate sobre o Plano Estadual de Cultura, que deverá ser implementado brevemente.
- Esta foi a oitava visita técnica feita pela equipe da Secretaria Estadual de Cultura, em regiões do estado do Rio de Janeiro. Nossa meta é fazer o Plano Estadual de Cultura participativo e qualificado, na busca de melhores resultados, informou o Relator do Plano, Renato Dantas.
Ao final do encontro, uma carta de propostas foi elaborada, contendo idéias e propostas debatidas durante a reunião, e assinada por todos os gestores que participaram do encontro. O destaque das propostas ficou por conta da importância da participação das universidades da região no processo de elaboração e implantação do Plano Estadual de Cultura; a recuperação e manutenção das referências culturais regionais; o levantamento e difusão da história através do mapeamento e diagnóstico regional; o fortalecimento das vocações comuns a todos os municípios da região norte-fluminense, como os aceiros de cana, a cultura negra, o linguajar comum da região, a unidade da Capitania de São Tomé, e o processo de exclusão da região e o surgimento do petróleo; a integração permanente dos municípios da região para a realização de diversas atividades conjuntas, como a criação de um corredor cultural; o levantamento dos equipamentos culturais existentes em cada município para a implantação de políticas públicas, com base nas necessidades locais de construção, reforma e ampliação; a capacitação de gestores e agentes culturais da região e a criação de mecanismos para a obtenção de recursos adicionais da região, entre outros.
- O encontro foi muito bom na medida em que pudemos conhecer uma face da cultura regional que não conhecíamos antes. A partir de agora podemos implementar políticas regionais mais consistentes, até porque a cultura regional tem pontos em comum, como sua historicidade, sociolingüística própria, e faz parte do projeto administrativo da prefeita Rosinha Garotinho – explicou Orávio.
Além do secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, o encontro contou com a presença do subsecretário de Cultura, Sérgio Alvarenga; pela Secretaria Estadual de Cultura, Zeca Barros e Renato Dantas; pelo Instituto Cultural Cidade Viva, Fernando Portella; a secretária de cultura de Carapebus, Dulce Cordeiro; a diretora de Cultura da Secr. de Educação de Conceição de Macabu, Rosangela Pereira de Oliveira; a presidente da Fundação Cultural de Quissamã, Alexandra Moreira de Carvalho; o secretário de Cultura e Turismo de Cardoso Moreira, Ailton Nunes Guimarães; o secretário de Cultura de São Fidélis, Ely Correa; a diretora da Secr. de Educação e Cultura de São Francisco do Itabapoana, Maenilse Gonçalves da Silva, e o produtor cultural da Fundação Macaé de Cultura, Gabriel Emerick.

Nenhum comentário:

Postar um comentário