Atendendo solicitação da prefeita Rosinha Garotinho, o secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Orávio de Campos Soares, participou ontem do Encontro Regional do Patrimônio Cultural, realizado no município de Santa Maria Madalena, região serrana fluminense. O encontro teve como objetivo disponibilizar projetos culturais para os municípios fluminenses, que têm tido sérios problemas de restauro e manutenção de seus bens materiais e imateriais.
- Esse encontro foi muito importante pela riqueza de informações que passamos a ter, e também pela gama enorme de projetos que poderemos viabilizar em Campos, como por exemplo, os projetos das sociedades musicais, dos prédios históricos, dos bens imateriais e até mesmo das antigas estações ferroviárias distritais, revelou Orávio.
O encontro contou com a participação do prefeito do município de Madalena, Arthur Garcia Lima, que recebeu os gestores de 19 municípios do norte e noroeste fluminense e também o superintendente do Iphan no Rio de Janeiro, Carlos Fernando de Souza Leão Andrade e sua equipe, bem como Roberto da Luz Gomes, do Inepac, e Álvaro Pessanha, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e membro do COPPAM/Campos.
Para o superintendente do Iphan, o encontro foi positivo pela quantidade de gestores de cultura que participaram e pelos assuntos que foram tratados para a preservação do patrimônio histórico e artístico dos municípios fluminenses.
- Espero trazer para o interior as políticas que nós temos desenvolvido de incentivo à cultura, principalmente no âmbito das leis de incentivo à cultura, que é um recurso bastante forte. Poder ajudar a formatar projetos culturais nas cidades do interior é fundamental se a gente quiser preservar o patrimônio daqui dessa região - concluiu Carlos Fernando.
Notícia postada em 11/11/2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário