sexta-feira, 10 de setembro de 2010

2009 08 18 - Projeto do Arquivo Público será mostrado em Congresso Sul-Americano


Participante de congressos de arquivologia, o diretor do Arquivo Público Municipal, Carlos de Freitas, recebeu essa semana a notícia de que um dos seus textos foi aprovado para ser apresentado no Congresso Sul-Americano de Arquivologia a ser realizado em novembro desse ano no Uruguai. Freitas espera emplacar dois projetos, um sobre o funcionamento do arquivo e o outro sobre “As escrituras que compõem os processos de testamentos dos escravos libertos – dos negros foros”.
Segundo ele, “esse projeto é interessante porque mostra que alguns escravos deixaram bens, inclusive outros escravos. É um projeto que mostra que uma escrava foi libertada pela morte de um antigo patrão, e ela recebeu a liberdade e a casa, e mais alguma coisa. Continuou trabalhando, não se casava, normalmente elas não se casavam e não tinham filhos, aí deixava bens para serem distribuídos para os afilhados, deixou bens para as irmãs da irmandade a qual fazia parte, e para a escrava que ela possuía ela deixou a liberdade e as roupas que ela possuía” – explicou Freitas.
Ele informou que já está fechando o texto para ser enviado, e espera que um destes textos represente o Arquivo Público Municipal nesse congresso, que congrega inclusive pesquisadores e arquivologistas do mundo inteiro.
- Esse tipo de congresso é importante para nós, porque com ele trocamos experiências e unificamos o modo como devemos operar e arquivar os diversos documentos existentes em nosso Arquivo – disse Freitas.

Notícia postada em 18/08/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário