quarta-feira, 29 de setembro de 2010

2009 12 17 - Lagoa de Cima, um presépio digno para o nascimento de Jesus


Originalidade e simplicidade são as marcas do presépio montado em Lagoa de Cima, pelo artista plástico Marcelo Beraldi. O presépio criado por ele, feito a base de natureza morta, além de objetos típicos do conhecimento dos moradores de Lagoa de Cima, encantaram os olhos de quem esteve na noite de ontem, naquele recanto.
Coberto com palhas, tendo apoio de um barco, e ornamentado com tarrafas de pesca, Marcelo Beraldi superou as expectativas em seu presépio, cujo projeto foi batizado por “Um Natal Diferente”.
Comovido e sensibilizado com a sua própria criação, Beraldi agradeceu o apoio que recebeu do Secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, e da prefeita Rosinha Garotinho, por ter dado oportunidade a ele e a outros artesãos de mostrarem que, também, são capazes de criar outros objetos de arte, além daqueles dedicados ao carnaval.
Agradeceu também à comunidade que o recebeu com carinho e lhe deu apoio para a confecção de sua obra dizendo que “nem tudo está perdido, nós temos que acreditar nas possibilidades e só vocês podem mudar isso”, convidando os pais e moradores do local a investir na educação de seus filhos, para que elas possam crer nas mudanças que estão por vir e para que o progresso local possa acontecer.
Ao fazer um relato hidrográfico da região de Lagoa de Cima, o secretário ressaltou o fato de que “a Lagoa de Cima é um lugar mágico por natureza, não só pelas belezas naturais, mas também em relação à potencialidade turística que é muito pouco explorada, mas que será muito explorada no governo da prefeita Rosinha Garotinho”.
Sobre o trabalho do artista plástico, Orávio definiu que ela é representativa do nativismo, “porque liga a natureza a sua acepção melhor da arte, já que a arte é a transformação da natureza em alguma coisa que tem de ser um conceito devidamente aceito por todos, e quando nós aceitamos esse tipo de trabalho, nós o valorizamos enquanto obra de arte. Não é qualquer pessoa que faz isso, não. Ela representa exatamente a liberdade de expressão que a prefeita Rosinha Garotinho garante a todos os decoradores. Mas esse trabalho representa também a integração de todas as famílias de Lagoa de Cima, ela é um presente para as crianças”.

Notícia postada em 17/12/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário